sexta-feira, junho 26, 2026
Início Site Página 1065

Um Dia No Parque 2022 busca reforçar relação de pertencimento humano com a natureza

0

Após dois anos ocorrendo de forma híbrida, mobilização acontece no dia 24 de julho com atividades presenciais e destaca que somos parte das Unidades de Conservação

“De volta ao lar!”. Esse é o slogan da edição 2022 do Um Dia No Parque (UDNP). Inspirado por uma frase do poeta estadunidense Gary Snyder, “Natureza não é um lugar que se visita. Ela é nosso lar”, o evento trata da relação de pertencimento e mostra que é importante lembrarmos que somos parte da natureza e, por consequência, das Unidades de Conservação. A frase escolhida não foi por acaso. Após dois anos sendo realizado on-line na maioria das UCs por causa da pandemia, UDNP volta com suas atividades 100% presenciais.

Considerado o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, a 5ª edição do UNDP acontecerá no dia 24 de julho. A ação é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. A expectativa desse ano é que a mobilização seja a maior já realizada.

“Depois de dois anos de forma híbrida por causa da pandemia, realizar Um Dia No Parque 100% presencial parece até um presente para nós da organização. As Unidades de Conservação já estão recebendo visitantes, mas o dia 24 de julho vai ser uma celebração conjunta de volta à natureza e às nossas áreas protegidas”, comemora a Diretora Executiva da Rede Pró UC e Coordenadora do Um Dia No Parque, Angela Kuczach.

As atividades serão realizadas nas UCs de todo o país. Essas áreas de proteção e preservação possuem grande importância, tanto para pesquisas científicas quanto para o desenvolvimento, a regulação do clima, o equilíbrio ecológico e a vivência de todos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 15% da superfície do planeta Terra são áreas de conservação. Atualmente, o Brasil possui pelo menos 3.600 UCs, incluindo as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

“O período de pandemia reforçou a importância do cuidado e da relação com o meio ambiente, por isso a iniciativa é muito bem recebida após esse período de edições on-line. Esperamos que as pessoas aproveitem a oportunidade para se reconectar com a natureza”, afirma Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil.

“O Brasil tem um enorme potencial de ecoturismo e valorizar nossas áreas protegidas é um passo fundamental para que o país possa aproveitar esse potencial. A campanha UDNP é esse momento de valorização e, nesse ano, vimos com muita alegria a oportunidade de retomar o contato da população com a natureza presencialmente”, explica Karen Oliveira, Diretora de Relações Institucionais e Governamentais da TNC Brasil.

Edições anteriores

A edição de 2021 contou com a participação de mais de 350 unidades de conversação de todo o país. Por conta da pandemia, além de atividades presenciais, também ocorreram rodas de conversa, seminários, palestras e aulas de yoga no formato on-line.

Em 2020, mais de 150 unidades em todo o país participaram do UDNP, que reuniu personalidades da música, arte e cultura em geral. A programação contou com parceiros especiais como o Proteja Talks, com a participação de especialistas em áreas protegidas no Brasil com o apoio de 14 organizações da sociedade civil.

Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e, no ano seguinte, em 2019, o número quase quadruplicou, com 234 UCs de todos os biomas e mais de 10 mil fotos publicadas nas redes sociais. A ação já reuniu, desde sua primeira edição, mais de 80 mil pessoas nos parques do país, sendo reconhecida como a maior ação de mobilização e engajamento pelas Unidades de Conservação do Brasil.

Inscreva sua Unidade de Conservação para participar do UDNP

Gestores de Unidades de Conservação, grupos e instituições interessados em  oferecer atividades no UDNP devem realizar inscrição gratuita pelo e-mail contato@umdianoparque.net, com as seguintes informações: nome da UC, município e estado, descrição da atividade, data, horário e local, e informações extras, como cobrança de ingresso e formulário de inscrição.

Sobre a Coalizão Pró-UCs 

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

Maitê Proença estreia em Uberlândia versão presencial do espetáculo

0

A peça, cuja versão digital foi destacada entre as melhores de 2020 pelo jornal O Globo e pelo portal Observatório do Teatro, e indicada ao Prêmio Arcanjo de Cultura, foi reconcebida para os palcos físicos.

Maitê Proença também lançará o livro “O Pior de Mim” (Ed. Agir), coletânea dos registros que deram origem ao texto da peça. A capa é do multiartista e estilista Ronaldo Fraga.

Atriz com farta capacidade de comunicação não só em sua atuação como também na dramaturgia que constrói, mostrando seu domínio das palavras e da poesia que emana delas” (Miguel Arcanjo Prado, Blog do Arcanjo e membro APCA)

O Pior de Mim dá passo à frente nas investigações da dramaturgia autobiográfica e, principalmente, no que diz respeito a encenação.” (Bruno Cavalcanti, Observatório do Teatro)

Pisamos nesta Terra em estado cru, sem preparo para os tremores que nos sacudirão a todos. Nossas histórias pessoais são distintas, mas a forma que reagimos quando fragilizados é muito semelhante” (…) “Lá na intimidade encoberta, eu e você somos irmãos.” (Maitê Proença)

Autoprovocada por este mote, a atriz e escritora Maitê Proença estreou em 2020 um experimento digital que se tornou um dos maiores sucessos do ano, e que agora chega a Uberlândia, após temporada no Rio de Janeiro: a peça de “O Pior de Mim”, com texto de sua autoria e direção de Rodrigo Portella (“Tom na Fazenda” e “As Crianças”). 

A peça parte de histórias pessoais para falar de todas as histórias, na medida em que todos desenvolvemos, em maior ou menor grau, bloqueios variados para nos proteger de dores do passado, “levantando muros (sem ver) aonde gostaríamos de ter construído pontes”, explica Maitê.

Meus dramas familiares não têm nenhuma importância. A peça é sobre todos nós e o que fazemos com o enredo que nos foi dado. Refiro-me à minha própria história porque é a única que tenho, e ela me dá autoridade pra tratar dos assuntos que abordo na peça.”, completa a atriz e autora.

APRESENTAÇÕES:
dias 27 e 28 de abril (4ª e 5ªf), às 20h
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia
Av. Rondon Pacheco, 7070 – Tibery, Uberlândia   Tel:  (34) 3235-2567
INGRESSOS: R$100 e R$50 (meia) / GÊNERO: confessional / DURAÇÃO: 60 min / CAPACIDADE: 781 espectadores / CLASS. INDICATIVA: livre

SINOPSE
Em cena, Maitê revisita histórias impactantes de sua vida. Numa interlocução direta com a plateia, a atriz reflete sobre como sua conturbada história familiar repercutiu na vida profissional, os eventuais bloqueios desenvolvidos e tudo que precisou fazer para se libertar. Ela fala ainda da mulher de 60 anos no Brasil, de machismo, misoginia, dos preconceitos enfrentados. 

O  LIVRO “O PIOR DE MIM”
Os registros de Maitê Proença também foram base para a preparação de um livro, que será lançado simultaneamente pela Editora Agir. Homônima à peça, a obra escrita levou a atriz de volta aos seus arquivos, recuperando outros trechos e descortinando novas reflexões e confidências. Fruto do espanto diante do mundo, “O pior de mim” parte da crença de que, como afirma a autora, “nossas histórias pessoais são distintas, mas a forma que reagimos quando fragilizados é muito semelhante”. A capa é do multiartista e estilista Ronaldo Fraga, e o livro estará à venda no saguão do teatro, além das livrarias.

A edição do livro, em formato vira-vira, trará também o texto de “Uma vida inventada”, romance com elementos autobiográficos que a artista publicou em 2008 e que acompanha duas meninas em uma jornada de descobertas. Segundo Maitê, a narradora do “O pior de mim” é, na verdade, uma extensão amadurecida de uma das personagens de “Uma vida inventada”. Por isso surgiu a ideia de unir os dois no mesmo volume.

FICHA TÉCNICA
Texto e Atuação: Maitê Proença
Direção e concepção cênica: Rodrigo Portella
Diretor Assistente: Ritcheli Santana
Ator/Câmera: Renato Krueger
Direção musical: Marcello H.
Produção Executiva: Bárbara Montes Claros
Direção de Produção: Celso Lemos
Realização: Realejo Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

RODRIGO PORTELLA – diretor
Diretor e dramaturgo com 27 anos de carreira, foi vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio e APTR de Melhor Direção por “As Crianças” (de Lucy Kirkwood) em 2020 e “Tom na Fazenda” (de Michel Marc Bouchard) em 2018. Este último foi vencedor do Prix de la Critique (Montréal) como Melhor Espetáculo Estrangeiro de 2018/2019, e dos Prêmios APCA (SP 2019) e APTR (Rio 2018), ambos como Melhor Espetáculo da temporada. Nos últimos 10 anos, seus trabalhos integraram a programação dos maiores festivais de teatro do país e circularam por mais de 90 cidades no Brasil, Argentina, Equador, Chile, Alemanha e Canadá. Atualmente é professor do Curso Superior do Instituto Cal de Arte e Cultura e dedica-se ao doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

MAITÊ PROENÇA – autora e atriz
Após um ano de trabalho no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do diretor Antunes Filho (1929-2019), em 1979, Maitê Proença estreou como atriz de televisão na novela Dinheiro Vivo. Viveu sua primeira protagonista na novela As Três Marias. Em 1981, foi convidada a participar da telenovela Jogo da Vida, sob direção de Roberto Talma, em 1982, encenou o espetáculo Mentiras Alucinantes de um Casal Feliz, ao lado de Armando Bogus. Em 1983, participou da novela Guerra dos Sexos, na pele de Juliana. Em seguida, na Rede Manchete, protagonizou a minissérie A Marquesa de Santos. Em 1985, retornou à Globo e integrou o elenco da novela Um Sonho a Mais. Em 1986, na TV Manchete, deu vida à cortesã Dona Beija na novela homônima, um dos grandes sucessos da emissora. Maitê protagonizou as primeiras cenas de nudez em uma novela de horário nobre no Brasil, editadas por ela própria junto com o diretor Herval Rossano. A novela alcançou 42 pontos no Ibope, algo impensável ate então, diante da hegemonia da TV Globo e numa época pré-controle remoto.

A partir desse trabalho, e após atuar na novela Corpo Santo, de 1987, voltou para a Rede Globo e trabalhou na novela Sassaricando, ao lado de Edson Celulari, com quem dividiu o set de filmagem dos longas Sexo Frágil e Brasa Adormecida; esse último lhe rendeu o Prêmio de Melhor Atriz do 2º Rio Cine Fest. Também encenou o espetáculo La Malasangre e protagonizou o filme A Dama do Cine Shanghai, ao lado de Antônio Fagundes, conquistando o Prêmio de Melhor Atriz no II Festival de Cinema de Natal e também no XV Festival dos Melhores do Ano do Cine Sesc. Protagonizou a novela O Salvador da Pátria, fazendo par romântico com Lima Duarte. Também rodou os longas O Beijo e Kuarup, além de encenar a peça Na Sauna, com direção de Bibi Ferreira. 

Em 1996, integrou o elenco fixo da série A Vida Como Ela É e, em 1997, rodou o curta Vox Populi, ganhando o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Salvador. Depois, em 1998, filmou os longas A Hora Mágica Paixão Perdida, além de atuar na novela Torre de Babel em um dos personagens centrais, novamente ao lado de Tony Ramos. Em 1999, interpretou a rainha da França, Ana da Bretanha, no seriado Os Três Mosqueteiros, da Globo, e foi ainda a protagonista do filme Tolerância. Atuou também no filme Bufo & Spallanzani, e estrelou a novela Vila Madalena.

Em 2000, protagonizou o espetáculo Isabel, pelo qual foi bastante elogiada pela crítica, além de ter sido indicada à categoria de Melhor Atriz para o Prêmio Shell. Em 2001, após uma participação especial na telenovela Estrela Guia como a hippie Kalinda, protagonizou o filme A Selva, uma coprodução entre Espanha, Portugal e Brasil. Também participou do filme Viva Sapato!. Atuou na comédia Com a Pulga Atrás da Orelha, como Madame Chandebise, e também encenou o espetáculo Paixão de Cristo, na Nova Jerusalém do sertão pernambucano, como Maria.

Em 2003, estreou na revista Época como cronista. Suas crônicas conquistaram o público por seu estilo estilo franco, delicado e inteligente. Em 2004, atuou na novela Da Cor do Pecado. Continuou a publicar suas crônicas para a revista Época e, no ano seguinte, lançou seu primeiro livro, Entre Ossos e a Escrita, que reuniu 50 crônicas publicadas na revista Época entre 2003 e 2004. Em 2005 atuou na novela A Lua me Disse, e nesse mesmo ano escreveu sua primeira peça, Achadas e Perdidas.

Desde então, Maitê vem se dedicando ao seu trabalho como dramaturga. Na sequência de Achadas e Perdidas, vieram As Meninas, em parceria com Luiz Carlos Góes (1944-2014); À beira do abismo me cresceram asas; a adaptação para o palco do texto literário A Mulher de Bath, de Geoffrey Chaucer; e O pior de mim.

A partir de 2006, passou a integrar o time de apresentadoras do programa Saia Justa, do GNT, ao lado da jornalista Mônica Waldvogel, da atriz Betty Lago, da filósofa Márcia Tiburi e da cantora Ana Carolina. Em 2007 finalizou seu segundo livro, Uma Vida Inventada, que mistura ficção a fatos reais num jogo de pistas falsas proposital; lançado em 2008, o livro obteve grande sucesso, ficando em primeiro lugar no ranking da revista Veja, além de permanecer inúmeras semanas entre os dez mais vendidos na categoria Ficção. Também escreveu a peça As Meninas, em parceria com Luiz Carlos Góes.

Em 2008, atuou em Três Irmãs, novela que marca seu retorno à TV depois de dois anos sem atuar nos folhetins globais. Em seguida, estreou o filme Onde Andará Dulce Veiga?, no papel da protagonista Dulce Veiga, cantora e atriz que após um período de sucesso desaparece misteriosamente nos anos de 1960.

Em 2009, Maite produziu, além de envolver-se também na assistência de direção, a peça As Meninas. Foi convidada por Glória Perez para a novela Caminho das Índias. Em 2010, atuou na novela Passione, de Silvio de Abreu, na TV Globo. Em 2012, interpretou Sinhazinha, ao lado de José Wilker, no remake de Gabriela.

Considerada por muitos uma das mais belas atrizes brasileiras, Maitê Proença foi capa de quase todas as revistas em circulação. Das masculinas, destaca-se a edição brasileira da Playboy. Foi uma das raras mulheres a ganhar um suplemento especial na revista. Em 1987, após muitas recusas de convites para posar nua, finalmente aceitou. A edição vendeu 630 mil exemplares, o maior número de vendas no mercado editorial até então. Posaria uma segunda vez, em 1996, aos 38 anos, na paisagem da Sicília, e reconfirmaria o sucesso; desta vez, a revista alcançou a marca dos 720 mil exemplares vendidos.

Em 2015, Proença estreou na novela Alto Astral como Kitty. Em 2016, atuou na novela das 23h, Liberdade Liberdade. Nos anos mais recentes, a atriz vem se dedicando ao teatro, tendo montado as peças “À beira do abismo me cresceram asas” e “A Mulher de Bath”. E agora, em 2022, estreia a versão presencial da peça “O Pior de Mim” e o livro homônimo, coletânea dos registros íntimos que deram origem ao texto da peça.

Paolla Oliveira reestreia no carnaval carioca no lounge da cerveja Petra, na Marquês de Sapucaí

0

Atriz, que é musa e embaixadora da cerveja Petra, patrocinadora do novo camarote Fábula, curte a folia com amigos e o namorado Diogo Nogueira

Paolla Oliveira causou frisson ao chegar no novo camarote Fábula nesta sexta-feira, dia 22, com uma turma de amigos e familiares para curtir o carnaval carioca. Paolla fez um ‘esquenta’ para o desfile da escola Acadêmicos do Grande Rio, da qual será rainha de bateria neste sábado, dia 23. A atriz usou um figurino exclusivo e um aplique longo nas cores da cerveja Petra.

A atriz, que tem estado com a agenda apertada por causa da gravação da novela Cara e Coragem, da TV Globo, teve momentos de descontração e muita alegria cercada pelos amigos e o namorado Diogo Nogueira, que fez um show disputado no camarote Fábula no intervalo dos desfiles das escolas de samba. Paolla interagiu com o público na frisa, foi cumprimentada pelos colegas de trabalho que estavam desfilando, brincou, mostrou que tem samba no pé e foi ovacionada pelos foliões por sua simpatia. O namorado Diogo Nogueira acompanhou a atriz de perto e os dois aproveitaram para namorar bastante no primeiro carnaval que passam juntos como casal.

Estou muito feliz em estar de volta ao carnaval carioca depois de dois anos. É uma alegria imensa voltar como foliã à Marquês de Sapucaí, a convite da Petra, cerveja que eu adoro!”

A Petra Origem Puro Malte, do Grupo Petrópolis, é uma das patrocinadoras da estreia do camarote Fábula, responsável por proporcionar experiências únicas e performances circenses, com uma aura de conto de fadas durante a festa para os foliões.

Com três andares e localizado no meio da Avenida, no setor 4, o novo espaço possui 1.075 m², sendo 273 m² de frisa. Serão quatro dias de festa, 21, 22, 23 e 30 de abril, com shows de grandes nomes da cena brasileira. O espaço conta com um bar exclusivo da cerveja Petra, que oferece cerveja à vontade para os convidados. A expectativa é que os foliões consumam cerca de 6 mil litros de cerveja Petra durante os cinco dias de folia.

Na programação de shows do camarote estão Ferrugem, Israel e Rodolffo, Diogo Nogueira, Matheus Fernandes, Mumuzinho, LEXA, Marcello Melo Jr, Matheus e Kauan, Tarcísio do Arcodeon, Hitmaker, Bloco das Gaúchas, além de uma seleção com alguns dos melhores DJs da cidade. O Fábula conta uma infraestrutura completa: Open Bar Premium, Open Food- Buffet Monique Benoliel, Meeting Point– Complexo Lagoon, Lagoa Rodrigo de Freitas, Transfer de ida e volta (partindo e retornando do Meeting Point) e Serviço de Customização de Camisetas oficiais.

Além dos shows, o camarote Fábula também oferecerá ao público experiências como Relax Lounge, Espaço Beauty, Barbearia e muitos outros mimos.

SOBRE A PETRA ORIGEM – A Petra Origem é uma cerveja puro malte, com receita original da Serra de Petrópolis, alto drinkability, composição equilibrada e baixo amargor. Uma puro malte que harmoniza com todos os momentos e compõe a família Petra, conhecida pelo uso de matérias primas selecionadas e respeito aos preceitos essenciais do processo produtivo da cerveja. A família Petra é parceira do Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejapetra.com.br e @cervejapetra

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Cabaré, Petra, Crystal, Lokal, Black Princess,e Weltenburger, Brassaria Ampolis com os rótulos Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis, as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka, a Cabaré Ice, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink, a água Petra e a água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Por meio dos projetos ambientais, promove o plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, programa comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool. Saiba mais em: www.grupopetropolis.com.br e @grupo.petropolis nas redes sociais.

Cineastas de Paulínia-SP exibem três filmes no Cineplex do Paulínia Shopping

0

Os cineastas Bellamir Freire e Flávio Carnielli realizarão, na sexta-feira, dia 29/04, uma mostra com três de seus filmes no cinema do Paulínia Shopping, a partir das 21:00. Serão exibidos o longa “Operação Ozônio” (lançamento), de Freire, e os curtas “Sugar Dead” e “Antônia”, de Carnielli.

O filme “Operação Ozônio” foi dirigido por Bellamir Freire com roteiro de Sebastião Moreira e Bellamir Freire. O filme conta a história de um grupo de crianças que no ano de 2050, são enviadas ao passado (nosso presente – ano de 2021), com a missão de tentar salvar a humanidade de suas próprias ações, relacionadas aos cuidados com o meio ambiente.

No elenco tem atores como Jason Packer e Roberto Rowntree. O filme tem cenas rodadas no Pantanal, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste e Barra do Garças no Mato Grosso.

O curta- metragem, Sugar Dead, conta a história da gananciosa proprietária de uma agência de Sugar Babies, que treina meninas inocentes e as apresenta a Sugar Daddies, desenterrados e revividos como zumbis ricos.

O filme foi vencedor do prêmio de maquiagem no Festival Morce – GO Vermelho e foi exibido também nos Estados Unidos e Canadá.

O filme “Antônia” é um dos mais premiados da história da região, tendo recebido mais de 20 prêmios técnicos e menções em festivais nacionais e internacionais. O curta foi exibido também no Festival Kinoforum, um dos maiores da América Latina e faz parte da mostra ” O Novo Cinema de Terror Brasileiro, do Itaú Cultural.

A mostra tem apoio de empresas paulinenses, como Adega Calegaris, Beer Kuka Beer Cervejaria, Estrela Representações e Transporte, e Pantera Pisos e Revestimentos. Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência com os realizadores, através do Instagram ou pelo Whatsapp (019) 99106-0097 ou pelo @flaviocarnielli e @bellamirfreire

Luiza Karla atua no filme Por Trás da Porta de Alex Ripardo

0
Luiza Karla, atriz de Fortaleza, Ceará, atua no seu novo  personagem “lavadeira”, no filme Por Trás da Porta do cineasta Alex Ripardo com grande elenco de artistas do nordeste.

O filme se encontra em processo de finalização.

Sobre Luiza Karla

Luiza Karla de Oliveira, conhecida pelo nome artístico de Luiza Karla, foi descoberta pelas mãos do grande diretor e cineasta, Daniel Abreu, que vem lançando diversos filmes em Fortaleza, Ceará.

O seu primeiro filme foi o seriado “Paideia” no ano 2008, de onde viveu o personagem “modelo”. Seu segundo trabalho foi na minissérie “Sedição de Juazeiro”, no ano de 2010 e 2012, com o personagem “Beata”( virou filme no ano de 2012). Seu terceiro trabalho foi no filme “O Clone de Deus”, no ano de 2012, com o personagem “Mulher Orion”. O seu quarto trabalho foi no filme “O Dragão do Mar” do diretor e cineasta, Daniel Abreu, com o personagem a prostituta “Esmeralda”. O seu quinto trabalho como “Lavadeira” no filme que será estreado ainda neste ano, “Por Trás da Porta” do diretor e cineasta Alex Ripardo.

Equipe Técnica:

Um filme de Alex Ripardo (roteiro e direção )

Direção de Fotografia Kelvin Lessa, Gilberto Leonardo Jr e Gabriel Sant”anna.
Direção de arte Lídia dos Anjos,
Direção Executiva Ana Paula Rocha Lídia dos Anjos.
Som Direto – Starlei Nascimento e Afonsino Albuquerque
Edição e Montagem: Alex Ripardo
 

Elenco: Emídio Gazebo, Kátia Camila, Mariana Costa, Márcia Ribeiro, Zil Araújo, Michelle Jacklaine, Nonato Carvalho, Giovanni Marsallis, Walenrina Silva, Salete Silva, Luiza Karla e Nagila Nascimento.

A premiação “Melhor do Brasil nos EUA” será em julho

0
O evento de maior prestígio da comunidade brasileira no exterior acontecerá no dia 23 de julho deste ano no capital do mundo – Nova Iorque, no Teatro The New York Times, na mundialmente famosa Times Square. Os apresentadores serão RAFAEL DOS SANTOS e a atriz e ativista brasileira LUIZA BRUNET.
O evento de maior prestígio da comunidade brasileira no exterior acontecerá nos dias 23 de julho deste ano no capital do mundo – Nova Iorque, no Teatro The New York Times, na mundialmente famosa Times Square. A premiação será apresentada pela atriz e ativista brasileira LUIZA BRUNET e o CEO da High Profile Magazine, Rafael dos Santos.
A premiação “Melhor do Brasil nos EUA” objetiva principalmente unir e homenagear a comunidade brasileira nos EUA, outorgando a pessoas que realizam trabalhos de excelências em suas áreas de atuação.
Com quase duas dezenas de categorias, incluindo o prêmio “Luiza Brunet de Enfrentamento Contra a Violência à Mulher” e ainda apoiando várias instituições de caridade e causas como Fraternidade Sem Fronteiras e The Diana Award Programa Anti Bullying, as indicações estão abertas para que o público possa nomear e votar em brasileiros que vivem nos EUA pelo site www.bestofbrazilawards.com.
A organização deste evento é dirigida pela revista High Profile, através de seu CEO, o premiado empreendedor Rafael dos Santos, que organizou a premiação “Melhor do Brasil na Europa”, um evento de sucesso em 2020 e 2021.
“Este ano iremos prestigiar os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, uma vez que há muitos profissionais fantásticos que precisam ser celebrados e mais visíveis na mídia, e com essa premiação esperamos que todos os envolvidos sejam celebrados”, afirma Rafael.

Nestes dias de evento também haverá palestra na Universidade de New York, além de passeio turístico pela capital mais famosa do mundo.

Programa gratuito da CDL Uberlândia para impulsionar vendas tem início com Dia das Mães

Sorteio de prêmios e palestra gratuita sobre como oferecer experiências únicas são destaques da primeira data do Varejo On

Em uma iniciativa inédita para apoiar, fomentar e alavancar as vendas do varejo para o ano de 2022, a CDL Uberlândia, em parceria com o Sebrae e patrocínio das empresas  Algar, Eletromac, Titas Store, Uberlândia Refresco Coca-Cola, ValeCard e Zapi, lança o programa Varejo On para seus associados. Uma intensa programação com ações estratégicas foi planejada para motivar os empresários a atrair clientes e elevar a lucratividade das empresas, após dois anos de pandemia.

Para abrir o calendário de datas, o Varejo On inicia suas ações para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. A palestra “Marcas que marcam: como oferecer experiências únicas no Dia das Mães”, ministrada por Marcio Mancio, um dos principais oradores da atualidade, vai mostrar em uma live no dia 28 de abril como criar a experiência de compra certa para vender muito mais. A transmissão será às 17h, pelo canal do Youtube  TV CDL.

Além de capacitar os empresários e sua equipe com a palestra, o Programa Varejo On também dará início à campanha Presente da Sorte CDL no dia 2 de maio. As empresas que fizeram a adesão vão participar automaticamente da maior campanha do varejo da cidade, que distribuirá mais de R$ 50 mil em prêmios para clientes que realizarem compras acima de R$ 50 nas lojas participantes. Os sorteios serão semanais e os consumidores concorrem a vales-compra de R$ 2 mil cada. As lojas que tiverem os cupons premiados ganham vales-compra de R$ 500, que podem ser utilizados para ações internas ou campanhas motivacionais entre os colaboradores. O Varejo On acontece durante todo o ano com ações e sorteios nas principais datas comemorativas.

De acordo com a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz, o Varejo ON é um programa completo e totalmente gratuito, que visa contribuir com os empresários gerando oportunidades para aumento das vendas. “Acompanhamos a intensa rotina dos empresários e, muitas vezes, o planejamento de ações promocionais bem como a disponibilidade de recursos para investir em campanhas nas datas comemorativas ficam prejudicados em função da correria do dia a dia. Por isso, o programa Varejo On contempla a entrega de conteúdo por meio de lives, visitas presenciais ao estabelecimento para orientações e distribuição de  materiais impressos de comunicação e a premiação Presente da Sorte CDL, com sorteios semanais. É uma estratégia diferenciada que certamente vai levar uma nova dinâmica para fomentar o ambiente de negócio, seno uma grande vantagem competitiva para os associados participantes do Varejo On”, ressalta.

Sobre o palestrante

São 25 anos de trajetória, compartilhando em suas apresentações exercícios adequados à realidade das empresas. A sua já consagrada metodologia diferenciada e eficiente transforma cada palestra em verdadeiros treinamentos dinâmicos, desenvolvidos a partir de conceitos praticáveis no dia a dia dos participantes. Reunindo conhecimento prático com conteúdo e principalmente resultados, Márcio Mancio apresenta as ideias de uma forma simples, objetiva e descontraída, sendo garantia de diversão, inspiração e, principalmente, resultados.

SERVIÇO:
Live Varejo On – Marcas que marcam: como oferecer experiências únicas no Dia das Mães
Data: 28 de abril
Horário: 17h
Canal do Youtube da CDL Uberlândia – TV CDL
Inscrições pelo site: www.cdludi.org.br
Evento gratuito

Senac tem 85 vagas de emprego em diversas áreas e regiões do estado

As inscrições já estão abertas e o cadastro deve ser feito no site do Senac 

O Senac está com 85 vagas de emprego abertas para trabalhar em diversas áreas da instituição. Há vagas para Belo Horizonte e também para Governador Valadares, Montes Claros, Coronel Fabriciano, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Tupaciguara, entre outras cidades.   

São 74 oportunidades para o corpo docente, sendo onze para cadastro reserva e onze para o setor administrativo. As inscrições variam de acordo com a vaga. As oportunidades englobam as áreas de tecnologia, gestão, moda, saúde, gastronomia, dentre outras. Algumas das vagas ofertadas são:  

· Auxiliar Administrativo – Compras – Uberlândia – Inscrições até 25/04
· Oficial de Manutenção e Reparos I – Uberlândia- Inscrições até 25/04
· Instrutor – Moda – Básico de Costura e Acabamento – Uberlândia – Inscrições até 28/04

· Instrutor – Beleza – Extensão de Cílios e Designer de Sobrancelhas (Tupaciguara) – Uberlândia – Inscrições até 28/04

· Auxiliar Administrativo – Financeiro – Belo Horizonte – Inscrições até 24/04
· Assistente de Eventos I – Eventos – Belo Horizonte – Inscrições até 24/04
· Instrutor – Assistente Administrativo – Frutal (Uberaba) – Inscrições até 28/04
· Instrutor – Beleza – Extensão de Cílios e Designer de Sobrancelhas (Tupaciguara) – Uberlândia – Inscrições até 28/04
· Instrutor – Beleza – Automaquiagem – Tupaciguara – Inscrições até 28/04
· Cadastro Reserva – Instrutor de Formação Profissional – Gestão – Assistente Administrativo – Divinópolis Inscrições até 30/04
· Cadastro Reserva – Instrutor – Saúde – Técnico Em Instrumentação Cirúrgica – Patos de Minas – Inscrições até 01/05
· Consultor de Relacionamento Jr – Comercial – Belo Horizonte – Inscrições até 01/05
· Oficial de Manutenção e Reparos I – Venda Nova – Inscrições até 01/05 

  

Todos os detalhes sobre o período de inscrição de cada vaga e a realização do cadastro devem ser feitas por meio do site do Senac.   

Uberlândia e distritos recebem espetáculos gratuitos do Grupo EMCANTAR

0

Ao todo, serão seis apresentações para toda a família entre os dias 25 e 29 de abril.

Atenção Tapuirama, Miraporanga, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Uberlândia! De 25 a 29 de abril, tem espetáculo gratuito para toda a família com Grupo EMCANTAR em diversos espaços abertos da comunidade. É só chegar e participar!

Confira a agenda de apresentações:
25/04 – 10h – E.M. Sebastião Rangel – Tapuirama
26/04 – 15h – Quadra da Comunidade – Cruzeiro dos Peixotos
27/04 – 10h – CEU Campo Alegre – Uberlândia
27/04 – 16h – CEU Shopping Park – Uberlândia
28/04 – 15h – E.M. Antonino Martins da Silva – Martinésia
29/04 – 15h – E.M. Domingas Camin – Miraporanga

A Nova Estória da Dona Baratinha

O espetáculo escolhido para esta circulação é um dos mais novos e interativos do grupo mineiro que encanta por onde passa. “A Nova Estória da Dona Baratinha” é uma versão adaptada pelo EMCANTAR da clássica fábula “Dona Baratinha”.

As fábulas tiveram seus primeiros registros no século V a.C. no Oriente, mas estudiosos acreditam que elas tenham origem árabe, indiana ou persa e que, por serem narrativas passadas oralmente de geração em geração, já eram conhecidas muito antes de seu registro. Essas tradicionais narrativas eram recontadas e adaptadas como forma de ensinar os costumes e morais de um povo. De linguagem fácil e direta, a fábula tende a representar, por meio de animais, as dualidades da natureza humana, tais como: coragem e medo, rapidez e lentidão, generosidade e egoísmo, além de hábitos e padrões considerados como certos em determinada sociedade.

A clássica fábula da Dona Baratinha aborda a saga afetiva de uma barata que deseja se casar, reproduzindo assim a vida real da maioria das mulheres que são, culturalmente, educadas afetivamente para encontrar sua cara metade e para servir, cuidando assim do marido, dos filhos e da casa.

Na estória a Dona Baratinha limpa a casa, se arruma e vai para a janela a procura de um bom pretendente, depois, é claro, de ter achado uma moedinha (um dote) e isso passar a ser um de seus predicados, o que desvela também uma das facetas que permeiam as relações sociais e afetivas, nas quais os bens materiais e a boa aparência tem sido pré-requisitos para efetivar um bom relacionamento.

Durante a narrativa vários pretendentes aparecem, mas eles não correspondem às expectativas e padrão desejado pela Dona Baratinha, até que surge o Senhor Ratão. Mas no dia do casamento, o querido noivo vai a óbito e Dona Baratinha fica viúva, o que a torna infeliz e fadada à espera de um novo casamento.

Mas, e se o Senhor Ratão tivesse sobrevivido à tragédia??? Será que Dona Baratinha teria sido feliz para sempre?

Na versão adaptada pelo EMCANTAR, a tradicional estória ganha uma nova roupagem que satiriza esse padrão de sonho feminino. Nela, a Barata passa a duelar com um Narrador – que insiste em contar a tradicional estória – e, sem medo da figura masculina, desabafa quais são suas verdadeiras vontades, que não são as de se casar e ter filhos.

Na nova estória, a excêntrica figura da Dona Baratinha é independente e pretende viajar o mundo para realizar o sonho de ser uma grande cantora. Ela não se importa com os pretendentes que aparecem, pois esse não é seu único foco, uma tragédia como a morte do Senhor Ratão não a impede de ser feliz.

“A Dona Baratinha dessa estória representa as mulheres contemporâneas que lutam pela liberdade moral, intelectual e social. E ela faz todas essas defesas e reivindicações de forma leve e divertida, por meio de canções do universo infantil e episódios melodramáticos e cômicos, capazes de envolver público de todas as idades”, explica a diretora do espetáculo, Ana Lopez.

Ainda segundo a diretora, o momento é de comemoração pela volta aos palcos. “Estamos muito felizes de voltar ao palco com a presença do público. Apesar de termos feito muitos espetáculos no formato on-line, inclusive A nova estória da Dona Baratinha três vezes durante a pandemia, sabemos que a ´presença´ faz toda diferença para o artista e para o fruir do espectador. O teatro é uma linguagem que tem como premissa esse encontro entre artista e público. E acredito que a escolha desse espetáculo foi muito assertiva, pois é o que temos de mais interativo, então estamos com muita expectativa dessa conexão com o público. Além de ser uma peça muito divertida, que proporciona momentos de muita leveza e riso, e é o que estamos todos precisando nesse momento”, comenta.

*O Projeto de circulação do espetáculo A Nova Estória da Dona Baratinha é realizado pela Cia. Cultural EMCANTAR, com patrocínio do SISTEMA MARTINS e viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC 2217.

E tem mais: bate-papo sobre gestão cultural com Querubim

Como contrapartida social, o projeto de circulação do espetáculo A Nova Estória da Dona Baratinha realizou um bate papo com o fundador e diretor da Cia Cultural EMCANTAR, Marco Aurélio Querubim, e o arte-educador, Kainã Bragiola, na Escola Municipal Cidade da Música, em Uberlândia, com o tema “Conjugando trabalho artístico e gestão cultural – a experiência da Cia Cultural EMCANTAR”.  Aconteceu na terça, 19/04, das 8h às 11h, e teve, além de um bate papo super produtivo, a participação de pais e alunos em uma atividade integrativa com canções e brincadeiras populares.

O projeto de circulação do espetáculo A Nova Estória da Dona Baratinha é realizado pela Cia. Cultural EMCANTAR, viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, com patrocínio do SISTEMA MARTINS.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Concepção, dramaturgia e direção: Ana Lopez
Direção Musical: Carlos Júnior
Elenco: Ana Lopez, Carlim Ribeiro e Viviane Rodrigues
Instrumentista: Carlim Ribeiro (Teclado e Violão)
Figurino e Visualidades: Pablo Mendonça
Cenário: Carlim Ribeiro e Pablo Mendonça
Sonorização: Ricardo Campos
Concepção de luz: Carlim Ribeiro

Mais sobre EMCANTAR

Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais.  Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em mais de duas décadas, já reuniu mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiados em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações.

Mais sobre SISTEMA MARTINS

O SISTEMA MARTINS é formado por várias empresas: Martins Atacado, Tricard, Tribanco Seguros, Smart Supermercados, Universidade Martins do Varejo, Unica, eFácil, e Instituto Alair Martins, e tem como propósito o desenvolvimento do varejo brasileiro. Presente em 100% dos municípios brasileiros, a Logística de Armazenagem e Distribuição do Martins conta com uma frota de caminhões de última geração. O processo de distribuição inclui todas as etapas, que vão do recebimento do produto à entrega. Em todos os setores da logística, a aplicação maciça de tecnologia viabiliza a movimentação de grandes volumes e estratégias de distribuição complexas. O Grupo nasceu de um pequeno mercado de bairro em Uberlândia, em 1953, que com trabalho e dedicação do Sr. Alair Martins transformou um armazém de secos e molhados em um grande grupo referência no segmento do atacado distribuidor brasileiro.

27ª edição do Minas Trend: sucesso para todos os públicos

0

Maior evento da indústria da moda apresenta saldo positivo e supera expectativas de lojistas e expositores

A 27ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2023 mostra que o que já é bem sucedido ainda pode melhorar. A meta de crescimento aos níveis de antes da pandemia se confirma na percepção dos participantes, sejam compradores, expositores ou formadores de opinião. “Vivemos agora o renascimento, após tantos desafios em frentados pelo setor. Aprendemos que mudanças vieram para ficar e que este novo momento nos oferece a oportunidade de gerar ainda mais negócios e beneficiar toda a cadeia produtiva”, resume o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

Nos corredores da feira, esse sentimento se confirmou, com o fluxo intenso de compradores, sedentos por antecipar as compras que enfeitarão as vitrines da próxima estação com cores fortes e muito brilho.

Na avaliação da baiana Claudia Reuter Esquivel, o Minas Trend é hoje a melhor feira de moda realizada no país. “Sempre venho preparada para investir muito e renovar a loja pelo maior tempo possível. Na última edição, eu cheguei com uma boa expectativa e comprei bastante, porque o cenário já era bem promissor. Vendi tudo rapidamente e precisei reabastecer. Esse é o meu termômetro e agora eu dobrei a minha projeção de compra”, conta a lojista de Feira de Santana (BA).

A calçadista Lia Line, estreante no evento, veio de Santa Catarina e conseguiu fazer bons negócios e afirma que o Minas Trend vai entrar no calendário de eventos com a presença da marca. “Além do que concretizamos, foi uma oportunidade maravilhosa para nos apresentarmos à novos clientes, dar visibilidade para a nossa marca, o que é sempre importante para nós”, observa a gerente comercial, Daiana Meschke. Em resultados efetivos, ela conta com entusiasmo: “superamos em 30% as expectativas iniciais”.

Sempre frequente no Minas Trend, a lojista mineira Ana, que prefere não divulgar o seu sobrenome ou o nome da sua loja, por estratégia de negócio, é cliente da empresa de acessórios Alinare e costuma ir a São Paulo comprar os produtos da marca. “Foi muito bom saber que agora eles são expositores também no Minas Trend, porque ficou bem mais fácil para termos acesso aos lançamentos”, afirmou.

Dona de uma loja de roupas e acessórios em Belo Horizonte, Isabella Álvares tornou-se compradora da mineira Isla durante a pandemia. “Sempre compro das marcas expositoras no Minas Trend e acho ótimo estar aqui, porque consigo resolver tudo em uma mesma etapa e contemplar bem a clientela, que busca não apenas a moda festa, mas a roupa do cotidiano e que atende às necessidades para o trabalho, para o happy hour e eventos maiores, com um mesmo look”, avalia.

Desde que a Isla foi criada, em 2007, a estratégia foi investir na visibilidade proporcionada pelo Minas Trend, que é o maior salão de negócios de moda da América Latina. Os resultados são acima de qualquer expetativa: “a última edição foi um sucesso pra nós; as vendas foram maravilhosas”, conta a estilista da marca, Luíza Garcia. E agora? “Conseguimos dobrar o faturamento”, comemora, confirmando a impressão de quem visitou o espaço, sempre muito concorrido entre os lojistas de todo o país.

Após três dias de grande movimentação no Expominas, em Belo Horizonte, o Minas Trend se encerra nesta quinta-feira (21/04) com a certeza da capacidade de nascer, sobreviver, renascer. O evento se reinventa para brilhar e elevar a moda mineira e brasileira ao patamar que ela merece, ocupando espaços cada vez mais relevantes e beneficiando toda a cadeia do setor.