sábado, junho 27, 2026
Início Site Página 1060

Com aproximação do inverno, Brasal Incorporações realiza campanha do agasalho

Ação que estimula a solidariedade acontece até 20 de maio e vai arrecadar roupas de frio e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social

A população em situação de rua no Brasil cresceu sobremaneira nos últimos dois anos. Uma projeção divulgada em março de 2020 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é que pelo menos 221.869 brasileiros viviam nas ruas naquele ano. Para o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), cerca de meio milhão de brasileiros pode estar morando nas ruas hoje e a chegada do inverno os deixam ainda mais vulneráveis.

Pensando nisso, como forma de apoiar e engajar gestos de solidariedade e empatia, a Brasal Incorporações retoma a Campanha do Agasalho, que acontece até 20 de maio. Itens como blusas, calças, casacos, blusões, calçados fechados, mantas, luvas, meias, toucas, cachecol, cobertores e edredons em bom estado de uso, vão auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social de Uberlândia a enfrentar o inverno mais aquecidas.

Agasalhar as pessoas que precisam é uma preocupação da Brasal Incorporações, que se mobiliza com a aproximação do inverno, com início oficial em junho, mas que na prática já tem mostrado temperatura de 13 graus nestes dias. Para o diretor da Brasal Incorporações Uberlândia, Sebastião Longuinho, a campanha faz parte do calendário anual de ações da incorporadora. “Nosso propósito é estimular o gesto de gentileza, sensibilizando-a sobre a importância de doar peças em desuso ou cobertores, porém em bom estado de conservação. Estamos imbuídos em nosso compromisso social, com a certeza de que juntos somos mais fortes e temos a oportunidade de demonstrar solidariedade através de ações de amor pelo próximo”, enfatiza Longuinho.

As doações podem ser feitas por colaboradores, corretores, clientes da Incorporadora e pela comunidade. Os pontos de coletas são:

• Estande de vendas (Pátio Vinhedos – 1º Piso – Sala 110)

• Obra do Sense Vertical Living (rua José Elias, 200 – Jardim das Acácias)

Até o dia 20 de maio, em horário comercial.

Sobre a Brasal

Com o firme propósito de confiar nas pessoas e fazer o melhor para ser referência, a Brasal, que acaba de completar 59 anos, se destaca por sua excelência em gestão e certificações recebidas por instituições nacionais e internacionais, por seus projetos arrojados e pelo elevado padrão de qualidade de seus empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos. Prima por atender às necessidades dos consumidores ao oferecer em cada empreendimento tecnologia, conforto, segurança e praticidade. A Brasal Incorporações acumula quase 1 milhão de metros quadrados construídos em suas três filiais: Uberlândia, Goiânia e Brasília.

Em Uberlândia, a Brasal chegou em 2015 com um lançamento que rapidamente se tornou referência de qualidade: o Triad. Logo depois, o Sense confirmou a confiança e a valorização dos imóveis Brasal. Dando continuidade ao que sabe fazer de melhor, inovar, trouxe o Arven, um empreendimento que marca a trajetória da Brasal na cidade. Outro lançamento foi o DUO, concebido dessa inquietude que move a Incorporadora a seguir em frente no seu propósito e o mais recente, Chess, uma inovação compacta, refinada e estrategicamente pensada, da metragem dos apartamentos à localização, que inova trazendo Espaço Mulher, Pet Place, Espaço Pet, quadra de beach tennis, snack point e horta comunitária, entre outros atributos como ampla área de lazer, além de toda qualidade Brasal.

Billy Jackson homenageia com o Prêmio Comunicação e Destaque Nacional 2022

0

Está chegando dia 18 de maio na churrascaria Fogo de Chão o Prêmio Comunicação e Destaque Nacional 2022, está confirmado a presença do mágico Mister M, Val Valentino e outras celebridades. Mais uma realização Billy Jackson informações e inscrições (011) 97551-6000.

Sextas Musicais: Duo Dourado Freire faz espetáculo em homenagem ao Dia das Mães

0

Irmãos e músicos, Luiz Paulo e Andre Dourado Freire apresentam repertório com obras para duo de violino e violoncelo, nesta sexta (6), às 20h

Em espetáculo em homenagem ao Dia das Mães, o Duo Dourado Freire se apresenta nesta sexta-feira (6), às 20h, no projeto Sextas Musicais. Irmãos e músicos, Luiz Paulo Dourado Freire, violinista, e Andre Dourado Freire, violoncelista, começaram a frequentar os concertos na Casa Thomas Jefferson ainda no ventre de sua mãe e cresceram em meio às apresentações. Agora, ocupam o palco do CTJ Hall para mostrar seu virtuosismo interpretando um repertório desafiador com muito talento e maturidade.

O espetáculo terá público presencial no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson em Brasília, e a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

O recital começa com o primeiro movimento do Duo Op. 7, composto pelo húngaro Zoltán Kodály. Juntamente com Béla Bártok, Kodály foi um dos pioneiros do movimento nacionalista fóclorico que ocorreu na Europa no século 20 e, em 1914, compôs esta obra que se tornou um dos mais importantes duos para o repertório de violino e violoncelo.

Em seguida, Luiz Paulo e Andre apresentarão uma obra escrita sobre o hino nacional britânico “God Save the King”, na forma de tema e variações. Composto pelo violoncelista Adrien-François Servais em parceria com o violinista Joseph Ghys, a peça explora técnicas virtuosísticas e desafiadoras dos dois instrumentos.

Para finalizar o recital, os músicos apresentarão a mais importante obra orquestral com os dois instrumentos de solistas: concerto para violino, violoncelo e orquestra de Johannes Brahms. Também conhecido como Concerto Duplo, a obra foi o último trabalho orquestral do compositor romântico alemão, e logo incorporada ao repertório de solistas e orquestras por toda a Europa.

Luiz Paulo e Andre apresentarão o Concerto Duplo integralmente, adaptado na versão para solistas e sexteto de cordas feita pelo compositor M. Rechtman com as participações de Márcio Gomes e Raphael Egídio, violinos; João Paulo Machado e Felipe Neves, violas; Augusto Guerra-Vicente e Norma Parrot, violoncelos.

Os músicos

Luiz Paulo Dourado Freire, violinista, teve sua iniciação musical no projeto de extensão “Música para Crianças” da Universidade de Brasília. Iniciou seus estudos de violino por meio

do Método Suzuki, período no qual foi selecionado para participar do 84° Interlochen Arts Camp nos Estados Unidos.

Aos 16 anos, ingressou no curso de Bacharelado em Música na Universidade de Brasília. Transferiu-se para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde obteve o seu diploma de graduação em violino. Durante a graduação, atuou como spalla e solista com as orquestras sinfônicas das duas universidades.

Nos EUA, Luiz concluiu o programa de Mestrado em violino performance e viola performance na Universidade do Novo México; recebeu uma assistantship de Mestrado para integrar o grupo Abe Franck String Quartet como primeiro violino; foi selecionado para integrar, como spalla, a New Mexico University Symphony Orchestra; e como violinista e violista na New Mexico Philharmonic, Santa Fe Symphony, e New Music New Mexico Contemporary Ensemble. Ainda nos EUA, foi premiado em competições com o 3º lugar no Young Artists Contest Jackie McGehee, o 1º lugar no UNM String Concerto Competition, e laureado e vencedor do prêmio do público no UNM Summer Music Institute’s Solo Competition.

Em 2019, foi contemplado com uma fellowship para participar do Montecito International Music Festival, no qual foi selecionado para executar um recital de música de câmara com Karen Dreyfus e Sergiu Schwartz. A participação de Luiz em masterclasses conta com importantes nomes da cena musical internacional, incluindo Kronos Quartet, Arditti Quartet, Casals Quartet, Mimi Zweig, Martin Beaver, Ole Bohn, Leon Spierer, Stoika Milanova, Walter Verdehr, Gabriel Marin e Emmanuele Baldini.

Como professor, Luiz obteve seu diploma de Mestrado em Pedagogia de Cordas na University of New Mexico, e pela Suzuki Teacher Trainer Susan Kempter. Nos EUA, atuou como professor assistente nas classes de graduação de violino e viola e no programa de extensão da University of New Mexico. Coordenou um estúdio particular de violino e lecionou aulas individuais e práticas de orquestra nas escolas Wilson Middle School, Van Buren Middle School, e Highland High School.

Obteve cursos de formação e aperfeiçoamento no Método Suzuki com Edward Kreitman e Shinobu Saito, além de abordagens complementares, tais como Paul Rolland e Simon Fischer, com Fredi Gerling, Cármelo de Los Santos, e Kimberly Fredenburgh.

Em Porto Alegre, Luiz atuou como professor de violino na Casa da Música e no Instituto Popular de Arte e Educação. Atualmente, trabalha como professor de violino do Centro Suzuki de Brasília e como coordenador pedagógico do Centro de Musicalização Infantil Mi Fá Sol-Lá.

Andre Dourado Freire, violoncelista, iniciou seus estudos de violoncelo aos 6 anos em Brasília. Em 2022, concluiu o Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2021, é bolsista na Academia da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Andre participou, como bolsista, de importantes festivais de música no Brasil, na Suécia, nos EUA — na University of New Mexico Summer Music Institute, onde obteve menção honrosa na competição solo, entre outros, tendo aula com grandes mestres. Além destes festivais, atuou em orquestras no Brasil, na Suécia, tendo, muitas vezes, atuado como chefe de naipe.

Trabalhou com regentes como Gustavo Dudamel, Santtu-Matias Rouvali, Pedro Neves, Giancarlo Guerrero e Neil Thompson. Ganhou editais para fazer recitais com o SESC (projeto SESC convida 2020) e do segunda musical (ALMG), e se apresentou durante a pandemia no ClarinetFest 2020 (EUA) e na série Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson em Brasília (recital de violoncelo solo). Andre cumpre intensa agenda de colaborações como camerista no Brasil, nos EUA e na Europa. Atualmente, trabalha com diversas formações em Belo Horizonte.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

Prestigie!
Sextas Musicais – presencial e on live streaming
Duo Dourado Freire Luiz Paulo, violino; Andre, violoncelo
Data: Sexta-feira (6)o
Horário: 20 horas
Local: Presencial no CTJ Hall, em Brasília e também  transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube

Parque Bike no Granja Marileusa realiza Pedal das Mães

Neste sábado, 7 de maio, a manhã será de confraternização, movimento e muita alegria

O segundo domingo de maio é todo delas! E o Dia das Mães ganha um evento especial, em lugar aberto, para elas e para toda a família que gosta de praticar esportes, especialmente, o ciclismo. O Parque Bike no Granja Marileusa recebe no sábado (7) a segunda edição do “Pedal das Mães”.
Segundo Alexandre Frappa, coordenador de esportes e um dos organizadores do evento, a expectativa é receber entre 150 e 200 pessoas a partir das 8 horas da manhã. “Preparamos um café da manhã especial para os participantes e o espaço em si já é uma atração à parte. Vamos celebrar o Dia das Mães, mas todas e todos são bem-vindos e bem-vindas”.
Frappa explica que haverá um desafio, um Torneio exclusivo para as mulheres que marca o início das atividades. As inscrições são gratuitas e feitas no local a partir das 8h. “Em um circuito especial montado para o evento, teremos 5 km de percurso, haverá premiação para as três primeiras colocadas das quatro categorias: Sub-23, Sub-30, Sub-40 e Máster. A largada será às 9h, convidamos a todos para acompanhar e torcer por elas”.
As 10h todos os ciclistas, de todas as idades, estão convidados para o passeio ciclístico, que acontecerá na nova ciclofaixa da extensão da Floriano Peixoto.
O Instituto Saúde e Equilíbrio, ONG responsável pelo Parque Bike, oferece algumas bikes para adultos e crianças (um número limitado e sujeito a disponibilidade).  Para quem não tem bike e quer ter essa experiência é uma boa oportunidade.
Edina Franco Gouveia, Diretora de Operações do Granja, é uma das pessoas que já está preparando a bicicleta para participar do passeio. Só não garante que participará do torneio!
“Iniciativas como esta mostram como o Granja Marileusa proporciona atividades esportivas para a comunidade. É por isso que investimos em obras como o prolongamento da avenida Floriano Peixoto que além de melhorar as condições de tráfego para os motoristas também proporciona segurança para os ciclistas com as ciclofaixas. Já dentro do Parque Bike, temos vegetação nativa e um terreno propício para os mais aventureiros, com 4.800 metros de pistas de MTB, atende desde ciclistas iniciantes até aqueles que querem um treino mais técnico.

PARQUE BIKE
Inaugurado em agosto de 2019 por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Parque Bike no bairro Granja Marileusa, primeiro bairro planejado de Uberlândia, tem a sua gestão feita pelo Saúde e Equilíbrio, que é responsável pelas atividades esportivas no espaço. Fica localizado na Avenida Floriano Peixoto 6.453 na altura das caixas d ‘água.
O espaço é formado por três pistas de mountain bike e abre aos sábados das 8h às 18h e aos domingos das 8h às 14h. A área é um ambiente propício para a prática do MTB (mountain bike) em ambiente seguro, sempre com monitores para auxiliar os ciclistas.
A entrada é gratuita, vale lembrar que para uso do Parque Bike é necessário o equipamento básico de segurança para ciclismo, capacete, tênis ou sapatilhas, óculos e luvas também são recomendados. Também é importante cada um levar sua garrafinha de água.

SERVIÇO
O QUE: Pedal das Mães
QUANDO: Sábado, 7 de maio
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Parque Bike no Granja Marileusa – Av. Floriano Peixoto (6453)
INSCRIÇÃO: Gratuita, no local
MAIS INFORMAÇÕES: 99659-7556

PROGRAMAÇÃO
8h – Confraternização e inscrições para torneio
9h – Largada Torneio por categorias
10h30 – Passeio Ciclístico pela ciclofaixa do Prolongamento da Floriano (5km)
11h30  –  Premiação e Encerramento
Até às 18h pistas liberadas para uso do público em geral

Semana Tiradentes da Odontologia

0

Um projeto com a parceria do Conselheiro Federal de Odontologia, Dr. Ricardo Lourenço, junto com a Fundação Filadélfia e o CRO MG

O Conselheiro Federal de Odontologia, Dr. Ricardo Lourenço, junto com a Fundação Filadélfia e o CRO MG viabilizaram a realização da Semana Tiradentes da Odontologia Nacional. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de maio, em referência ao patrono da Odontologia brasileira, Tiradentes.

São esperados mais de 500 profissionais da área para participar de palestras e mesas-redondas sobre as áreas científicas da Odontologia Estética, Harmonização Orofacial e Odontologia Multidisciplinar. Todas as palestras serão transmitidas on-line e de forma gratuita. Ainda há vagas para quem deseja assistir às palestras de forma on-line.

Para se inscrever, acesse https://semanadetiradentes.com.br/

Especialista alerta sobre a importância da saúde mental das mães nos primeiros meses de vida do bebê

0

Para este Dia das Mães, a psicóloga do Sistema Hapvida propõe uma reflexão sobre os cuidados especiais que as puérperas devem ter

Neste dia 08 de maio é o Dia das Mães. A maioria dos holofotes estará voltada para o lado positivo de ser mãe. Todavia, a especialista do Sistema Hapvida faz um alerta sobre o cuidado especial que as mães devem ter, especialmente, aquelas mamães de primeira viagem, afinal, os primeiros 90 dias depois do parto é um período sensível para elas. Um levantamento realizado em 2019 pelo hospital americano Orlando Health Winnie Palmer, na Flórida, Estados Unidos, com 1,2 mil mães de bebês com menos de 3 meses, mostrou que 60% delas sentiam-se ansiosas ou tristes.

Por esse motivo, cuidar da saúde mental das puérperas é muito importante. É o que afirma a psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles. “O período em que chega o bebê é um grande desafio para o casal, principalmente para a mãe. A nossa sociedade impõe uma grande sobrecarga sobre a mulher para dar conta do trabalho e das atividades domésticas. Com a chegada do bebê não é diferente”, ressalta a psicóloga.

Segundo Ivana Teles, a maternidade leva muitas mães a um processo de estresse intenso.  “É uma sobrecarga física e mental a preocupação de ter que dar conta de todas as atividades, voltar ao trabalho o quanto antes, ser uma boa esposa e uma boa mãe, além do sentimento de medo e insegurança de dar conta de tudo isso”, comenta.

A psicóloga explica que surgem na mãe os sentimentos de culpa, quando não consegue atender todas as demandas, frustração, fácil irritabilidade e choro. “É justamente aí que percebemos que essa mulher fica mais preocupada, nervosa, ansiosa, com sinais de depressão, ou seja, tem toda a sua saúde mental afetada”, destaca Ivana Teles.

De acordo com Ivana Teles, esses sintomas podem ser amenizados com a divisão das tarefas em casa entre todos os membros e construir uma rede de apoio entre familiares e amigos para dar suporte a essa mãe. “Quando perceber que os impactos emocionais estão intensos, procurar o suporte de um psicólogo, afinal de contas, ela vai precisar estar com a saúde mental em dia, não só para cuidar da saúde do filho, mas, principalmente da saúde dela”, sugere.

Por isso, a sugestão da especialista para tocar nesse assunto, neste Dia das Mães, é levar mais pessoas a terem uma reflexão nesse contexto, construindo pontos importantes para a saúde mental dessa mulher.

Outback Steakhouse ajuda a garantir o presente do Dia das Mães

Restaurante aposta em cupom especial, intitulado DIADASMAESOUTBACK, para aquecer a data que é comemorada no próximo domingo, dia 08 de maio

Atenta a segunda mais importante data comemorativa do varejo, o Dia das Mães, que perde apenas para o Natal, o Outback Steakhouse acaba de anunciar sua mais nova campanha voltada para essa data tão especial. Com o objetivo de facilitar a vida daqueles que buscam por um presente diferenciado, porém, sem ter que sair de casa, a marca oferece cupom especial para ser usado na compra de um gift card através do site. A ação é válida até o próximo domingo, dia 08 de maio.

A novidade funcionará da seguinte maneira, usando o cupom DIADASMAESOUTBACK, as compras realizadas no nosso site no valor acima de R$ 100, ganham 10% do valor. Com o vale-presente Outback, é possível presentear quem quiser com uma experiência única, cheia de sabor e diversão, para quebrar a rotina colecionando momentos ao lado daqueles que são especiais.

A dinâmica da aquisição do vale-presente para quem presenteia é da seguinte maneira: primeiro deve-se acessar o site e realizar o cadastro, a partir desse momento, basta escolher o modelo do cartão presente, preencher os campos solicitados, efetivar o login com a senha registrada, optar por uma forma de pagamento e, no fim, o cartão será emitido no nome do presenteado e enviado para o e-mail ou endereço indicado pelo comprador.

Para quem recebe o presente, é fácil: a partir do momento que a pessoa recebe o cartão presente virtual, que contará com oito meses de validade, basta o presenteado escolher a unidade Outback favorita e apresentar o cartão para curtir um #MomentoOutback. É importante ficar atento a alguns pontos: o vale presente só pode ser utilizado pessoalmente nos restaurantes da marca ou para retirada do pedido no local, ou seja, não é válido para delivery e pedidos feitos por aplicativos.

Manuel Couto Felgueiras CEO da MC Eventos e Manfel Espectáculos atua no mercado nacional e internacional

0

Manuel Couto Felgueiras, ator, produtor, apresentador e empresário da empresa MC Eventos e Manfel Espectáculos, vem atraindo muito o mercado da música. Atualmente, ele trabalha com artistas nacionais e internacionais.

Com uma trajetória de 20 anos de trabalho na Espanha e Portugal, para todos os imigrantes portugueses por todo o mundo, Manuel tem um portfólio impecável na arte e produção, atendendo a América Latina, Europa e Brasil.

Já fez produções para artistas como Roberto Leal,  Gusttavo Lima, Paula Fernandes, Lucenzo, David Guetta, Anitta, Ivete Sangalo entre outros.

Manuel, além de trabalhar com eventos de música também trabalha com desfiles de moda, na Espanha. Atua nas novelas de Portugal como ator e  apresentador de programas na TV Galicia.

Entre outras experiências, Manuel atuou na novela “Herdeira”, “Valor da Vida”, no canal TVI,  pela agência Plus Entertainment, e fez Jobs para a empresa Cave Vinho Porto, sessões fotográficas para a Revista Cristina Ferreira, entre outros. Manuel hoje possui contratos com grandes marcas de publicidade.

Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção é lançado em Uberlândia

Evento gratuito acontecerá dia 13 de maio às 18h30 na Casa da Cultura, e contará com show de Luiz Salgado.

A princípio, você pensa que é um livro de fotografia, depois percebe que é também de poesia, e mais adiante entende que é, na verdade, um convite à filosofia, ou melhor dizendo, à uma boa prosa.

Nos últimos 10 anos, desde que concluiu a graduação e mestrado na Universidade Federal de Uberlândia, a idealizadora do projeto ‘Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção’, Silvia Sant’Ana, realizou mais de 50 encontros, através de outros projetos, como o ‘Filosofandoagora’ e ‘Arte pra Sabê’, por meio dos quais mais de mil pessoas foram impactadas pelo simples ato de se reunirem para ouvir e falar.

“O ato de conversar é o que nos torna humanos. Quando a conversa é doce e, ao mesmo tempo, profunda, ainda que reflexiva, ainda que expondo verdades substanciais, ainda que contrariando nossos pontos de vista, gostamos disso, porque essa provocação saudável é o que eleva a nossa consciência”, afirma Silvia.

O início das ações e motivações da autora – que lança seu primeiro livro no dia 13 de maio às 18h30 na Casa da Cultura em Uberlândia – começou com a intenção de querer simplesmente reunir pessoas; uma vontade de conversar sobre temas existenciais, políticos e filosóficos; um impulso imperativo de quem almeja difundir a filosofia através do compartilhar de ideias.

“Em nossa cultura a divulgação e o próprio ato de filosofar não é nada cultivado pela maioria da população. Então, para nós, o acontecimento mais importante nesses encontros era poder nos alegrar com o número de participantes, além da conversa calorosa, animada e potente que sempre acontecia. Os finais dos encontros eram marcados por aquela sensação de “quero mais”; “precisamos fazer mais isso”; “como é bom conversar”; “estamos saindo desses momentos mais nutridos”, recorda Silvia.

Para além desses encontros, alguns anos depois, a autora mergulhou num processo profundo de autodescoberta, realizando estudos sobre Yoga, filosofia oriental, meditação, práticas contemplativas, pequenos retiros, experiências com fotografia, viagens e muitas leituras. Uma espécie de “entrada na toca do coelho” para um encontro consigo mesma que teve seu ápice no isolamento da pandemia do Coronavírus.

No isolamento da pandemia, nascia um novo Ciclo

A experiência de isolamento provocada pela pandemia fez com que Silvia desengavetasse um antigo sonho. Num quintal pequeno, em meio à plantas, terra, ar, sol, uma árvore frutífera e nada mais além do seu próprio corpo, a nossa “filósofa de jardim”, que assim passou a se reconhecer e designar, entendeu que o sagrado está dentro de nós.

“Nossa casa, nosso corpo, coração e um punhado de terra fértil são suficientes para se constituir num espaço sagrado. Não sendo preciso ir longe, podemos reconhecer em nosso foro íntimo o Mistério que habita todos os cantos desse multiverso. Um pequeno jardim pode ser um espaço primoroso para se pensar, filosofar e refletir a partir do contato com o mundo natural, assim como faziam os primeiros filósofos”, diz Silvia.

E assim, nasceu a obra “Ciclo — Uma Poética dos Sentidos e da Percepção” que traz fotografias de um ciclo de uma jabuticabeira (do quintal de Silvia) que lhe serviu de inspiração para pensar, metaforicamente, a vida humana em todas as suas estações.

“O livro é, então, um convite para que o leitor possa se inspirar e fazer um retorno ao que realmente importa: encontrar-se consigo mesmo em momentos de pausa, contemplação, repouso do corpo e da alma. Exatamente a experiência que vivenciei sem ter tido um “ano sabático” ou peregrinado pelo caminho de Santiago de Compostela. Desejo que ele possa inspirar também a jornada de autodescoberta de outras pessoas, e aproveito para convidar quem se interessar para o evento de lançamento do livro, onde com certeza teremos ótimas conversas”, convida Silvia.

O ‘Ciclo – Uma Poética dos Sentidos e da Percepção’ está sendo viabilizado pelo PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia.

[SERVIÇO]

LANÇAMENTO DO LIVRO: CICLO – UMA POÉTICA DOS SENTIDOS E DA PERCEPÇÃO – COM SHOW DE LUIZ SALGADO

DIA 13 DE MAIO ÀS 18H30 NA CASA DA CULTURA – PRAÇA CEL. CARNEIRO, 89 – FUNDINHO, UBERLÂNDIA (MG)

ENTRADA FRANCA! SAIBA MAIS: WWW.CICLOPOETICA.COM.BR

Grupo Luta Pela Vida promove bazar em prol dos pacientes oncológicos nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 05 de maio, o Grupo Luta Pela Vida realiza o seu bazar tradicional em prol do Hospital do Câncer em Uberlândia. Uma ótima oportunidade de comprar um presente para o Dia das Mães que cabe no bolso, já que o bazar é três dias antes da comemoração, e ainda ser solidário.

A ação acontece na próxima quinta-feira (5), das 08:00 às 16:00, na Rua Professor José Inácio de Souza, 3267, Bairro Umuarama. Dentre os itens disponíveis no Bazar, estão roupas masculinas, femininas e infantis, roupas de inverno, calçados, artigos de decoração, cama, mesa e banho, acessórios e ainda artesanatos, com valores a partir de R$5,00 e lotes de mercadorias a R$20,00.

A iniciativa é organizada pelos voluntários do Grupo Luta Pela Vida para arrecadar recursos e possibilitar a continuação do tratamento de mais de 7.600 pacientes atendidos no Hospital.

Serviço
Bazar do Grupo Luta Pela Vida em prol do Hospital do Câncer
Data: 05 de maio (quinta-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: Rua Professor José Inácio de Souza –  3267 – Bairro Umuarama