Testes para covid a partir da coleta de saliva estão disponíveis em Uberlândia

0

Entre os diferentes tipos de testes clínicos para detectar a presença do novo coronavírus (covid-19) no organismo, o teste molecular ‘PCR em saliva’ está disponível em Uberlândia. O PCR em saliva não provoca desconforto na hora do exame e apresenta resultado em até três dias úteis.

O PCR em saliva e outros testes clínicos aprovados pelas autoridades sanitárias são ferramentas essenciais para o diagnóstico seguro dos pacientes e para a redução do número de casos. Mesmo com a vacinação já acontecendo no Brasil, o país vive uma preocupante elevação nos casos e nos óbitos decorrentes dessa pandemia. Detectar a presença do vírus o quanto antes é importante para isolar o doente e, assim, evitar a propagação do coronavírus.

Para realizar o PCR em saliva é utilizada a mesma técnica do RT-PCR tradicional, no qual o material a ser analisado é recolhido por uma haste flexível nas narinas. “O RT-PCR é considerado o padrão ouro para detecção do vírus. Tendo em vista que a coleta pela via nasal é desconfortável e pode ser um problema em alguns públicos, como crianças, a realização do exame em saliva torna-se uma alternativa”, explica o gestor do Sabin em Uberlândia, Fabrício Cazorla.

A saliva é estudada como material para diagnóstico há mais de 40 anos devido à facilidade de colher esse fluido e também pela quantidade de informações capazes de serem armazenadas na secreção. Por conta do procedimento simples para a coleta e sua forma não invasiva, além do fácil armazenamento, o setor de medicina diagnóstica, a exemplo do Sabin, investiu na produção deste tipo de testes para o novo coronavírus.

O momento ideal para a coleta é entre o 1º e 7º dia após o início dos sintomas. “Pessoas que estiveram expostas a doentes comprovadamente com infecção pelo coronavírus devem aguardar pelo menos cinco dias após a data de contato com um possível infectado para realizar o exame”, explica o gestor. Também não é necessário nenhum tipo de jejum ou preparo especial.

Em Uberlândia, o resultado é liberado em até três dias úteis e pode ser realizado nas unidades de covid do laboratório do Grupo Sabin ou pela coleta móvel, por meio do convênio médico ou na modalidade particular. Caso realizado na modalidade particular, não requer a apresentação de pedido médico. Para realizar o exame em casa é necessário agendamento prévio.

Outros exames

Além do PCR Saliva, o Sabin possui em seu portfólio outros testes para detectar a covid-19: RT PCR, teste de antígeno e teste PCR rápido. Para saber mais acesse https://marketing.sabin.com.br/coronavirus