Concurso de Cafés de Qualidade Coocacer celebra singularidade com muita emoção

0
Bia Mameri é a grande campeã da quinta edição do Concurso Cafés de Qualidade da Coocacer

Quinta edição da iniciativa que valoriza os cafés produzidos pelos cooperados, revelou seus vencedores por live transmitida diretamente de seus armazéns no último sábado.

Diretamente de seus armazéns, a Coocacer Araguari transmitiu a quinta edição do seu Concurso Cafés de Qualidade da Coocacer no último sábado, 05. O anúncio da classificação dos 12 finalistas foi feito por meio de live no canal do YouTube da cooperativa e conseguiu transmitir emoção, interatividade e conectividade com seus cooperados e com o público participante.

Pódio de mulheres

O evento comandado pela superintendente da Coocacer, Eliane Cristina, cumpriu o seu objetivo de valorizar o trabalho dos cooperados na busca pela qualidade de seu produto. Em vários momentos a live mostrou o empenho dos cafeicultores por este objetivo representados pelos 12 finalistas. Momentos estes que encaminharam a emoção ao grande momento da noite, a revelação dos grandes campeões, o qual teve um pódio ocupado por mulheres cafeicultoras e apaixonadas por café.

Bia Mameri foi a grande campeã da noite, levando para Fazenda Sete Irmãos o título de melhor café da safra 2020. O prêmio foi seguido pela cafeicultora, Linda Paula Moreno, que ficou com o segundo lugar e, para completar o pódio de cafeicultoras, em terceiro lugar, ficou Ana Domingues Peres.

A grande vencedora celebrou a conquista e falou sobre a surpresa em alcançar o principal lugar nesta classificação, ela que foi também uma das 12 finalistas em 2019. “Fiquei muito feliz com o prêmio e, de fato, não esperava ficar em primeiro lugar devido ao nível dos concorrentes. Ainda mais sendo escolhida duas vezes, com dois prêmios. É o reconhecimento de um trabalho de muitos anos, de muita pesquisa, estudo, troca de conhecimento e experiências com consultores e outros cafeicultores. Fui parabenizada por todos, mas parabenizei meus colaboradores, pois a vitória é fruto do trabalho em equipe. Há 22 anos que minha família e eu estamos no cultivo do café e, este prêmio, é o resultado da nossa dedicação”, declara Bia.

Para Linda Moreno, que conquistou o segundo lugar, também celebrou a vitória. “Ter conquistado o segundo lugar nesta edição de 2020 foi um momento indescritível. Ficamos felizes com a colocação, porque estávamos competindo com outros cooperados que possuem um alto nível de produção de cafés de qualidade. Foi muito emocionante e sabemos que estas emoções são o que tornam a vida mais rica. Este prêmio representa a coroação de um trabalho bem feito e diferenciado, de uma safra repleta de desafios, inovações, testes, de um trabalho em equipe que foi desempenhado com qualidade por cada um que se comprometeu em executar, da melhor maneira, o seu papel”, enfatiza a vice-campeã.

Café por Gosto Popular

No dia 25 de novembro, durante o Programa Manhã Total da Rede Record, a superintendente da Coocacer, Eliane, e a barista da Região do Cerrado Mineiro, Paula Dulgheroff, levaram os cafés dos 12 finalistas para serem degustados pela jornalista e apresentadora, Mônica Cunha. Na ocasião, ela teve a missão de escolher o café que mais lhe agradasse e assim, ela escolheu o café de número 8.

Mônica, que esteve no evento de premiação, contou que sua escolha foi direcionada pela memória afetiva dos cafés que tomava na casa de seus avós. Para surpresa de todos, a jornalista escolheu o café da grande vencedora, Bia Mameri, que levou para casa mais um troféu e premiação em dinheiro.

Pela parceria e paixão pelo café, Mônica foi eleita a Madrinha oficial do Concurso Cafés de Qualidade. “Em primeiro lugar me sinto honrada e com o coração preenchido por ser madrinha deste evento que é tão importante e traz o valor do trabalho na terra, com o café, valorizando todos os cafeicultores. O que fiquei feliz em ver foi cada um deles torcendo por si e ficando feliz porque o outro estava sendo valorizado. Foi uma noite em que senti o cheiro da café da porta e foi memorável por ter sido no armazém, com todo o maquinário e os processos que envolvem o cuidado com o café. Foi uma noite regada a muita gratidão. Todos os cafés que foram experimentados tem gosto de gratidão por uma cadeia que quer que o nosso café seja sempre o melhor do mundo”, relata a jornalista.

Interatividade que colocou a emoção no centro

Um dos grandes destaques da edição de 2020 do Concurso Cafés de Qualidade foi que, mesmo sem ter o evento realizado como nos anos anteriores, a emoção se fez presente. Estiveram presentes no local do evento, finalistas com acompanhantes, equipe técnica e apoiadores do evento, no entanto, por meio de link compartilhado, as famílias estiveram presentes com camisetas de torcida organizada, assim, famílias e finalistas, conectados pela internet, compartilharam o grande momento de fechamento da safra 2020.

A equipe da Coocacer também inovou com o sorteio de um celular para participantes da live, no qual consistia que o participante formasse uma frase com palavras que foram entregues durante a transmissão. Isso permitiu que o evento, embora digital, colocasse as pessoas e emoções no centro do palco e, como bem declarado pela superintendente, “a emoção está nas pessoas”.

A live pode ser assistida no canal da Coocacer no Youtube.