Artrose é um problema comum entre os idosos, mas ataca também pessoas mais jovens

0

Sentir dor ao se movimentar é um dos principais sintomas dessa doença que afeta as articulações, a artrose. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que a doença atinja cerca de 9,6% dos homens e 18% das mulheres com mais de 60 anos. A artrose é um problema comum entre os idosos, mas pode afetar também os mais jovens.

Com o passar dos anos, esse problema só piora. Isso acontece por causa do desgaste na cartilagem que reveste as extremidades dos ossos. Por isso, há dores em alguns movimentos por causa das inflamações locais. Conforme o ortopedista do Hospital Santa Clara, Dr. Rodrigo Galvão, artrose é uma doença progressiva e degenerativa da cartilagem das articulações, que acomete mais as articulações de carga, como joelhos e quadris.

“Esse problema tem causas, entre elas a obesidade e o sedentarismo. Os sintomas inicias são dores aos esforços, como subir e descer escadas e diminuição de movimento das articulações. Para prevenção, inclui-se atividade física e controle do peso e nos primeiros sintomas deve-se procurar um ortopedista especializado na aérea”, explica o médico.

Tratamento

“O  tratamento depende do  estágio que a  doença se encontra, podendo ser desde atividade física sem  impacto para reequilíbrio e ganho de arco de movimento das articulações, associando condro-protetores, para melhora da matriz cartilaginosa, nos  estágios iniciais e nos estágios moderados e grave pode ser  realizado infiltrações com ácido hialurônico e  tratamento cirúrgico”, esclarece o ortopedista.

O paciente com artrose pode seguir uma vida normal, desde que faça tratamento e evite a obesidade para não prejudicar ainda mais as articulações.