Concurso Cafés de Qualidade da Coocacer anuncia vencedores neste sábado

0
23112020-coocacer-concurso-2020-pre-live-posts-PA-01

Live será transmitida por canal do Youtube da cooperativa. Quinta edição se consolida como uma iniciativa que reconhece o esforço do cooperado na melhoria da qualidade.

A quinta edição do Concurso Cafés de Qualidade da Coocacer já tem data e hora para anunciar o(a) grande vencedor(a). O anúncio será transmitido por meio de uma live no canal do YouTube da Coocacer, no dia 05 de dezembro, às 19h, diretamente de seus armazéns em Araguari. Embora digital, a organização do evento tem boas expectativas e trabalha para que, mesmo de forma online, toda a emoção do anúncio seja sentida por aqueles que estarão acompanhando.

Café por Gosto Popular já foi escolhido

Em 2019, a Coocacer inovou e criou a categoria “Café por Gosto Popular” dando ao público, presente em seu evento de premiação, a oportunidade de degustar os 12 cafés e eleger aquele que mais agradou seu paladar.

Neste ano, devido à pandemia, a Coocacer mostrou mais uma vez a sua capacidade de inovação e levou os cafés do TOP 12 para o Programa Manhã Total, da Rede Record, para serem degustados pela jornalista e apresentadora do programa, Mônica Cunha.

Mônica, que é uma apreciadora de cafés, escolheu, na manhã do dia 25 de novembro, o café codificado com o número 8. A escolha foi feita depois de uma abordagem sobre cafés especiais e, bem como a quinta edição do concurso com a superintendente da cooperativa, Eliane Cristina, e a barista oficial da Região do Cerrado Mineiro, Paula Dulgheroff.

O café escolhido, que tem como prêmio o valor de R$ 2.100,00 por saca, terá o nome revelado na live de premiação por Mônica Cunha, que participará do evento especialmente para fazer o anúncio e abordar os atributos que a levaram à escolha.

TOP 12

São 12 finalistas que aguardam ansiosos pela revelação do grande campeão. Para se chegar  ao café deles, a organização do concurso recebeu e classificou 2.304 amostras, destas, 1.477 lotes foram aprovados e selecionados 42 cooperados para a fase inicial. Os 42 cooperados escolheram os seus lotes para a segunda fase do concurso, os quais passaram por uma nova classificação que gerou uma lista de finalistas com 12 produtores que são: José Bertaglia; Douglas Ferrarini; Jhone Moreno; Linda P. Rabelo Moreno; Luiz Antônio e Bia Mameri; Serafim Peres; Gilberto Ferrarini; Thomé Vicente de Lima; Evanete Peres; Marílio Suzian; Ana Domingues Peres; João P. Macedo e Ivani Souza.

O intuito principal do concurso é a valorização e, para isso, a Coocacer conta com parceiros que a apoia e, consequentemente, apoia seus cooperados a continuarem buscando a qualidade em seu produto. “Estamos juntos com a Coocacer para apoiar o produtor, porque quando o produtor consegue melhor qualidade em seu café, ele alcança melhores remunerações e reconhecimento no mercado. O Sebrae é parceiro da Região do Cerrado Mineiro e está presente na região de Araguari há mais de dez anos apoiando iniciativas que levam inovação. Por isso, parabenizamos a Coocacer Araguari por este concurso e todos os 42 produtores classificados, com destaque para os Top 12 que seguem para a grande final”, declara Naiara Marra, analista técnica do Sebrae Minas.

Valorização sentida e reconhecida pelos cooperados.

Para os cooperados, a iniciativa da Coocacer é vista como um grande incentivo para a melhoria da qualidade. “Nos esforçamos para participar, em todos os anos, do concurso, não só eu, como minha família. No ano passado conseguimos estar entre os finalistas e neste ano também. Parabenizamos a Coocacer por esta iniciativa que tem como objetivo trazer o produtor para o caminho da qualidade, incentivando, a cada ano, a participação dos seus cooperados no Concurso com vistas à melhoria da qualidade. A Coocacer se dedica muito ao produtor, focando muito em preparo de café, nos maquinários que ela nos oferece, pois, além de ela nos incentivar em produzir qualidade, ela nos dá o respaldo pós-colheita dentro da sua estrutura e com ferramentas para nos auxiliar sempre”, afirma o cooperado, Anderson Padial.

Para a cooperada e conselheira administrativa, Evanete Peres Domingues, a iniciativa exalta o esforço, a dedicação e o cuidado dos cafeicultores em trabalharem lotes especiais em suas propriedades. “Desde que começamos o concurso, sempre fizemos lotes para concorrer e, para tal, é preciso muito cuidado, dedicação e preparar, efetivamente, um café para concurso, por isso, azemos todo o esforço possível. Neste ano, selecionamos oito lotes e, destes, três seguem para a final. O motivo do concurso para a cooperativa é a valorização do produtor pra que possamos lutar sempre pela qualidade, melhorar nossos cafés de maneira geral, pois a medida que trabalhamos o lote do concurso, desenvolvemos técnicas e formas de aprimorar o café no terreirão, então, o concurso nos faz ficar melhor em qualidade e no volume total de café da fazenda”, considera a cafeicultora.

O casal João Paulo e Ivani, finalista da edição, resumem o sentimento de estarem na concorrida lista em uma palavra: singular; pois para eles, cada ano traz um café diferente e, com isso, uma nova emoção. Emoção esta que todos poderão compartilhar com os TOP 12 e com a Coocacer no dia 05 de dezembro.