Projeto de Uberlândia ganha prêmio nacional de Aprendizagem Solidária

0

Ideias Incontidas tem foco na criação literária e é realizado há sete anos pelo EMCANTAR Social em parceria com Instituto Algar. Metodologia utilizada no projeto foi também publicada em livro recentemente.

No próximo dia 05 de dezembro (sábado), das 10h às 13h, acontecerá a cerimônia virtual de premiação do 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que Transformam.

Realizado no Brasil, em sua primeira edição, pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), o Prêmio tem coordenação técnica do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS), Instituto Singularidade, Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) no Brasil, Movimento Futuro e Mori Educação, e apoio do CLAYSS e da Rede Iberoamericana de Aprendizagem-Serviço.

A premiação tem como objetivo disseminar o conceito de Aprendizagem Solidária no Brasil, a partir do mapeamento de boas práticas no território brasileiro, de seu reconhecimento e valorização, para que possam inspirar outras iniciativas que envolvam crianças, adolescentes, jovens e adultos em projetos/experiências de intervenção nas comunidades/territórios, bem como promover a articulação e a troca de saberes entre os diversos atores envolvidos.

Uberlândia em destaque

Entre os premiados da 1º edição do Prêmio está o projeto Ideias Incontidas – Ano V realizado em Uberlândia (MG) pelo EMCANTAR Social, que levou o terceiro lugar na categoria 4 voltada a organizações da sociedade civil.

O projeto viabilizou a realização de um processo de formação continuada em experiência e criação literária, realizando 181 oficinas semanais durante o ano letivo de 2019, para 136 crianças e adolescentes com faixa etária de 06 a 14 anos, moradoras de bairros periféricos da cidade. A partir desse processo, foi publicado o livro coletivo “Ideias Incontidas – Ano V”, com tiragem de 1000 exemplares, composto exclusivamente por criações dos alunos (contos, poemas, haikais, ilustrações), e distribuído gratuitamente para bibliotecas, escolas e organizações da sociedade civil.

“A proposta do projeto objetivou aproximar a literatura das crianças e adolescentes, ressignificando-a como algo próximo, atrativo, divertido. A problemática a ser resolvida foi, portanto, não só o desenvolvimento da escrita na formação, mas a aquisição do gosto pela leitura e pela criação literária. Ao mesmo tempo, o processo de criação e publicação de um livro gerou a oportunidade de dar voz aos alunos na sociedade, constituindo uma intervenção social na qual os educandos passaram a se perceber como agentes, e não somente como receptores. Além dos alunos, o projeto envolveu familiares e organizações sociais da comunidade”, detalha Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social.

O projeto Ideias Incontidas é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR em parceria com Programa Transforma e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Metodologia também ganha livro em 2020

Em suas ações formativas, o EMCANTAR Social utiliza metodologias desenvolvidas em mais de 20 anos de atividades, condensadas agora no livro Pedagogia do Encantamento, que acaba de ser publicado.

“Nessa metodologia, os participantes interagem com um ciclo composto por Estímulos, Criação e Produção, os quais se sobrepõem em interdependência em torno de objetivos comuns e desafios estéticos compartilhados, gerando Comunidades de Sentido. Os alunos tiveram contato com obras e técnicas literárias e de ilustração (Estímulos) para daí criarem seus próprios textos e traços (Criação); do conjunto criado, partiu-se para o desafio de selecionar e organizar o livro e os eventos de lançamento (Produção). Em todo o processo, conciliou-se a diversidade do olhar singular de cada um (dimensão individual – Caleidoscopia), aproveitado em favor dos objetivos do grupo (dimensão coletiva – Comunidade de Sentido). Os textos produzidos são, portanto, resultados do encantamento propiciado pelo processo”, explica Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor da Cia Cultural EMCANTAR e autor do livro Pedagogia do Encantamento, disponível para aquisição pelo site www.emcantar.org.