Escola de Teatro da Trupe de Truões encerra ano comemorativo com a 31ª Mostra de Investigações Teatrais

Apresentações acontecem entre 29 de novembro e 14 de dezembro no Ponto dos Truões, com trabalhos desenvolvidos por estudantes de diferentes idades

0

A Escola de Teatro da Trupe de Truões realiza, entre os dias 29 e 30 de novembro e 13 e 14 de dezembro, a 31ª edição da Mostra de Investigações Teatrais (MIT). O evento encerra o ciclo comemorativo iniciado em 2025,  ano em que a instituição celebrou 15 anos de trajetória compartilhando formação teatral com crianças, adolescentes e adultos. As apresentações acontecem no Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Souza, 381 – Santa Mônica), em diferentes horários, com classificação indicativa variada. Os ingressos estão à venda no Sympla

Assim como nas edições anteriores, a MIT reúne exercícios cênicos e espetáculos criados a partir das investigações realizadas ao longo do semestre. Os trabalhos são fruto de processos coletivos que envolvem improvisações, criação dramatúrgica, estudos corporais e construção de personagens. A mostra é um espaço em que os estudantes vivenciam a relação direta com o público, etapa essencial da formação oferecida pela escola.

A programação da 31ª MIT inclui cinco montagens, com temas que percorrem universos como o circo itinerante, aventuras natalinas, conflitos adolescentes e narrativas inspiradas na literatura contemporânea:

  • O despertar dos brinquedos – Turma de Crianças (29/11, às 16h). Classificação: Livre.

  • Um Bobo Real – Turma de Adolescentes (29/11, às 20h). Classificação: Livre.

  • Malas e um picadeiro viajante – Turma de Pré-adolescentes (30/11, às 18h e 19h). Classificação: Livre.

  • Jogo das Possibilidades – Turma de Adolescentes (13/12, às 19h). Classificação: 8 anos.

  • Do amor e outros crimes – Turma de Adultos (14/12, às 19h). Classificação: 16 anos.

As histórias transitam por diferentes universos: dos brinquedos que ganham vida na véspera de Natal ao romance proibido entre uma princesa e um bobo da corte; do circo viajante que chega à cidade trazendo memórias e acrobacias às inquietações de uma adolescente às vésperas do primeiro dia de aula; até chegar às narrativas marcadas pela violência e pela oralidade de Marcelino Freire, que inspiram o trabalho da turma adulta.

Para Ronan Vaz, coordenador artístico-pedagógico da Trupe de Truões, a MIT carrega um significado especial ao longo de 2025. “Este ano celebramos os 15 anos da escola, e a Mostra reafirma a importância da formação artística como prática de desenvolvimento pessoal e criativo do ser humano. A cada 5 meses os alunos vivenciam novos processos artísticos e o  encontro com a plateia é parte fundamental disso, pois é neste momento que o teatro de fato acontece. Na MIT os alunos colocam em cena tudo que foi investigado e o público pode conferir. Ver nossos estudantes em cena, em diferentes idades, é acompanhar o nascimento de vozes cênicas que se desenvolvem ao longo dos anos”, destaca. 

A Escola de Teatro da Trupe de Truões oferece turmas a partir de 5 anos e mantém atividades contínuas de ensino, criação e circulação artística. Ao final de cada semestre, a mostra se torna o momento de celebração do percurso formativo das turmas, reafirmando o compromisso da Trupe com a pesquisa de linguagens e a formação de novos artistas na cidade.

TRUPE DE TRUÕES
A Trupe de Truões é um grupo profissional de Teatro sediado em Uberlândia (MG) com 23 anos de existência. Desde 2002, os Truões desenvolvem projetos que se pautam na pesquisa de linguagens teatrais e na busca constante pelo aprimoramento estético, além de atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede. A Trupe de Truões também é um Ponto de Cultura do estado de Minas Gerais e também é Polo regional do CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para Infâncias e Juventudes. 

Ao longo de sua trajetória, a Trupe tem investigado diversas possibilidades de criação cênica estimuladas pela pesquisa dramatúrgica, pela investigação das potencialidades do corpo do ator, do gesto e do movimento e também pelo estudo de variadas técnicas artísticas como por exemplo, o teatro de animação, teatro de sombras e objetos, o melodrama, o canto e a musicalidade na cena, acrobacias, máscaras e perna de pau. Carrega em seu currículo mais de 20 produções teatrais, mantém o Espaço Cultural Ponto dos Truões com apresentações diversas de artistas da cidade e vindos de outros lugares. Além disso, mantém a Escola de Teatro da Trupe de Truões com turmas para alunos de todas as idades a partir de 5 anos e também realiza projetos culturais com aulas de teatro para aproximadamente 300 crianças e adolescentes em parceria com outras instituições sociais.

REALIZAÇÃO
A 31ª Mostra de Investigações Teatrais é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Algar, apoio institucional do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), e realização da Trupe de Truões e da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais.

SERVIÇO
31ª Mostra de Investigações Teatrais – Trupe de Truões
Quando: 29 e 30 de novembro e 13 e 14 de dezembro
Local: Ponto dos Truões – Av. Ana Godoy de Souza, 381 – Santa Mônica
Programação completa: disponível no site e Instagram da Trupe
Ingressos: Disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/31-mit—mostra-de-investigacoes-teatrais/3214316 
Mais informações: @trupedetruoes | trupedetruoes.com.br