O empreendedorismo é um caminho desafiador e, muitas vezes, solitário. Pesquisa da Endeavor revela que 61% dos empreendedores no Brasil já enfrentaram algum problema de saúde mental relacionado ao trabalho. Em meio a esse cenário, o BNI Região Triângulo Norte mostra que networking vai muito além de fechar negócios: a rede se tornou também um espaço de acolhimento, motivação e cuidado emocional.
No grupo, formado por empresários de diversos segmentos, as conexões extrapolam os resultados financeiros e se transformam em apoio mútuo nos momentos de crise. “Quando o empreendedor se sente acolhido, desperta nele o sentimento de pertencimento, que ele tem espaço de fala e que pode ocupar esse lugar e isso dá forças para seguir em frente, mesmo diante das dificuldades”, afirma a psicóloga Mariela Ballardini, membro do BNI Eleve, em Uberlândia, e diretora consultora do BNI Região Triângulo Norte, que acompanha de perto os desafios emocionais da vida empresarial em seus atendimentos.
Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Eliane Ota, membro do BNI Vivaz, o bom networking se faz através de bons relacionamentos. “As afinidades, trocas e parcerias acabam sendo um ponto de apoio, já que não só compartilhamos negócios, mas também grande parte de nosso tempo e, consequentemente, da nossa vida, dos acontecimentos e emoções vividas”, diz.
Ela esclarece ainda que as emoções direcionam a mente, e esta, por sua vez, a vida em todos os seus aspectos: social, cognitivo, familiar, conjugal e, com certeza, os negócios e finanças. “Costumo dizer que cuidar da saúde mental não é luxo, é cuidar de si, da sua empresa. É estratégia e investimento!”, reforça Eliane Ota.
Sinais de alerta
Por ser uma rede que se reúne semanalmente e tem uma metodologia de desempenho de performance, os membros do BNI são acompanhados e apoiados em todo o tempo. É fácil perceber os primeiros sinais de alerta em colegas de negócios, como mudanças de comportamento: ausências ou atrasos nas reuniões, retraimento repentino, queda de produtividade e desmotivação. “Nessas horas, a escuta ativa, a empatia e o incentivo para buscar ajuda profissional são fundamentais. O networking pode ser um ponto de virada, e nos grupos do BNI, o membro encontra o apoio necessário, porque ninguém precisa carregar o peso sozinho”, reforça Mariela Ballardini.
O apoio necessário
Essa rede de apoio já transformou histórias. A corretora de seguros e membro do Grupo Vivaz, em Uberlândia, Juliana Lima, confessa que o empresário, por muitas vezes, se sente sozinho. No mercado há 17 anos, ela chegou em Uberlândia, vinda do Maranhão, há dois anos. “Eu estava pensando em desistir da empresa e o BNI foi a ajuda que eu precisava. A rede é muito mais do que a reunião semanal, a gente cria vínculos e pode contar com o apoio dos membros. Recebi muitos conselhos pontuais e isso foi uma virada de chave muito grande”, conta.
Outro exemplo é o dentista, especialista em harmonização facial, Vinícius Morais, membro do BNI Vivaz, em Uberlândia, coordenador de crescimento e ex-presidente do grupo. Ele conta que sempre teve que superar os desafios impostos pela vida. De origem humilde, foi bolsista no curso de Odontologia e teve que batalhar muito para abrir uma nova clínica em 2022. “O BNI veio para corroborar com tudo que sempre acreditei na vida, que se persistir, batalhar e viver o processo, os resultados vêm. O apoio e o networking feito na rede trouxeram solidez para o meu negócio e isso é constatado nos resultados financeiros. Isso motiva a continuar, porque o BNI é mais do que negócios, é relacionamento”, diz.
Para a diretora executiva do BNI Região Triângulo Norte, Priscila Bezerra, esse aspecto humano do networking é um dos pilares mais fortes da rede. “Nosso objetivo sempre foi potencializar resultados. Mas percebemos que quando o empresário está bem emocionalmente, ele performa melhor. É gratificante ver que o BNI se tornou também um espaço de apoio e saúde mental”.
Com encontros semanais, o BNI Região Triângulo Norte reúne atualmente 140 empresários de Uberlândia e Araguari. Além de fomentar negócios, o grupo se destaca por construir um ecossistema de confiança, onde cada membro sabe que pode contar com o outro.
Para saber mais ou participar de um encontro como visitante, acesse:
(34)991259776 Priscila Bezerra
@bnitriangulo
https://bnitriangulo.com.br/pt-BR/index