Livros, filmes e músicas são importantes aliados na hora de aprender outros idiomas

0

Pode até ser desafiador e parecer mais difícil do que realmente é, mas ler textos, livros e até reportagens pode acelerar e muito a aprendizagem de um idioma, desde as primeiras aulas. Quem se dedica a aprender uma língua estrangeira pode usar este tipo de recurso para fixar vocabulário, observar estruturas de frases e se divertir durante o processo. Outros recursos como ouvir música na língua que está estudando e assistir a filmes sem dublagem e sem legenda são igualmente eficientes. Aos poucos, é como se os ouvidos fossem se abrindo e as palavras começam a fazer sentido.

Ao adotar o hábito da leitura complementar aos estudos, o aluno desenvolve um vocabulário mais amplo e, consequentemente, aprimora a escrita e a fala. Além disso, proporciona o entendimento gramatical de como funciona a estruturação das frases. “É importante ressaltar também que, quando lemos um livro no idioma que estamos estudando, temos acesso à forma como os nativos e as pessoas fluentes se comunicam no dia a dia”, explica o coordenador acadêmico da Casa Thomas Jefferson, Abimael Almeida. “Assim, aprendemos mais expressões e novas palavras. Outro ponto importante é escolher temas que sejam do nosso interesse. Isso melhora ainda mais o aprendizado”, completa.

Músicas e filmes também auxiliam no processo de aprendizagem
Aprender inglês com música é uma das dicas recomendadas para estudantes. A música é um incentivo que auxilia na aquisição de vocabulário e reforça a memorização. Outro recurso pedagógico importante para melhorar a capacidade de entender uma língua estrangeira é assistir filmes sem usar o recurso de tradução para o idioma nativo.

“Quando você estiver assistindo, por exemplo uma série, tente vê-la com áudio original e legendas em inglês. Essa também é uma forma divertida de adquirir novos conhecimentos. Para começar, escolha títulos já assistidos anteriormente. O fato de já ter assistido a um filme ou série com a legenda em português, ou até mesmo dublada, diminui a sua ansiedade de não entender o contexto geral da história e, portanto, dessa vez a sua atenção pode ser dedicada ao idioma. Claro, essa tática também pode ser adotada com os livros”, sugere o coordenador acadêmico da Casa Thomas Jefferson.

Indicação de leitura
Reconhecida pela Embaixada dos EUA pela excelência no ensino da língua inglesa no Brasil, a Casa Thomas Jefferson aposta nessa imersão e nos diversos recursos que contribuem para o aprendizado. Ficou interessado e quer iniciar essa prática o quanto antes?

Além do Resource Center, que é uma biblioteca do século XXI, com um vasto acervo com mais de 40 mil itens em ambientes físico e digital, os courses designers da Casa Thomas Jefferson deixaram algumas indicações de leitura para todas as idades. Confira: