Fashion Day revela novos talentos da moda em Uberlândia

Desfile realizado pela Faculdade da Costura, no Alfaiataria, movimentou o cenário fashion da cidade, ressaltando a diversidade e a pluralidade de conceitos.

0

Uma noite para ficar marcada no cenário da moda em Uberlândia. A 2ª edição do Fashion Day, realizado pela Faculdade da Costura, no dia 18 de julho, no bar Alfaiataria mostrou tendências e revelou novos talentos do mundo da moda.

No evento, 19 alunos do curso de Design de Moda mostraram suas coleções-cápsula para os convidados. Foram 40 peças desenvolvidas a partir do próprio conceito temático do aluno, refletindo sua personalidade e habilidades técnicas. O processo de criação das peças envolve pesquisa, design, modelagem, costura e acabamento. Segundo o instrutor de Design de Moda da Faculdade da Costura, Joesley da Rocha, o desfile mostrou o resultado do conhecimento e evolução dos alunos ao longo do curso, que tem duração de 7 meses e uma carga de 93 horas/aulas.

O Alfaiataria foi o local escolhido para o desfile por ter sido a primeira alfaiataria de Uberlândia, em 1914 e por resgatar, por meio da história, e da conservação do casarão, a importância da moda em Uberlândia.

Durante o evento, os convidados puderam ver a diversidade e pluralidade de conceitos, como também o talento criativo dos alunos. As coleções apresentadas eram bem singulares, trazendo para a passarela o moderno e o retrô, conceitos diferenciados, texturas variadas e modelagens surpreendentes.

Pela passarela desfilaram peças em vinil, linho, renda, malha e outros tecidos, com aplicações em pedras e brilhos. Teve do ousado a alfaiataria. O CEO da Faculdade da Costura, Gledson Vieira, ressalta que o Fashion Day é uma vitrine para os alunos que são submetidos a uma imersão e experimentação no mundo da costura e da moda, proporcionando-lhes a vivência de todas as etapas industriais de uma maneira única e marcante na vida de cada aluno.

Coleções

Ana Laura: Coleção ABISSAL

Essa coleção deve levar o espectador a uma viagem de descida pelas camadas do mar profundo, aproximadamente 12.000 metros abaixo, explorando a estranheza do ambiente e dos animais que existem ou podem existir nas regiões mais remotas do oceano.

Look 1: Denominado “Un poco más oscuro” leva o espectador a adentrar a zona abissal do oceano, onde a luz do sol já não alcança.

 

Look 2: Denominado “Pez diablo set”, faz referência à uma das criaturas mais incomuns que habitam essa zona, o peixe diabo. Esse ser possui uma antena que produz bioluminescência, que serve para atrair as presas para suas mandíbulas assustadoras.

Arthur: Coleção: Amantes Eternos

Os looks foram inspirados no filme Amantes Eternos do diretor Jim Jarmusch que conta a história desse casal de vampiros que enfrenta as dificuldades da vida no mundo moderno, a ideia central na criação desses looks é explorar a dualidade que existe entre vida e morte, passado e futuro, masculino e feminino, delicadeza e brutalidade.

A escolha do linho como tecido principal faz referência ao passado, as tradições, a natureza, pureza e a feminilidade. A escolha do veludo cotelê traz um toque de modernidade, força e masculinidade a estética do look e faz referência as décadas de 70 e 80.

Sthéfanee: Coleção: Reinos Secretos

A coleção Reino Secreto foi inspirada na Maria Antonieta, a última Rainha da França. Despida do todo o protocolo real, uma dama quase comum desabrochava ao entrar no Petit Trianon, o seu Reino Secreto. A coleção foi desenvolvida com detalhes deslumbrantes, em tons pastéis e terrosos suave, excluindo propositalmente, o cor-de-rosa. O volume e a estrutura estão presentes em praticamente todas as peças, para retratar a grandiosidade de uma Rainha feliz no seu Reino Secreto.

Carol: Coleção Moldar

A coleção traz uma homenagem as modelistas que geralmente são esquecidas dentro de ateliês ou confecções, a maioria da população nem sabe que elas existem, e não conhecem o trabalho primordial dessas profissionais, sem elas provavelmente você estaria com um tecido amarrado em seu corpo, servindo de roupas. Elas são as responsáveis de tornar possível que o desenho/croqui dos estilistas ganhem “vida”.  Um lado da peça temos o traçado dos moldes no algodão cru, com penses, bolsos, gola, colarinho, manga. E do outro temos a peça pronta, e junto temos a união dessas duas profissionais pela costureira, que foi representada pelos elementos como alfinetes, marcações de costuras.

Geovanna Smith: Coleção: Sidewalk Surf

Dê as boas-vindas ao universo vibrante e eletrizante da coleção “SIDEWALK SURF” – A linha de roupas projetada exclusivamente para jovens destemidos que abraçam a vida com intensidade! Nossa coleção é uma ode à coragem, à liberdade e à exaltação das emocionantes aventuras que a vida proporciona.

Giovana Bastos: Coleção MIÈS

A coleção é uma homenagem à arquitetura moderna. Simples, porém jamais simplista! Ela é atemporal, clássica e sempre com um toque de ousadia fashion. Trabalho incessantemente com a assimetria e as formas geométricas para transmitir um dinamismo inigualável.

Matheus Henrique: Coleção OLAPOBUR

A inspiração da mini coleção OLAPUBOR e o ciclo de transformação da borboleta com 4 looks abordando as 4 fases dessa metamorfose ovo>larva>pupa>borboleta por conta do conceito de transformação cada look foi usado técnicas texturas modelagens e materiais diferentes trazendo também uma visão de sustentabilidade utilizando sacolas plásticas e sucatas de ferro-velho.

Nany Zandara: Coleção Lembranças

A coleção foi inspirada em duas fotos da minha mãe, uma aos seus 16 anos e outra na sua formatura. Na foto dos dezesseis anos ela aparece com uma blusa vermelha e um shorts vermelho com branco, o que me ajudou definir a cor vermelha para compor o look. As mangas bufantes do vestido de formatura com uma flor na cintura, que me deu a ideia de colocar as mangas e as flores no vestido. O jeans, ele veio inspirado na década de 80, que foi a época que ela tinha os 16 anos, que seria um look mais básico e esportivo.

Jacky Figueira: Coleção: Art e Amor

As duas peças têm sua inspiração no movimento Art Nouveau e na geometria do Art Deco. Uma combinação que traz à passarela peças fortes, mas com um toque de romantismo. Inicialmente, meu foco era exclusivamente no Art Deco, porém, ao perceber a harmonia entre os dois estilos, vi que unir suas características seria a melhor forma de expressar meu trabalho artístico. O resultado é uma fusão única de influências, enriquecendo cada criação com uma beleza cativante e sofisticada.

Tailane Adriano: Coleção URBANO

As peças foram inspiradas no cenário de moda atual, onde a mistura de tendências e modelagens se destaca de forma marcante. No primeiro look, explorei a alfaiataria, um tecido por muito tempo restrito ao meio formal e masculino, mas o combinei com a pochete e o boné, peças do universo moderno e despojado.

Já o segundo look é uma combinação surpreendente da alfaiataria tomara que caia com tecido corta-vento na jaqueta e calça, proporcionando um toque mais casual. A inclusão das bolsinhas, uma para batom e outra para celular, mostra o conceito utilitário, sempre presente para facilitar o dia a dia, carregando chaves, cartões e dinheiro.

Ellen Pires: Coleção Laços

Uma coleção concebida e inspirada no romantismo, trazendo a essência da leveza e sensualidade. Os laços, que adicionam delicadeza, nos remetem a presentes e boas lembranças, enquanto o bordado em forma de coração evoca o sentimento romântico. As pérolas, sinônimo de elegância e atemporais, conferem um toque clássico às peças.

Natana Alves: Coleção SOBELI

O nome da minha coleção é “Sobeli”, uma linda fusão dos nomes Sofia e Isabeli, que são fontes de inspiração para esta criação. Busquei referências no filme “Patricinhas de Beverly Hills” e no conceito Barbiecore, combinando influências dos anos 90 com um toque contemporâneo de 2023.

FOTOS: @dnovaesfotografia