Nutrólogo Claudio Barbosa publica artigo sobre Ética Médica em Nutrologia

0

O nutrólogo Claudio Barbosa, do Mater Dei Santa Genoveva, teve seu artigo “Ética Médica em Nutrologia” publicado no International Journal of Nutrology , periódico da Associação Brasileira de Nutrologia. O artigo aborda a importância da ética na prática da Nutrologia, uma especialidade médica que tem despertado grande interesse nos dias atuais, devido à busca pela beleza e emagrecimento a qualquer custo.

O autor destaca a necessidade das escolas médicas ampliarem o empenho na conscientização dos futuros médicos sobre a ética na medicina, especialmente no contexto da Nutrologia. “Vivemos em uma era em que a vaidade e a autoexposição se tornaram a norma, e o uso das plataformas digitais para divulgação de informações sobre saúde e hábitos saudáveis aumentou significativamente. No entanto, é importante garantir que essas informações sejam embasadas cientificamente e que não levem à automedicação ou à adoção de tratamentos danosos”, afirma Dr. Claudio.

“O estudo discute, com base em evidências científicas, a importância de que a abordagem nutroterápica seja pautada pela ciência e, também, no que tange ao respeito ao código de ética médica”, explica o autor. “Espero que o artigo influencie os futuros médicos Nutrólogos, e a população em geral, para que busquem profissionais habilitados, que atuem com ética, honestidade e dentro do que a ciência afirma como seguro, no que diz respeito ao emagrecimento, obesidade e doenças relacionadas aos nutrientes”, explica Barbosa.

O artigo ressalta a importância das ciências nutricionais, que têm sido amplamente estudadas e divulgadas pela mídia. No entanto, também é destacada a confusão que prevalece nessa área, com dietas milagrosas, suplementos e aplicativos de celular prometendo resultados rápidos. Diante desse cenário, as escolas médicas têm recebido recomendações para incluir o ensino da nutrição no currículo dos futuros médicos, a fim de capacitá-los a abordar corretamente questões como obesidade e desnutrição, além de combater informações não embasadas cientificamente.

O artigo também aborda o Código de Ética Médica, ressaltando a importância dos médicos cumprirem os princípios, direitos e deveres estabelecidos. Destacam-se as proibições relacionadas ao uso de redes sociais pelos médicos no exercício da profissão, incluindo a prescrição e a comercialização de medicamentos influenciados pela atividade profissional.