Crianças e jovens de Uberlândia tornam-se compositores

0

Saraus Dedo de Verso acontecem dias 16 e 29/11 com entrada franca!

Mais 100 crianças e adolescentes de Uberlândia estão tendo neste ano a oportunidade de participar do projeto social e cultural de criação literária “Dedo de Verso”, que compõe o Programa Transforma e é viabilizado com apoio do Instituto Algar. Esta é a quarta edição do projeto que atende gratuitamente crianças e adolescentes de bairros periféricos da cidade.

Durante as oficinas semanais que acontecem em instituições parceiras, como: Lar Espírita Maria Lobato de Freitas (bairro Laranjeiras), ABC do Glória (bairro São Jorge) e Comunidade Casa Tubalina (bairro Tubalina), os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o uso da palavra de variadas formas.

“Traçamos um percurso que teve a brincadeira como o principal fio condutor do processo e, a partir dela, os meninos e meninas puderam explorar elementos musicais, cênicos, visuais e poéticos, para desenvolverem coletivamente narrativas, poemas e canções que os permitem expressar suas visões de mundo, tornando-os, assim, criadores e compositores”, explica a arte-educadora do projeto, Maaruade.

Ao longo do processo de formação, os alunos também aprofundaram temas e técnicas em workshops com escritores locais e com o próprio idealizador do projeto, o escritor e músico, Enzo Banzo. “Queremos mostrar para eles que a Literatura é uma linguagem artística universal que pode ser exercida por todos”, enfatiza Banzo.

Estão todos convidados!
Chegou, então, a hora desta centena de crianças e adolescentes mostrarem para o mundo toda criatividade e talento lapidados durante o ano. Nos dias 16 e 29 de novembro, eles terão a oportunidade de subirem ao palco e expressarem suas verdades através de textos, cenas e canções elaboradas coletivamente.

“A palavra será cantada e encenada, em temas, como: circo, bruxas e fantasmas, cotidiano, comida, animais, céu, pipa e muita aventura, através de rimas, figuras de linguagem, contação de histórias e sonhos. Eles desenvolveram a criatividade, disseram o que os interessa e experienciaram o potencial transformador destas oficinas. Agora, é hora de apresentar o resultado para todos e, em especial, em um espaço cultural central, como o Cineteatro Nininha Rocha, muitas vezes distante da realidade cotidiana da maioria dos participantes”, comenta Maaruade.

Estênio Eduardo (16 anos) é aluno do projeto e fala sobre sua emoção.  “Meu sonho era estar em um palco e agora vou realizá-lo. Eu amo o teatro, a música e poder participar deste projeto está me dando a chance de lapidar meu talento e mostrá-lo para as pessoas”, disse.

Agende-se:
16/11 às 19h – Cineteatro Nininha Rocha. Gratuito com retirada de ingresso a partir de 18h.
Limite de tolerância para entrada permitida até 19h15.
29/11 – 14h – CEU Shopping Park.
Mais sobre o Dedo de Verso, acesse: @dedodeverso no Instagram e YouTube

Em sua 4ª edição, Dedo de Verso consolida-se como um importante projeto social e cultural em Uberlândia (MG), pelo escopo diferenciado e resultados positivos. Em sua 1ª edição (2017), ofereceu oficinas para alunos de escolas públicas que resultaram em apresentações em formato de sarau. Na 2ª edição (2020), produziu, de forma online durante a pandemia, os conteúdos de seu 1º álbum, disponível gratuitamente nas plataformas digitais de streaming. Na 3ª edição (2021), os participantes também produziram canções de forma online. As gravações estão em fase de finalização, e contam com participações do Grupo EMCANTAR, Luiz Salgado, Kainã Bragiola, além do próprio Enzo Banzo. Já nesta 4ª edição (2022), o projeto retomou o formato presencial de oficinas expandindo sua atuação para três instituições parceiras – Lar Espírita Maria Lobato de Freitas (bairro Laranjeiras), ABC do Glória (bairro São Jorge) e Comunidade Casa Tubalina (bairro Tubalina), totalizando crianças e jovens atendidos pelo projeto ao longo dos anos. Os resultados desta edição serão conferidos em breve nos saraus em divulgação, e posteriormente na publicação de canções em 2023. O projeto Dedo de Verso (4ª edição) é realizado pelo músico e compositor Enzo Banzo em parceria com Programa Transforma e patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas, CA 2018.13605.0138.

Sobre o Instituto Algar
Há duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado.  Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar. Há 20 anos conectando pessoas às oportunidades.