O Império do Sol em evidência

0
484915982

Veja dicas de bairros imperdíveis para visitar na capital japonesa e as melhores sake breweries para conhecer no Japão, quando as fronteiras se abrirem para os brasileiros, com as sugestões da Quicky Travel e da Theodora Home.

Tóquio é uma cidade plural em todos os sentidos. Nenhum bairro é igual ao outro. Não há nem mesmo um padrão arquitetônico que diferencie uma região da outra, tudo é absolutamente único. Passado e futuro coexistem em um enorme quebra-cabeça de bairros que guardam atrações singulares e personagens de todos os tipos. A cada esquina, ou estação de metrô, uma nova descoberta.

Mas por onde começar a montar esse enorme puzzle urbano? No momento em que todos os radares apontam para o Japão e para o maior evento olímpico mundial que o país sediará, a Quickly Travel, agência de viagens especializada no destino Japão, e o e-commerce Theodora Home, que dedica ao país uma coleção inteira de peças intitulada Yasuda, dão dicas de bairros imperdíveis para conhecer na capital, e cinco entre as melhores Sake Breweries para conhecer quando em visita ao Império do Sol.

Confira:

  1. Shibuya

De todos os 23 bairros de Tóquio, Shibuya é o mais famoso por conta da sua inconfundível agitação. É ali, em uma esquina de arranha-céus, onde fica um dos cartões postais de Tóquio, o maior e mais movimentado cruzamento do mundo, com circulação de aproximadamente 3 milhões de pessoas ao dia. São 5 ruas envolvidas no pitoresco entroncamento, 8 semáforos diferentes e um intervalo médio de 3 minutos de travessia. O melhor ponto para dar uma espiadinha no mar de gente é no segundo andar da Shibuya Station. A vista é excelente, mas não é nem de longe a maior atração da estação. Por ali, uma simpática estátua, erguida em homenagem à emocionante história de amor e fidelidade entre um homem e um cãozinho da raça Akita, atrai turistas de todos os lugares do mundo. Vale a visita!

  1. Harajuku

Harajuku é uma das regiões mais divertidas de Tóquio. Amplamente frequentada por adolescentes e jovens de todas as idades, o bairro é o epicentro da cultura pop japonesa. É famoso por abrigar inúmeras lojas que vendem desde roupas mais despojadas e coloridas a acessórios para quem quer fazer cosplay. Perder-se pelo comércio e misturar-se à juventude japonesa é um dos grandes atrativos da região.  Estando alí, não deixe de visitar os muitos cafés temáticos que há por ali. Tem de tudo um pouco, desde bichos fofinhos, como cachorros, gatos, corujas a docinhos coloridos.

  1. Ginza

Em Tóquio, a morada do luxo atende por Ginza. É ali onde estão situadas as mais famosas grifes do mundo, como Dior, Chanel, Louis Vuitton, Rolex e tantas outras. Os melhores e mais refinados restaurantes do Japão e do mundo também estão presentes na região. A Chuo-dori, a principal avenida do bairro, é o equivalente a “5th Avenue” da capital japonesa, mas incrivelmente silenciosa. Um dos destaques da região é o edifício da Wako e a sua icônica Torre do Relógio Hattori, que anos mais tarde se tornou a Seiko.

  1. Akihabara

Se existe um bairro onde otakus (fãs de animes e mangás) e apaixonados por tecnologia podem chamar de paraíso na terra, esse lugar se chama Akihabara. A região é amplamente reconhecida por reunir um grande número de lojas de eletrônicos, jogos e artigos ligados aos animes japoneses e seus personagens. O local é bastante frequentado por japoneses e turistas, sobretudo aos domingos, quando a principal rua do bairro é fechada para a circulação de carros.  Akiba, como é carinhosamente reconhecida no Japão, também é muito popular por oferecer máquinas ao melhor estilo fliperama. Por ali, é possível encontrar desde lançamentos tecnológicos, como um PS5, por exemplo, como videogames antigos e produtos para colecionadores. Seja você um fã de tecnologia ou não, vale a visita.

     5. Nakameguro

Longe das compras e da agitação dos grandes centros, Nakameguro inspira tranquilidade. É uma das zonas residenciais de classe média-alta de Tóquio e, talvez, um dos locais mais bonitos para se estar durante a primavera no Japão. O Rio Meguro, que mais se parece com um canal, é um charme só e o coração da região. É ali, aliás, onde a magia do desabrochar da sakura (flor de cerejeira), acontece, ao sobrepor às calmas águas do Meguro com uma sombra rosada.

Principais Sake Breweries no Japão – Dicas da Theodora Home ( www.theodorahome.com.br )

Fazer nihonshu (ou Sake, como o mundo ocidental conhece) é um processo que foi aprimorado ao longo de séculos a partir de avanços tecnológicos e a integração de lições indispensáveis passadas de geração em geração, mantidas nas famílias como um segredo e compartilhado com a nação para o benefício da indústria.

O Sake pode ser rastreado há milhares de anos até as margens do rio Yangtze na China e, embora essa área agora se concentre principalmente em destilados, o conceito de sake fermentado começou lá em sua forma mais crua. Teve períodos na história em que era usado exclusivamente para fins religiosos e outras vezes em que foi consumido apenas pelo escalão superior da sociedade.

O Sake é feito de quatro ingredientes principais: arroz, água, koji (espécie de fungo muito comum na gastronomia japonesa) e fermento. O processo de preparação da bebida começa com arroz integral colhido no outono. Existem mais de 10 variedades de sakamai, ou arroz com sake, que são registradas para a produção da bebida no japão.

Quando as fronteiras reabrirem e os brasileiros tiverem acesso a viagens ao Japão, veja aqui um roteiro garimpado pela Theodora Home para conhecer as principais Sake Breweries no país:

1. Akita, Hiraizumi Honpo Brewery

Capital da província mais ao norte de mesmo nome, Akita é mais conhecida pela neve, pelos onsen (águas termais), pelo fantástico Sake, por uma raça resistente de cães e pela beleza amplamente reconhecida de suas mulheres. Perto do mar e das montanhas, essa cidade pacífica abriga grandes festivais locais, museus de arte reconhecidos mundialmente e um vilarejo de samurais bem preservado. A região dá origem ao fantástico Sake Hiraizumi Honpo que revela aromas de laranja, flor e arroz e um toque de grapefruit. Esta é a mais antiga fabricante a de Sake de Akita e que remonta a 1487.  A Hiraizumi Honpo usa métodos tão tradicionais para produzir seu Sake que nenhum outro álcool é adicionado e apenas bacilos de ácido láctico naturais são utilizados em sua fabricação.  Leva em geral um mês para o fermento crescer no arroz.

2. Iwate, Nanbu Bijin Brewerey

Iwate é a segunda maior província do Japão,  em tamanho depois de Hokkaido. Seu clima fresco e agradável favorece o plantio de trigo, que é considerado o melhor do país. A paisagem natural é formada por montanhas e bacias hidrográficas, com destaque para o rio Kitakami. Vem de lá um Sake de primeira qualidade, Junmai DaiGinjo, da Nanbu Bigin.Foi selecionado como sake especial para os passageiros da primeira classe da Japan Air Line e apresenta um bom equilíbrio entre o aroma floral e o sabor encorpado. Junmai Ginjo de Nanbu Bijin tem uma Certificação Kosher, que é considerada uma das mais altas autoridades de garantia de segurança alimentar e também está de acordo com a lei religiosa judaica.

3. Hokkaido, Otokyama Brewery

Capital da província mais ao norte de mesmo nome, Akita é mais conhecida pela neve, pelos onsen (águas termais), pelo fantástico Sake, por uma raça resistente de cães e pela beleza amplamente reconhecida de suas mulheres. Perto do mar e das montanhas, essa cidade pacífica abriga grandes festivais locais, museus de arte reconhecidos mundialmente e um vilarejo de samurais bem preservado. A região dá origem ao fantástico Sake Hiraizumi Honpo que revela aromas de laranja, flor e arroz e um toque de grapefruit. Esta é a mais antiga fabricante a de Sake de Akita e que remonta a 1487.  A Hiraizumi Honpo usa métodos tão tradicionais para produzir seu Sake que nenhum outro álcool é adicionado e apenas bacilos de ácido láctico naturais são utilizados em sua fabricação.  Leva em geral um mês para o fermento crescer no arroz.

4. Miyagi, Saura Brewery

Situada na região nordeste do Japão, a província de Miyagi fica a 300 km de distância de Tóquio. A Ilha “Matsushima”, uma das três mais belas paisagens do Japão, é propriedade de Miyagi. A região também conta com boa área para a prática da pesca. Localizada em Miyagi, a Saura Co., Ltda é produtora do Urakasumi Sake e responsável por torná-lo nacionalmente famoso. Fundada em 1724 para fornecer “sake sagrado” ao Santuário Shiogama, hoje a produtora opera três fabricas: “Kyoho-gura”, “Taisho-gura” e “Yamoto-gura”. Juntas elas produzem cerca de 12.000 “Goku” (aproximadamente 2.164.777 litros) de Sake por ano, sendo uma empresa líder na região. A Saura Co., Ltd. também é conhecida por ter feito uma grande contribuição para melhorar a qualidade sake local.

5. Yamagata, Shindo Brewery

A província de Yamagata fica localizada na região de Tohoku, região norte da ilha principal de Honshu e sua capital é a cidade de Yamagata. Grande parte do terreno de Yamagata é montanhosa, e um dos principais pontos turisticos é o templo Yama-dera que fica no cume de uma montanha local. Outros pontos de interesse são as três montanhas de Dewa, conhecidas como Dewa Sanzan, que é um conjunto de três montanhas sagradas da religião shintoista. Com acesso a arroz de qualidade, água e gerações de know-how, não é de admirar que a fabricante local de sakes Shindo tenha se tornado conhecida no Japão e em todo o mundoOs Sakes Shindo ganharam popularidade internacionalmente nas últimas décadas e são especialmente conhecidos em Hong Kong. Há alguns anos, Shindo começou a exportar algumas variedades de seu saquê para Cingapura, e elas são estocadas exclusivamente na Orihara Shoten. Seu Sake também ganhou uma série de prêmios em Londres e na América, incluindo os principais prêmios nas categorias de Sake do International Wine Challenge em 2010 e 2011.

Ficou com vontade de ir para o Japão e conhecer todas essas regiões? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem. Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588. www.quicklytravel.com.br

Gosta do design japonês? A Theodora Home te convida a visitar seu e-commerce e conhecer os objetos de sua coleção Yasuda, entre os quais a louça típica para se tomar sake. www.theodorahome.com.br

Sobre a Theodora Home:

Theodora Home é um canal e e-commerce de décor, para todos que buscam transformar a sua casa em um verdadeiro refúgio.

Com curadoria equilibrada entre peças garimpadas pela fundadora Marcela Caio, design criado pelo Studio TH (estúdio de design e produção da marca) e parcerias e collabs com amigas da TH, o site contempla uma seleção de mais de 3.000 peças entre móveis, objetos para casa e mesa posta. A plataforma conta com editoriais criados semanalmente, vídeos e produções autorais.  Entre as marcas internacionais e os designers brasileiros, a Theodora Home representa mais de 30, incluindo designers nacionais como Assouline, Baccarat, Galeria Lume, Christofle, Donatelli Tecidos, Humberto da Mata, Royal Limoges, Nara Ota, Nicole Toldi, Richard Ginori e Trousseau.