A comissão organizadora da Mostra Teatro e Autoconhecimento, que é aberta para artistas, grupos teatrais de todo o Brasil e interessados no tema, divulgou a programação do evento que tem início dia 21 e segue até o dia 24 deste mês, na internet, devido ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.
Idealizada pela atriz Katia Lou, a Mostra contará com os artistas selecionados via edital e também com convidados de múltiplas áreas: teatro, xamanismo, fisioterapia, psicologia, entre outras compreendendo as seguintes atividades: 03 oficinas, 04 palestras, 03 espetáculos, 01 performance, 02 painéis e o lançamento de um curta-metragem. Participarão da Mostra como selecionados, na categoria Ações Cênicas: Chica Par(t)indo – Amanda Aloysa (MG), Deitar viva sobre a terra – Elis Ferreira (MG); Baquaqua – Wesley Cardozo (RJ) e DasÁguas – Cris Campos Sereia (MA). Na categoria Oficinas: A Arte Como Caminho – Ana Domitila (MG) e Dance Seus Ritmos – Carol MahaShakty (MG) e Painel: Me equivoquei no espaço – Delaney Antônio Pereira Junior (MG).
O evento será transmitido no canal do YouTube da atriz Katia Lou e as oficinas serão ministradas via plataforma Zoom.
Participação nas oficinas
Segundo Katia Lou, as inscrições para as oficinas foram estendidas até o dia 20 de julho e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/
O projeto e a remuneração dos selecionados
A Mostra é um evento artístico-cultural que tem como foco compartilhar estudos teóricos e práticos que se localizem na intersecção entre o teatro e o autoconhecimento. “O objetivo geral da Mostra é estimular a reflexão, difusão e fruição das artes cênicas e em especial do Teatro e sua conexão com outras áreas do conhecimento e estimular a criação artística e pesquisa de novas linguagens”, complementa Katia Lou.
Realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o projeto irá remunerar, além dos convidados, os trabalhos selecionados via edital com os seguintes valores: R$ 1.500,00 (ações cênicas); R$ 1.300,00 (oficinas) e R$ 300,00 (painéis).
Serviço:
O quê: Mostra Teatro e Autoconhecimento
Quando: 21 a 27 de julho de 2021
Onde: No YouTube no canal Katia Lou e/ou outras plataformas associadas ao evento.
Ingresso: gratuito
Informações: @katialoua ou katialourenco@grupontape.com.
Programação da Mostra
Dia 21/07 – Terça-Feira
19h – Roda de Conversa: Apresentação da Mostra e Bate-papo de abertura com os artistas.
Dia 22/07 – Quarta-Feira
18h – Palestra: Autoconhecimento e Cura
Classificação: Livre
Dr. Dean Azevedo (Uberlândia-MG)
Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Especializou-se em diferentes abordagens que envolvem a relação entre mente e corpo, sendo as principais: Osteopatia, Microfisioterapia, Leitura Biológica, Liberação Somatoemocional, Programação Neurolinguística, Coach Integral Sistêmico, Rebirthing e Psicoterapia do Inconsciente
19h – Palestra: Xamãs – Os contadores de história
Classificação: Livre
Léo Artese (São Paulo-SP)
Estudioso de xamanismo e condutor de cerimônias, ritos, grupos de estudo, cursos e oficinas de xamanismo há mais de 30 anos. Criador e condutor das Jornadas Xamânicas Voo da Águia e do Movimento “Xamanismo Sem Fronteiras”, com ações em diversos estados brasileiros e em vários países. Idealizador do Encontro Brasileiro de Xamanismo e Virada Musical Xamânica. Palestrante, comunicador e autor de livros, terapeuta holístico e contador de histórias.
20h30 – Espetáculo: DasÁguas – Sereia Cris (São Luís-MA)
Classificação: Livre
Duração: 56 minutos
Bate-papo sobre processo criativo após a exibição – Mediação Cris Lozano
Sinopse:
DasÁguas é a história da Mulher que mergulha em si mesma para não se afogar. É um show narrativo de linguagem híbrida que permeia a música, a performance, a contação de histórias e a dança. É um trabalho multilinguagem com músicas, textos e histórias autorais (intercalados com a criação de outros artistas), que aborda a questão da mulher (o feminino, a sereia, o machismo, opressão, suas expectativas, medo); da água (sua importância para existência dos seres vivos neste planeta e a relação com as divindades que habitam nos ambientes aquáticos) e do espelho (como algo que revela ou ofusca, como reflexo; espelho de Oxum, espelho do colonizador).
Ficha técnica:
Performance Solo: Cris Campos
Percussão e voz: Fernanda Preta
Percussão e cordas: Jales Carvalho
Cordas: Hugo Cesár
Bateria: Thierry Castelo Branco
Contrabaixo: Ramusyo Brasil
Direção cênica: Renata Figueiredo e Vivi Vazzi
Direção musical: Ramusyo Brasil
Dramaturgia: Cris Campos, Renata Figueiredo e Vivi Vazzi
Cenário, figurino e Direção de Arte: Aurea Maranhão
Adereços e elementos de cena: Urias de Oliveira e Emanuel Balata
Técnico de som: Cid Campelo
Criação da luz e Técnico de Luz: Lauande Aires
Fotos: Paula Barros
Câmeras: Beto Pio, Edilson Alves, Arnaldo Formiga
Edição e Finalização do Vídeo: Beto Pio
Produção: Cris Campos
Composições: Cris Campos, Marino Pinto e Paulo Soledade (domínio público)
Dia 23/07 – Quinta-feira
17h – Palestra: Histórias e Autoconhecimento
Classificação: Livre
Soraya Mariani (São Paulo-SP)
Medicine Woman. Psicoterapeuta. Educadora. Autora. Pesquisadora. Moon Mother. Womb Keeper. Idealizadora e coordenadora da Ciranda da Lua – Espaço de Desenvolvimento Humano, Bem Estar, Arte e Cultura, em S. Paulo, Brasil, do Encontro Mundial de Círculos de Mulheres e da Universidade do Sagrado Feminino.
18h30 – Estreia do Curta Metragem:
Varka, a menina que não podia dormir – Inês Peixoto (BH-MG)
Classificação: Livre
Duração: 16 minutos
Sinopse:
Inspirado no conto de Anton Tchékhov, “Varka, a menina que não podia dormir”, narra a trágica história de uma babá de 13 anos, que é obrigada a trabalhar 24 horas por dia, sofrendo maus tratos e humilhações, na Rússia, final do século XIX. Ressignificando um trabalho inicialmente criado para o Sesc Fortaleza, Inês Peixoto editou as imagens, criando um curta de 16 minutos, que nos faz refletir sobre essa exploração que atravessa séculos, constatada pelo constante aumento dos índices de exploração do trabalho infantil mundo afora. Segundo a Unicef, houve um aumento de exploração do trabalho infantil na pandemia e 160 milhões de crianças e adolescentes no mundo vivem nessas condições.
19h – Palestra: Teatro e Autoconhecimento
Inês Peixoto
Com quase 40 anos de carreira e desde 1992 integrando o elenco do Grupo Galpão (BH), a atriz Inês Peixoto, carrega uma respeitável bagagem artística, com trabalhos no teatro, cinema e televisão, seja atuando ou dirigindo. Já foi agraciada com 12 prêmios por sua atuação em teatro e três prêmios por sua atuação em cinema. Em 2019, Inês Peixoto criou seu projeto autoral com a montagem da peça, Órfãs de Dinheiro, realizado de forma independente, em que assina a concepção, texto e figurino, com direção de Eduardo Moreira.
20h30 – Espetáculo: Chica Par(t)indo
Classificação: 12 anos
Duração: 50min
Bate-papo sobre processo criativo após a exibição – Mediação Cris Lozano
Sinopse:
Chica Benta está gestante e a qualquer momento seu bebê pode vir ao mundo. Está numa estação de trem e deseja dar à luz junto aos seus, espera que este momento aconteça quando ela chegar ao seu destino, mas… Todo o seu planejamento saí fora do controle e Chica Benta tem que se ressignificar.
Ficha Técnica:
Atuação: Amanda Aloysa – palhaça: Chica Benta
Direção: Karla Concá
Argumento: Amanda Aloysa
Dramaturgia: Amanda Aloysa e Karla Concá
Trilha sonora: Amanda Aloysa
Ensaiadora: Amanda Barbosa
Op. luz: Amanda Barbosa
Produção: Amanda Aloysa
Dia 24/07 (Sábado)
17h – Painel convidado (ao vivo): Teatro e Neurociência
Classificação: livre
Sinopse:
Compartilhamento sobre o olhar de processos criativos sob a perspectiva da neurociência.
Kátia Bizinotto
Atriz, gestora, produtora e co-fundadora do Grupontapé, advogada com Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento.
18h – Painel (vídeo): Me equivoquei no Espaço – Delaney Junior (BH-MG)
Classificação: Livre
Sinopse:
E no meio ao caos, encontramos alguns sonhos, nos desencontramos, viramos a esquina e ali estão elas, as ilusões, entre o voo e o pairar, ficam no ar as dúvidas, medos, anseios, desejos, o fogo e a água. É preciso que entremos em caminhos desconhecidos para que possamos nos conhecer.
Ficha Técnica:
Criação e concepção: Delaney Junior
Dramaturgia: Gustavo Faraco
Dramaturgia sonora e edição: Delaney Júnior
18h30 – Espetáculo: Baquaqua – Wesley Cardozo (Niterói-RJ)
Classificação: 10 anos
Duração: 55 min
Bate-papo sobre processo criativo após a exibição – Mediação Cris Lozano
Sinopse:
Muitos eram os negros africanos que cruzaram o Atlântico em direção ao Brasil na condição de escravizados, praticamente não existe registro autobiográfico. Mahommah Gardo Baquaqua foi uma das poucas exceções. Oriundo do atual Benin, Baquaqua escreveu aquela que até hoje é considerada a única autobiografia de um ex-escravizado que viveu no Brasil.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Rogério Athayde
a partir da biografia de Mahommah Gardo Baquaqua & Samuel Moore
Tradução: Robert Krueger
Direção: Aramís David Correia
Ator: Wesley Cardozo
Preparação Corporal: Tatiana Tiburcio
Direção de Produção: Dagba Produções
Produção de Set: Claudia Carnevale
Direção de Fotografia: Henrique Oliveira (Panan Filmes)
Assistente de Câmera: Vinícius Scalzilli
Figurino: Carla Costa
Assistente de Figurino: Cassia Salles
Cenário: Silvia Portugal
Cenotécnico: Rostand Albuquerque (Galpão6centos Cenografia)
Iluminação: Wilson Reiz
Direção Musical: Fabio Simões Soares
Sonorização: Anderson Silva
Programação Visual: Douglas Zacharias
Rede Social: Flavia Fontes
Visagismo: Bruno Matsolo (@barbeiroafricano)
Libras: Jadson Abraão (@jdl_traducoes)
Fotógrafa: Fernanda Dias
20h30 – Performance: Deitar viva sobre a terra – Elis Ferreira (São João del-Rei-MG)
Duração: 6:37 min
Classificação: Livre
Bate-papo sobre processo criativo após a exibição – Mediação Cris Lozano
Sinopse:
Um chamado para habitar a terra, os incômodos, os dias eternos e internos, a poeira e o barro. Nós estamos aqui.
Ficha técnica:
Concepção, performance e texto: Elis Ferreira
Edição e montagem de vídeo: Marlon de Paula
Música: Moonlight de Middle Mountain
Direção: Carolina Corrêa
Material produzido na residência artística Autoficção sensorial Apoio: Tiradentes em cena