segunda-feira, agosto 2, 2021
Home Destaque Conheça as 5 ...

Conheça as 5 vitaminas que previnem resfriados e doenças no inverno

Nutricionista do Minuto Saudável, Angela Federau orienta as melhores formas e práticas para estar em dia com a saúde durante a estação.

O inverno é uma estação muito sensível para algumas pessoas. A mudança brusca na temperatura, aliada a um tempo mais seco que o outono, pode mexer com o organismo e baixar a imunidade. Por isso, o Minuto Saudável, área de conteúdos de saúde do Consulta Remédios, maior plataforma de buscas de medicamentos do Brasil, separou uma lista das vitaminas recomendadas para prevenir resfriados e doenças.

“Neste momento, o ideal é focarmos no fortalecimento do sistema imunológico”, recomenda Angela Federau, nutricionista do Minuto Saudável. “A suplementação é uma alternativa, sim, mas a maioria dessas vitaminas podem ser adquiridas a partir de uma alimentação de qualidade”.

Confira abaixo uma lista de alimentos recomendados para o inverno, que podem auxiliar na aquisição desses nutrientes:

Vitamina C, pouco consumida no inverno e fundamental na prevenção de resfriados

A vitamina C é vital prevenção de gripes e resfriados. Por coincidência, é uma das que consumimos menos no inverno: temos a tendências de ingerir menor quantidade de salada nesse período, como tomate, brócolis e couve-flor, e muitos desses alimentos contêm altos índices da vitamina. Por isso, dê preferência ao consumo deles e também de pimentão e outros vegetais verdes.

Vitamina A, para prevenir infecções

Uma das vitaminas que atuam na proteção do corpo de infecções, a Vitamina A também é responsável pela renovação das células. Caso o corpo entre em contato com vírus e bactérias, mais comuns no frio, as células de defesa atuarão para defender o organismo de forma mais ágil. A Vitamina A está presente nos vegetais como o espinafre, cenoura e abóbora. Além disso, a gema do ovo e os óleos de peixes também possuem a  vitamina.

Vitaminas do complexo B, que equilibram o metabolismo e reduzem inflamações

As vitaminas do complexo B são muito importantes para um funcionamento pleno do organismo durante o inverno: elas atuam em diversos processos metabólicos do corpo e, também, reduzem as chances de inflamações (B6 e B9). São encontradas na soja, lentilha, carnes, arroz integral, feijão e na banana.

Vitamina E, com ação antioxidante e auxílio na prevenção de doenças

A Vitamina E ajuda na prevenção de doenças como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Você pode encontrar altos índices do nutriente na castanha-do-pará, amendoim, nozes, óleos vegetais e vegetais verdes-escuros. Vale ressaltar que a vitamina possui alta ação antioxidante e contribui para o equilíbrio e funcionamento pleno do sistema imunológico.

Vitamina D, escassa no inverno e essencial para prevenção de doenças

Oriunda de uma substância derivada do colesterol presente na pele, a Vitamina D é responsável por facilitar a absorção de cálcio pelo organismo e também previne doenças como obesidade e diabetes. Uma exposição saudável diária ao sol, por cerca de 20 minutos, é considerada a ideal para manter os níveis. Como no inverno isso é mais difícil, é recomendada uma alimentação com atum, salmão e ovo cozido, entre outros. É recomendado, também, um exame esporádico para saber os níveis. Em alguns casos, a suplementação de Vitamina  pode ser o caminho mais indicado.

Alimentação saudável antes do inverno ajuda a evitar suplementação

Angela Federau reforça que, apesar de parecer mais simples reforçar a saúde com um suplemento ou composto vitamínico, o ideal mesmo é apostar na boa alimentação bem antes das temperaturas começarem a baixar.

“Não é nenhuma novidade que um cardápio equilibrado e hábitos saudáveis são a chave para um organismo mais preparado para combater infecções e agentes externos danosos”, diz. “Por isso, vale mudar o cardápio antes de recorrer aos suplementos e caso precise usá-los, somente com orientação médica ou nutricional”.

Sobre o Consulta Remédios | www.consultaremedios.com.br

O Consulta Remédios é o maior comparador de preços de itens de farmácia do Brasil e o quinto maior portal farmacêutico do mundo em número de acessos, tendo mais de 400 farmácias cadastradas. Com mais de um milhão de usuários por dia, é líder      em resultados orgânicos relacionados a medicamentos e saúde. Conta também com duas plataformas, o      “Bleeza”, de reviews e resenhas de produtos de beleza, e o Minuto Saudável, plataforma de informação sobre saúde, beleza e bem-estar.

A plataforma ainda pode ser indicada pelo profissional para que seu paciente tenha acesso à bula e ao preço, e saiba onde comprar um medicamento prescrito. Uma simples busca no Consulta Remédios revela que ao utilizar a plataforma é possível economizar até 90% na hora da compra. Hoje, o CR atende todo o Brasil e, em agosto de 2019, passou a disponibilizar ao consumidor o serviço de compra diretamente pela    plataforma, sendo o primeiro portal a realizar esse serviço.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes