Cirurgião plástico de MG, Thiago Marra, funda Associação Brasileira de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais

0

Procedimentos estéticos viram ações judiciais entre médicos e dentistas. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades, os métodos invasivos devem ser realizados apenas por quem estudou medicina. A classe odontológica, por outro lado, diz que a reclamação é movida por reserva de mercado.

Brasil, junho de 2021: Desde 2016, as duas profissões brigam na Justiça – dentistas lutam para terem liberdade em realizar procedimentos estéticos na face, e médicos tentam impedir, mas foi com o cenário da Covid que o impasse aumentou e fez a categoria odontológica perder o sorriso.

Em função do isolamento social, adesão do home office e aumento das videoconferências as pessoas passaram a investir mais em harmonização orofacial para ficar bem nos selfs e nas videoconferências.

O efeito Zoom registrou em 2020 um aumento de 540% na procura por procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. Rinoplastia (também conhecida como plástica no nariz), lifting facial, preenchimento e Botox foram os mais populares no primeiro trimestre desse ano. Somente o Google detectou um aumento de 4.800% na procura por informações sobre a rinoplastia e o preço do procedimento.

Uma pesquisa conduzida pela empresa Equation Research mostrou que 35% das mulheres que já possuem um procedimento de aprimoramento cosmético em seu currículo, planejam seus próximos tratamentos em 2021 e estão dispostas a gastar mais em procedimentos do que em 2020.

Com estimativas positivas, médicos e dentistas querem morder essa fatia de mercado. E é justamente esse consumidor da beleza que está sendo disputado na justiça e retoma a discussão de quem pode realizar a Harmonização Orofacial? Dentistas ou cirurgiões?

Para responder o questionamento, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) vem novamente reafirmar a autorização legal e a inquestionável competência do Cirurgião-Dentista para execução dos procedimentos de HOF.

Desde que a Harmonização Orofacial foi regulamentada como especialidade Odontológica, há uma tentativa infundada de tornar o serviço exclusivo aos médicos da cirurgia plástica e dermatologia, como forma de reserva de mercado. Os Cirurgiões-Dentistas são comprovadamente aptos para o exercício da Harmonização Orofacial em sua autonomia legal”, afirma Juliano do Vale presidente do CFO .

Já o cirurgião plástico, Dr. Thiago Marra, que também é membro da associação brasileira de médicos pós graduados – ABRAMEPO, combate a reserva de mercado justificando que segundo ranking da CWUR (Center for World University Rankings), o Brasil possui as melhores universidades de odontologia do mundo.  No levantamento de avaliação, a Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking mundial, o Curso de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) aparece em quarto lugar e o da UNICAMP (Universidade de Campinas) em quinto. “Isso significa que temos 3 dos 5 melhores cursos de odontologia no mundo”, comenta o Dr Marra, ao mencionar que na grade curricular desses profissionais tem mais disciplinas de cabeça e pescoço do que no curso de medicina.

Dr. Thiago Marra comenta sobre o assunto com muita firmeza e argumenta que todos os profissionais tem direito a se especializar e a realizar os procedimentos desde que tenham comprometimento com a vida do paciente e qualificação profissional.  “Assim como os dentistas, eu também fui perseguido incansavelmente pela reserva de mercado. Isso tem que parar”, comenta ao informar que para jogar um jato de água fria nessa briga e na contramão da classe médica, está encabeçando um dossiê de apoio à classe odontológica para uma ação coletiva com dentistas de todo o Brasil, e lança a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais.

Serviço: Lives

Dia: todas às segundas-feiras – reserva de mercado
Horário: 20h
Link: https://www.instagram.com/drmarra/

https://www.instagram.com/drmarra/

Cirurgião Plástico Dr. Thiago Marra:

é membro da associação brasileira de médicos pós graduados – ABRAMEPO, e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica. Além de ser especialista em rinoplastia, realiza vários procedimentos como prótese de mama, mastopexia, lipoaspiração e harmonização facial, para depois da cirurgia de redesignação sexual. Fora do centro cirúrgico, fundou a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais que visa combater a reserva de mercado e apoiar a classe da Odontologia para realização de procedimentos estéticos, como a harmonização orofacial.