UMC é credenciado pelo SUS para realização de transplantes de rins e fígado em Uberlândia

0

Unidade é a única na cidade habilitada para execução do procedimento

O UMC – Uberlândia Medical Center foi credenciado pelo Sistema Único de Saúde – SUS e passará a realizar cirurgias de transplantes de rins e fígado em Uberlândia, atendendo a toda a região, de forma gratuita, de acordo com a lista de espera e designação dos pacientes, pelo MG Transplantes, quando de doações dos órgãos. Para estes atendimentos foi instalado um ambulatório que, aliado a estrutura hospitalar já existente no complexo, será utilizado durante o processo de acompanhamento dos pacientes, que serão atendidos mediante encaminhamento médico, e seguirão com a conclusão do diagnóstico e confirmação da necessidade de transplante, assim como a inclusão do paciente na lista de espera, cirurgia e pós-operatório. Com a novidade, moradores de Uberlândia e da região, que atualmente precisam ir para outras cidades e estados, nesta luta pela vida, poderão ser atendidos com maior agilidade, dentro dos tempos necessários para o sucesso do transplante.

A estrutura preparada para o atendimento dos pacientes conta com um espaço físico em que serão realizadas as consultas obrigatórias para o transplante e o suporte para a parte organizacional e documental. Para a fase seguinte, quando há o encontro de um doador compatível e o próximo passo é a realização do procedimento cirúrgico, a unidade hospitalar do UMC já é preparada para cirurgias de alta complexidade e de grande porte, em que se encaixa o transplante, como detalha a enfermeira coordenadora da unidade, Ana Cláudia de Alvarenga Bruneli. “O processo do transplante inicia no ambulatório, onde há salas para o trabalho administrativo, com assistente que irá recepcionar o paciente e ajudar com toda a parte organizacional, de documentação, solicitação de exames, agendamento de consultas, avaliação de critérios e ainda o consultório em que serão feitas as consultas multidisciplinares, com médicos cirurgião e clínico, e avaliações obrigatórias no acompanhamento pré e pós operatório com enfermeiro, psicólogo, entre outras especialidades. Para a realização do procedimento cirúrgico, a parte hospitalar já é muito bem estruturada para cirurgias de alta complexidade, como o transplante, com recepção, centro cirúrgico, central de esterilização, UTI, unidades de internação e pronto atendimento”, explica Ana Cláudia.

Além da estruturação do espaço físico, uma equipe multidisciplinar especializada foi formada para atender o processo que demanda atuação de inúmeros especialistas, como comenta o coordenador da unidade de transplantes do UMC, Guilherme Marques Andrade. “São inúmeros os profissionais envolvidos no processo de transplante que acompanham o paciente de ponta a ponta, do pré, intra e pós operatório, desde a equipe médica (cirurgiões, clínicos de várias especialidades, anestesistas, etc), enfermeiros, psicólogos, nutricionista, assistente social, e odontólogo. A cadeia de cuidado tem que estar extremamente alinhada, desde a recepção do paciente na entrada do hospital, quando este é convocado para o procedimento, passando por procedimento cirúrgico cronometrado, exames realizados na hora, monitorização 24 horas, cuidado com imunossupressão e infecções. É um paciente extremamente complexo, talvez um dos mais complexos da medicina, o que torna o desafio engrandecedor”, explica o especialista.

O diretor do UMC, Alexandre de Menezes Rodrigues, destaca a importância desta novidade, que teve o anúncio oficial e a assinatura de convênio na tarde desta terça-feira, 29 de junho, no gabinete do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. “É uma grande satisfação para nós do UMC recebermos este credenciamento do SUS e passar a atender a pacientes que estão na fila de espera por transplantes, sem nenhum custo para eles e de forma ágil e com o que há de mais moderno em equipamentos e equipe. Com este credenciamento passamos a atender pessoas que antes precisavam se deslocar para outras cidades e esperar por uma doação, sendo que estando em Uberlândia eles poderão ter um atendimento imediato quando houver a doação e notificação do MG Transplantes. Este é um momento especial para o UMC, Uberlândia e toda comunidade”, finalizou o diretor.