Cia. Cultural EMCANTAR lança documentário inédito sobre Congado e Folia de Reis de Araguari (MG)

0

Lançamento marca o início das comemorações de 25 anos do EMCANTAR.

Ser uma ferramenta documental legítima e pioneira para o processo de reconhecimento oficial das manifestações culturais populares de Araguari (MG), garantindo sua difusão e a preservação da identidade afro-brasileira. Esse é o propósito do documentário inédito “Arraial da Ventania, do Congado e das Folias”, que será lançado pela Cia Cultural EMCANTAR e exibido pela primeira vez no próximo dia 18 de junho às 19h no Canal do Youtube EMCANTAR.

Durante o mês de abril de 2021, a equipe de produção do documentário, dirigido pelo cineasta, Yuji Kodato, realizou as filmagens com 14 ternos de Congado e quatro companhias de Folias de Reis. O resultado que todos vão poder conferir na internet é uma bela obra cinematográfica documental de curta metragem, permeada de cantoria, história, tradição e fé, com depoimentos que revelam a origem e a trajetória desses grupos na cidade de Araguari, sua estrutura enquanto irmandades, entre tantas outras coisas.

O lançamento do documentário destaca também a atuação da Cia. Cultural EMCANTAR como Ponto de Cultura da Rede Cultura Viva, e marca sua presença na sociedade com ações de valorização da cultura local, no momento em que completa 25 anos.

“O lançamento do documentário marca o início das comemorações de 25 anos do EMCANTAR e tem o intuito de mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus para o setor de cultura na região, valorizando as tradições populares, colaborando de forma emergencial com famílias de baixa-renda, e auxiliando os grupos para a retomada pós-pandemia”, diz Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor da Cia. Cultural EMCANTAR.

No ano de 2020, não houve festa do Congado em função da pandemia, o que prejudicou os grupos, seus integrantes e famílias. Da mesma forma, o período de janeiro de 2021, no qual as Folias de Reis possuem maior atividade, foi marcado pelas medidas de precaução ao Covid-19.

O documentário, cujo conteúdo é livre e gratuito, foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Associação de Congados, Moçambiques e Catupés e com a Associação de Folias de Reis de Araguari, garantindo assim também a continuidade das políticas culturais. Durante as gravações foram tomadas as medidas de prevenção ao coronavírus.

Ficha Técnica 

Idealização e Realização: Cia. Cultural EMCANTAR (Ponto de Cultura)

Coordenação Geral e Entrevistas: Marco Aurélio Querubim

Direção e Captação de Imagens: Yuji Kodato

Edição de Vídeo: Roberto Camargos

Tratamento de Áudio: Carlim Ribeiro

Produção Executiva: Nayara Fernandes e Fernando Pires

Comunicação: Maíra de Ávila e Mávia Belem

Associação de Folias de Reis de Araguari-MG

Companhia Divino Espírito Santo

Companhia Estrela Dalva

Companhia Nossa Senhora da Penha

Companhia Viagem a Belém

Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari-MG

Catupé Cacunda

Congo Branco

Congo de Ouro

Congo Marinheiro de São Benedito

Congo Nossa Senhora da Guia

Congo Princesa Isabel

Congo Rosário de Maria

Congo Santa Isabel

Congo Treze de Maio

Congo Verde

Moçambique Branco

Moçambique de Angola de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário

Moçambique Dourado

Moçambique Sainha Azul

25 anos Cia. Cultural EMCANTAR

Fazer arte e encantar pessoas! É assim que, há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação, o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL, realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação, tendo envolvido mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiados em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações.

Serviço:

O quê: Lançamento Documentário “Arraial da Ventania, do Congado e das Folias”

Onde: Canal do Youtube EMCANTAR 

Quando: 18/06/2021 às 19h