Novo programa gratuito forma jovens aliando Educação Empreendedora e Vivências Artístico-Culturais

0

Os participantes terão atividades até o final do ano.

ArteMove – Cultura e Empreendedorismo é o nome do programa que nasceu fruto dos mais de 10 anos de parceria entre o EMCANTAR Social e o IAMAR – Instituto Alair Martins com o objetivo de formar jovens protagonistas com uma visão de vida empreendedora.

Para isso, os idealizadores do ArteMove, que possuem vasta experiência quando o assunto é formação para o desenvolvimento humano, juntaram duas de suas metodologias neste projeto, que teve início em abril com 95 jovens aprendizes da Fundação CDL de Uberlândia (MG).

O objetivo da parceria é expandir o eZAPe! Virtudes Empreendedoras, programa educacional do IAMAR que já formou mais de 55 mil jovens no sentido de dotá-los de uma filosofia de vida que seja funcional para sua emancipação pessoal, social e produtiva.

A tecnologia social do IAMAR é pautada na Pedagogia da Presença, com uso de exemplos através de histórias inspiradoras de vida, e no desenvolvimento de Projetos como elemento prático para transformar sonhos em realidade. O eZAPe! visa  contribuir com a formação de um jovem autônomo, solidário e capaz de inserir-se no mundo do trabalho.

Potencializando o eZAPe! com a Pedagogia do Encantamento

A novidade é que, ao programa eZAPe! do IAMAR, será acrescida e integrada a Pedagogia do Encantamento, sistematizada pelo EMCANTAR, instituição que por sua vez já formou também milhares de outros jovens através de projetos socioeducacionais.

A metodologia vai colaborar para a descoberta de potenciais, o desenvolvimento do empreendedorismo como uma atitude básica diante da vida, e de virtudes como criatividade, protagonismo, adaptabilidade, liderança e proatividade.

Na concepção do EMCANTAR, cultivar virtudes é essencial para o desenvolvimento de uma pessoa já que elas se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. A Pedagogia do Encantamento entra nesse programa justamente com o fortalecimento do empreendedorismo no seu sentido mais amplo, por meio dos conceitos de equipe, protagonismo, liderança e afetividade. Não é só empreender no negócio, mas empreender na vida e a arte tem esse poder.

O programa ArteMove tem carga horária de 135 horas, distribuída entre oficinas, atividades remotas em plataforma digital, mostra de projetos e apresentações artístico-culturais criadas pelos alunos juntamente com o EMCANTAR.

O resultado será apresentado através de uma Feira de Empreendedorismo e em um espetáculo do Grupo EMCANTAR, que está em 2021 completando 25 anos de história dedicada à arte e à cultura.

Para conhecer mais:

Sobre a metodologia

Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras: http://virtudesqueencaminham.org.br/zape-programa/

Pedagogia do Encantamento: https://www.emcantar.org/pedagogiadoencantamento

Sobre os idealizadores

EMCANTAR: Ao longo de quase 25 anos de história, mais de meio milhão de pessoas já foram encantadas pela Companhia por meio de espetáculos, oficinas de formação com educadores, crianças e adolescentes, além de produtos essencialmente artísticos e potencialmente pedagógicos, como CDs, DVDs e livros.

IAMAR: Instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP e mantida pelas empresas Martins e Tribanco. Atua desde 2005 com a missão de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da Educação para o Empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.

Sobre o parceiro aplicador

FUNDAÇÃO CDL de Uberlândia: Instituição socialmente responsável que oferece desenvolvimento empresarial, social e humano por meio de várias soluções. A fundação foi criada pelo CDL Uberlândia, associação empresarial cujo objetivo é contribuir para o avanço da sociedade e que oferece diversas soluções capazes de aumentar a produtividade e os resultados das empresas.