sexta-feira, junho 18, 2021
Home Destaque Dicas para ma...

Dicas para manter uma boa alimentação durante a quarentena

Variar os alimentos e se atentar ao modo de preparo são algumas práticas que podem auxiliar a enfrentar esse desafio

Com o avanço da pandemia, as medidas para conter a disseminação da Covid-19, como o isolamento social e o trabalho remoto estabelecido, podem afetar a rotina alimentar.

Manter uma boa nutrição é crucial para a saúde, especialmente em momentos em que o sistema imunológico pode precisar se defender. “Existem maneiras de manter uma boa alimentação, mesmo durante esses tempos difíceis. Planejar as refeições com antecedência e variar os alimentos, ao invés de limitar as mesmas opções todos os dias, são práticas que ajudam na boa nutrição”, comenta a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato.

Variar os alimentos
Em situações mais estressantes é comum que o corpo demande alimentos mais calóricos. Marilia explica que o ideal é criar o hábito de variar os alimentos e experimentar todos os gostos, incluindo o amargo e umami. “Um gosto pode auxiliar na aceitação de outro. Os alimentos umami conferem mais sabor às preparações de pratos leves e nutritivos. Isso acontece porque são ricos em proteínas ou em aminoácido glutamato. Antes da refeição principal, aposte em uma entradinha com mix de folhas verdes e tomate-cereja. Por conferir o gosto umami, o tomate alivia a sensação de amargor das verduras e melhora o paladar”, afirma.

Modo de preparo
Após a escolha dos ingredientes, o próximo passo é o modo de preparo dos alimentos. “Consumir o alimento cru pode ser uma boa opção por não passar por um processamento térmico, que, muitas vezes, reduz os valores nutricionais, e também torna a preparação mais prática. No entanto, aquecer o alimento inativa a ação de possíveis microrganismos presentes por falta de higiene ou cuidado no armazenamento. Esses fatores podem ser evitados se as boas práticas de manipulação e higienização forem seguidas adequadamente”, comenta a nutricionista.

Redução de sal
Na hora de temperar, o sal é um dos grandes dilemas na cozinha: ao mesmo tempo que deixa a refeição mais saborosa, também possui grande quantidade de sódio. Nesse contexto, o glutamato monossódico (MSG) é um grande um aliado por conter apenas 1/3 da quantidade de sódio presente no sal de cozinha. “Experimente utilizar metade de glutamato monossódico e metade de sal. Por exemplo, se você utiliza 1 colher (chá) de sal na preparação de 1 xícara (chá) de arroz, pode equilibrá-la com meia de sal (2,5 g) e meia de glutamato monossódico (2,0 g). Fazendo isso você mantém a aceitação do prato e reduz até 37% do teor de sódio”, explica a especialista.

Consumo de fibras
Marilia também reforça a importância das fibras. “A fibra contribui para um sistema digestivo saudável e oferece uma sensação prolongada de saciedade, o que ajuda a prevenir excessos. Para garantir uma ingestão adequada, inclua vegetais, frutas, leguminosas e alimentos integrais em todas as refeições. Aposte em alimentos integrais como aveia, arroz integral e quinoa”, informa.

Fique hidratado
Uma boa hidratação é fundamental para a saúde. “A água contribui para o bom funcionamento do organismo. Para realçar o seu sabor, podem ser adicionadas frutas frescas ou congeladas, como rodelas de limão-siciliano. Além disso, outros elementos, como pepino, hortelã ou alecrim, também são boas opções para deixá-la mais refrescante”, sugere a nutricionista.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes