Conheça os benefícios do óleo de coco para o seu pet

0

Já muito utilizado na dieta humana, o óleo de coco também se mostra um produto com muitos benefícios para os Pets. Confira as dicas do veterinário Orlando Neto para utilizar o óleo e trazer mais qualidade de vida ao seu bichinho

Rico em ácidos graxos, componentes essenciais para a nutrição dos pets, o óleo de coco também pode melhorar o metabolismo, aumentar o “colesterol bom” (HDL), diminuir o “colesterol ruim” (LDL) e fornecer uma fonte saudável de energia aos pets.

Muito popularizado na culinária e no uso estético, o óleo de coco é um dos queridinhos da população brasileira quando pensamos em produtos naturais que agregam na saúde e trazem benefícios para o corpo. No entanto, ainda encontramos muitas dúvidas sobre o uso do produto nos Pets. Para esclarecer esses questionamentos, o veterinário Orlando Neto, explica um pouco mais sobre os benefícios do óleo de coco na rotina dos pets.

Como usar o óleo de coco na dieta dos cachorros

O óleo de coco é um ingrediente muito utilizado na culinária principalmente por quem quer trazer aos seus pratos um produto natural e saudável. Na dieta dos pets o óleo também pode ser um belo diferencial promovendo a função normal da tireoide, ajudando a prevenir e controlar a diabetes, além de ajudar a construir ossos fortes, melhorar a saúde bucal, reduzir reações alérgicas e melhorar a saúde da pele do animal.

“O óleo de coco é um ingrediente rico não só para a dieta dos seres humanos e pode colaborar muito com a saúde dos pets. Além de seu uso deixar o pelo do pet macio e sedoso, o óleo também melhora doenças da pele, melhora a digestão e a absorção de nutrientes, auxilia na cura de distúrbios digestivos, elimina o mau hálito entre outros benefícios”, destaca Orlando Neto, veterinário.

O especialista ressalta que para conseguir esses resultados o óleo deve ser introduzido na dieta dos bichinhos aos poucos “Para cães de porte pequeno e gatos recomendo uma colher de café ou chá por dia, cães de porte médio, até uma colher de sobremesa por dia, para cães maiores, de porte grande e gigante pode oferecer uma ou duas colheres de sopa por dia. O óleo pode ser misturado na alimentação natural, dieta cozida ou na ração do pet”, orienta.

Óleo de coco para prevenir infecções

O óleo de coco também pode ser usado na higiene dos pets ajudando a prevenir infecções. Segundo o veterinário, o óleo de coco contém agentes bacterianos, antivirais e antifúngicos que previne o processo de infecção, além de ajudar na limpeza de infecções nos olhos e ouvidos. O produto também pode ser utilizado para acelerar o processo de cicatrização de cortes, machucados, picadas de insetos e feridas.

“Para ser utilizado na cicatrização dos pets basta aplicar o óleo no local em quantidades fracionadas de acordo com o ferimento”, reforça Orlando.

Os benefícios do óleo de coco na pele do pet

Assim como nas pessoas, aplicar óleo de coco na pele do seu cão pode ajudar a infundir a umidade da pele dele. Especialmente importante nos meses de inverno. Além disso, evita descamação ou outros sinais de irritação. Então, se o cão já tem pele seca ou caspa, o óleo de coco é altamente eficaz e colabora com a hidratação.

“Basta esfregar uma pequena quantidade nas mãos e massagear a pele, passando os dedos no pelo. É importante ressaltar que apesar da segurança do óleo de coco, se o seu pet tiver uma condição de saúde delicada, ele precisa ser avaliado por um profissional antes do uso do produto”, destaca Orlando Neto.

Óleo de coco para ser utilizado na escovação dos dentes do pet

Se o seu pet não gosta de escovar os dentes o óleo de coco pode ser um aliado. As propriedades antimicrobianas do óleo de coco fazem dele uma maneira natural de limpar os dentes. “O óleo de coco também pode ajudar a eliminar bactérias nocivas aos pets e evitar a formação de placa, que pode gerar doenças mais graves. Para utilizar o produto na escovação dos dentes do cão ou do gato basta aplicar como se fosse o creme dental com uma escova de dentes adequada ao pet, ou com o dedo se achar melhor”, finaliza Orlando Neto, veterinário.