Geração de empregos: Construção Civil se destaca em Uberlândia

0

A pandemia trouxe várias dificuldades. Entre elas, uma das mais prejudiciais aos brasileiros foi o desemprego. Muitas pessoas perderam suas fontes de renda para uma das mais cruéis crises econômicas causadas por outra crise: o desarranjo sanitário do Coronavírus.

Mas, com tantas mudanças, as necessidades e prioridades das pessoas também sofreram transformações. Por isso, alguns setores foram na contramão da falta de oportunidades. O segmento da construção civil registrou crescimento no número de empregos no final do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor teve o maior aumento ocupacional em relação a outras categorias: 10,7%, seguido do comércio e manutenção de veículos (4,4%); agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (3,8%) e indústria (3%). O Cadastro Geral de Emprego e Desemprego – Caged, que avalia apenas empregos com carteira assinada, reforça que a pandemia não afetou a geração de vagas no setor. Houve um aumento de 34,6% de janeiro a novembro de 2020 em relação a igual período de 2019. 157.881 mil empregos foram gerados.

Isso porque a demanda aumentou. Com a baixa dos juros puxados pela Selic, que atualmente em 2%, a menor da história, o mercado imobiliário ficou atrativo tanto para quem quer investir, quanto para quem tem um perfil mais conservador e quer apenas garantir um lar para a família. Segundo Luiz Braga, CEO da LBraga Construtora, a empresa que comanda vai gerar 200 empregos diretos nos próximos 36 meses em um empreendimento chamado VanGarden Living em Uberlândia. É um condomínio de alto padrão no bairro Granja Marileusa, que também deve estimular, durante o tempo de construção, mil empregos indiretos. “Estamos iniciando o processo de contratação em janeiro. Pequena parte da necessidade é de mão de obra especializada e grande parte não exige experiência. Excelente oportunidade para quem está iniciando a vida no mercado agora”, afirma Braga.

As vagas são para armadores, carpinteiros, pedreiros, técnicos de segurança, técnicos em edificações e ajudantes. “A qualidade sempre esperada dos colaboradores na Lbraga é a pró-atividade. Temos essa cultura na empresa, todos devem ter espírito participativo”, diz Luiz.

Claro, que nem tudo está como esperado. O setor enfrenta um grande problema que é sobre a disposição de materiais de construção. Mas, ainda assim, a visão dos empresários do ramo é otimista para 2021. “O ano passado, mesmo com tudo que passamos, foi positivo. Esperávamos um declínio, mas fomos surpreendidos com um crescimento muito produtivo. O desabastecimento de materiais é um sério problema, pois desencadeia o preço alto e a diminuição do ritmo das obras. Mesmo assim, o cenário aponta expectativas bastante otimistas para 2021, tanto para entrega de tudo que vendemos como para os novos lançamentos”, finaliza.

Sobre a LBraga Construtora:  

Há 27 anos no mercado imobiliário, a construtora é da cidade de Itajubá, no sul de Minas Gerais. Especialista em vários níveis de projetos: do desenvolvimento até a incorporação de terrenos e construção de empreendimentos. Os principais ideais da LBraga são inovação, tecnologia, sustentabilidade e projetos sociais e com isso, desenvolver construções mais humanizadas, entregando soluções personalizadas, modernas e únicas, sempre com o foco no cliente e excelência do planejamento à execução. Tudo isso torna a construtora uma das melhores conceituadas no ramo.