Câncer de testículo: como identificar?

0

Segundo informações o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. Esse tipo de câncer é raro, mas é preocupante porque atinge homens jovens (com idade entre 15 a 50 anos) e pode ser confundido com outras doenças. “Esse câncer tem cura com o diagnóstico precoce e, por isso, os homens devem sempre perceber qualquer alteração no órgão genital e não sentir vergonha de procurar um médico. Ficar adiando pode ser pior”, explica o urologista do Hospital Santa Clara, Dr. Eliezer Antônio Narciso.

O sintoma mais comum do câncer de testículo é o aparecimento de um nódulo duro do tamanho de uma ervilha. Geralmente ele é indolor. “É preciso ficar atento a um aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, dores, sangue na urina, sensibilidade nos mamilos e dor na parte baixa do abdômen”, alerta o doutor.

Diagnóstico precoce

Para encontrar o tumor em sua fase inicial e possibilitar maiores chances para o tratamento é importante fazer alguns exames. “É indicado um exame de ultrassonografia da bolsa escrotal e dosagem de marcadores tumorais no sangue. Essa doença é agressiva, pois tem um alto índice de duplicação das células. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para evitar a evolução da doença e ter mais sucesso no tratamento”, afirma o urologista.

Tratamento

“O tratamento depende do tipo histológico do tumor podendo se realizar uma cirurgia, retirando-se totalmente o testículo afetado, com ou sem radioterapia e quimioterapia. É muito importante ressaltar que a atividade sexual do paciente não é afetada, pois é mantida pelo testículo restante. Se necessário, indicamos a radioterapia, mas esse procedimento só deve ser indicado pelo especialista que irá avaliar a possibilidade de disseminação da doença para outros órgãos”, finaliza Dr. Eliezer.