Operadora de planos de saúde Vitallis promove ações em apoio ao Novembro Azul

0

Iniciativas de conscientização são realizadas durante todo o mês; clientes terão isenção no valor da coparticipação para exames de próstata neste mês

Novembro chegou colorindo de azul as unidades da Vitallis, em alusão à campanha de prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês, a operadora de planos de saúde, pertencente ao grupo internacional Keralty, realiza diversas campanhas, inclusive nas redes sociais, com o objetivo de alertar e incentivar a participação da população no combate à doença, segundo tipo de tumor mais comum entre homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.

“Ainda existe uma falta de cuidado do homem com a saúde, principalmente por uma questão cultural, o que é, sem dúvidas, um fator de risco. Os homens têm expectativa de vida inferior às mulheres, que, já há algum tempo, têm o hábito de fazer exames preventivos rotineiramente. O acesso à informação tem contribuído para diminuir essa dificuldade por parte dos homens e esse é um dos focos da campanha Novembro Azul. É um processo que lentamente vem mudando o comportamento masculino em relação aos cuidados com a saúde”, declara o médico Mateus de Almeida Ribas, coordenador da equipe de urologia da Vitallis.

Segundo ele, a falta de informação e, em alguns casos, o preconceito e a vergonha são algumas das razões que levam os homens a deixar de lado as visitas ao médico. Porém, ele alerta que, se essa já era uma barreira que precisa ser desconstruída, com a pandemia, o cenário trouxe ainda mais desafios. “O isolamento social fez com que muitas pessoas deixassem de fazer o exame preventivo, contribuindo para o aumento dos diagnósticos em fases mais avançadas da doença”, pontua. Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) apontam que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer neste período.

“O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, uma vez que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mesma faixa etária pertencente ao grupo de risco da Covid-19. Isso dificulta ainda mais a procura pelos exames de rotina”, comenta Ribas. Dois exames têm grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal. Os dois, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença, que tem 95% de chances de cura quando descoberta no início.

Por ser uma doença que, no início do desenvolvimento, raramente apresenta sintomas, a chave do diagnóstico está nas consultas. Neste mês, uma das ações da Vitallis para incentivar o diagnóstico precoce da doença é a isenção da coparticipação (valor pago pelo cliente à operadora em razão da realização de um procedimento, exame ou evento em saúde) nos exames de próstata para homens a partir de 50 anos ou aqueles, a partir de 45 anos, com histórico de câncer de próstata na família, desde que não estejam no período de carência.

Atenção integral à saúde do homem
A Vitallis promove, ainda, campanhas nas redes sociais, convidando a sociedade a ressignificar o autocuidado masculino. As peças destacam a importância da atenção integral à saúde do homem, mostrando que é preciso ir além do físico e cuidar também da saúde mental. As unidades da operadora de saúde receberam uma decoração especial, com o objetivo de estimular o debate sobre a saúde masculina. Todos os colaboradores que estiveram presentes nas unidades, e aqueles em home office, foram convidados a vestir uma peça de roupa na cor azul em alusão à campanha. Eles também receberam um “botton” de bigode, símbolo mundial da luta contra o câncer de próstata.

Prezando pela saúde de seus colaboradores, a operadora de planos de saúde também iniciou uma campanha interna de e-mail marketing, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, além de trazer dicas sobre a saúde do homem. O assunto ainda ganhou destaque em todas as unidades do grupo Keralty no veículo de comunicação interno da operadora de saúde. Na segunda-feira (17), colaboradores e pacientes do Espaço Keralty Oncologia, área dedicada ao cuidado de pacientes oncológicos na unidade Centro, inaugurada em maio deste ano, também receberão um café da manhã especial, seguindo todos os protocolos de segurança.