sábado, agosto 2, 2025
Início Site

A recuperação judicial como instrumento estratégico em meio às dificuldades financeiras

0

Nos últimos anos, o número de pedidos de recuperação judicial tem apresentado uma significativa alta. Segundo o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do Brasil, desde 2023 observa-se um crescimento exponencial dessas solicitações. Em 2024, foram registrados 2.273 pedidos de recuperação judicial. Infelizmente, essa tendência continua em 2025. Somente em janeiro, 162 empresas ingressaram com pedidos na Justiça, o que representa um aumento de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os números de sociedades requerendo recuperações judiciais acende um alerta sobre a gravidade do cenário econômico enfrentado por indústrias e sociedades do terceiro setor e também do setor agrícola. Houve um aumento de quase 79% dos pedidos de recuperações por parte de micro, pequenas e médias sociedades, revelando mais que um dado estatístico: a dura realidade de um ambiente de negócios hostil e de acesso cada vez mais restrito ao crédito, que vem impactando todo o cenário econômico existente.

A recuperação judicial ainda é, por muitos, vista com preconceito ou associada à falência, como se o devedor nunca tivesse que cuidar de suas obrigações de pagamento, contudo, necessita ser urgentemente ressignificada. Ela é um meio que possibilita um recomeço para sociedades que enfrentam adversidades conjunturais. E os números mostram que essas adversidades estão longe de ser pontuais, são, na verdade, estruturais e sistêmicas.

O setor agropecuário, de inegável relevância para o PIB brasileiro, exemplifica de forma contundente a grave realidade econômica atual. Com um aumento de 236% nos pedidos de recuperação judicial, o segmento tem sido duramente impactado pela combinação de eventos climáticos imprevisíveis e pela crescente dificuldade de acesso ao crédito rural. No entanto, os desafios não se restringem ao campo. O setor empresarial na totalidade, incluindo o terceiro setor, também sofre os efeitos de uma taxa Selic elevada, que encarece e restringe ainda mais as linhas de crédito disponíveis.

As modalidades de financiamento, como o capital de giro de curto prazo e a antecipação de faturas, vêm atingindo níveis de custo recordes. Paralelamente, observa-se uma desaceleração na concessão de crédito corporativo, reflexo direto da maior aversão ao risco por parte das instituições financeiras. Essa retração afeta, de forma ainda mais acentuada, micro, pequenas e médias empresas, que enfrentam crescente dificuldade para acessar recursos indispensáveis à sua operação.

É a partir desse cenário que a recuperação judicial se torna instrumento estratégico para soerguimento de sociedades. Com ela, há a possibilidade não somente do pagamento dos devedores, mas também de uma efetiva reestruturação, com, inclusive, a atração de novos investimentos e reorganização societária. Contudo, os pedidos devem se dar de forma analítica e não desesperada, organizando a sociedade para que, de fato, um soerguimento ocorra.

A recuperação judicial deve, portanto, ser desmistificada, a fim de que se torne um efetivo instrumento de superação de crises, como foi criada e amplamente utilizada, com casos de sucesso no Brasil, como a SAMARCO, ou nos Estados Unidos, onde já, por muito tempo, é utilizada. Ela pode ser a única via possível para a continuidade dos negócios, com a preservação de empregos, geração de receitas para os entes federados e impactando a coletividade, como sociedades devem existir.

João Pedro Gonçalves, advogado do escritório Suzana Cremasco Advocacia, atuante na área de contencioso estratégico, arbitragem e direito insolvencial, mestrando em Direito Processual Civil e bacharel em Direito pela UFMG, co-coordenador do Comitê de Mediação e Arbitragem do CESA Minas Gerais

Bibliografia:

SERASA EXPERIAN. Brasil registra 2,2 mil pedidos de recuperação judicial em 2024, o maior número da série histórica, aponta Serasa Experian – Serasa Experian. Disponível em: <https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/indicadores/brasil-registra-22-mil-pedidos-de-recuperacao-judicial-em-2024-o-maior-numero-da-serie-historica-aponta-serasa-experian/>.

SERASA EXPERIAN. Inadimplência do Agronegócio permanece relativamente estável em 2023, revela Serasa Experian – Serasa Experian. Disponível em: <https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/agronegocios/inadimplencia-do-agronegocio-permanece-relativamente-estavel-em-2023-revela-serasa-experian/>.

Missão Sal da Terra amplia número de unidades certificadas e consolida liderança em qualidade assistencial

0

A Missão Sal da Terra anuncia a recertificação da sua Rede de Atenção à Saúde com a Acreditação Internacional Qmentum Nível Diamond, o mais alto nível concedido pela Health Standards Organization (HSO). Além da renovação do selo em 25 unidades já certificadas desde 2022, a organização amplia sua cobertura com a inclusão de mais sete serviços certificados, totalizando agora 32 unidades reconhecidas pela excelência nos cuidados de saúde.

“A Missão iniciou essa intencionalidade de buscar o reconhecimento pela qualidade dos processos daquilo que a gente tem feito. Foi a primeira rede de atendimento em saúde pública da América Latina a receber essa acreditação”, lembrou Arthur Pereira, CEO e Diretor de Saúde da instituição.

Excelência e segurança em primeiro lugar
A recertificação Qmentum Nível Diamond ratifica o compromisso da Missão com a qualidade, a segurança do paciente e a melhoria contínua dos serviços. “Ser recertificado em nível Diamond e ampliar o número de unidades certificadas reafirma nosso compromisso com uma saúde de excelência, de qualidade, com a segurança e o cuidado centrado nas pessoas”, afirma Melyne Rocha, diretora da Rede de Atenção à Saúde.

Para Arthur, esse reconhecimento só é possível graças ao trabalho diário das equipes. “Mesmo diante dos desafios diários do ritmo intenso e das limitações que sabemos que existem, cada um de vocês continua firme entregando o melhor. E isso não é só comprometimento, isso tem outro nome, que é propósito”, destacou.

Unidades recertificadas e novas certificações
As 25 unidades recertificadas incluem:
UAI Pampulha;
UAI São Jorge;
Centro de Especialidades Médicas (CEM);
UBS Pampulha;
UBSF Aurora;
UBSF Campo Alegre;
UBSF Glória/ São Jorge V;
UBSF Granada I;
UBSF Granada II;
UBSF Gravatas;
UBSF Jardim Botânico;
UBSF Lagoinha I e II;
UBSF Laranjeiras;
UBSF Santa Luzia;
UBSF São Gabriel;
UBSF São Jorge I;
UBSF São Jorge II/ III;
UBSF São Jorge IV;
UBSF Seringueiras I;
UBSF Seringueiras II;
UBSF Shopping Park I/ II/ III;
UBSF Shopping Park IV;
UBSF Shopping Park V;
UBSF Shopping Park VI;
UBSF Shopping Park VII.

As sete novas unidades que agora também contam com o selo Diamond são:
UBS Patrimônio;
Consultório na Rua;
Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência;
Centro Municipal de Atenção ao Diabético (CMAD);
Centro de Internação Clínica (CIC);
Centro de Internação Pediátrico (CIP);
Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CRTEA).

Validação internacional da qualidade
O Programa Qmentum International, desenvolvido pela HSO, avalia redes de saúde com base em práticas seguras, uso de evidências científicas e indicadores de desempenho. A certificação em rede — diferente da acreditação de unidades isoladas — reconhece a integração entre atenção primária, serviços especializados, urgência, internação e cuidados domiciliares. Essa abordagem promove resultados clínicos superiores e maior satisfação dos usuários.

Para alcançar o nível Diamond, é necessário demonstrar:
Cultura sólida de segurança do paciente;
Compromisso permanente com a qualidade;
Uso sistemático de dados e evidências para melhoria contínua;
Processos bem definidos e integrados;
Equipes capacitadas e engajadas.

Reconhecimento que emociona
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, Camilla Corvelo, representante da Quality Global Alliance (QGA), destacou a transformação promovida pela Missão. “É muito emocionante lidar com a Missão Sal da Terra, porque o que a gente vê é transformação de verdade. É impressionante ver uma rede de atenção à saúde integrada, com unidades heterogêneas, mas que seguem os mesmos padrões de qualidade. Vocês estão no mais alto padrão internacional”, afirmou.

Um projeto coletivo e transformador
A conquista é celebrada como uma vitória coletiva, fruto da dedicação dos profissionais da rede e da parceria estratégica com o poder público. “Trabalhar juntos, com alinhamento, transparência e responsabilidade faz toda a diferença. O sucesso mesmo foi a construção diária que nos trouxe até aqui”, reforçou Arthur Pereira.

Para a Missão Sal da Terra, a recertificação representa mais do que um selo: é a confirmação de que o cuidado com as pessoas está no centro de todas as ações. E esse compromisso permanece em constante construção. “A recertificação é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade. Sabemos que precisamos evoluir sempre para oferecer uma saúde pública cada vez melhor”, reforça Melyne Rocha.

Palco Sesc Hip Hop, realizado pelo Sistema Fecomércio MG, celebra a cultura de rua no Festival Timbre

Espaço consagrado do festival retorna em 2025 com batalhas de rima, dança, grafite ao vivo, slam e uma vitrine potente para a cena local e autoral do hip-hop brasileiro

Mais que um palco, um território de resistência cultural, arte e voz. O Palco Sesc Hip Hop, realizado pelo Sistema Fecomércio MG através do Sesc em Minas e do Sesc Uberlândia, está de volta ao Festival Timbre em 2025 com ainda mais potência, reunindo talentos emergentes que formam o coração pulsante da cultura urbana no Brasil. O palco reafirma seu papel trazendo uma programação intensa com shows, batalhas de rima, rodas de improviso, performances de break, oficinas e performance de grafite ao vivo, roda de improviso, prelúdios de slam, DJs e muito mais.

Entre os nomes que fazem parte da programação, no sábado (9/8) se apresentam Deejay Japa, DJ Raíssa Castro, DJ Ivy. No domingo (10/8), DJ Batata’ Killa, DJ Nicomedes, DJ Wesley Z. Entre os grupos musicais, se apresentam no sábado, Ray, Polly Magalhães, Brava Rima, Karma Sauce, M4allik Russel e Vaine convida Lechay Drunk. E no domingo, Oxá, Aliara, Diamante das Ruas, R Jay, Lucas Grilo, OG Negrona e Filho da Bruxa. Já as danças e batalhas no sábado contarão com Bgirl Mini Japa, Bboy Rato EVN, Bgirl Nathana, Bob EVN, Evolution’s King; e domingo com Anonimato, Fancy Black, Tauã Borges.

A programação inclui ainda a final do Slam da Escadaria, um dos momentos mais aguardados do circuito de poesia falada da cidade que acontece nas escadarias da esplanada do Teatro, mesmo local do evento e uma oficina de grafite aberta ao público, para quem chega cedo e quer experimentar a arte urbana com as próprias mãos.

Muito além do entretenimento, o Palco Sesc Hip Hop é um ponto de encontro entre linguagens, gerações e expressões que fazem do Hip Hop um movimento vivo, crítico e transformador. É uma plataforma de expressão e transformação, é um manifesto cultural, um espaço onde a comunidade ocupa o centro, onde a rima vira instrumento onde cada batida conta uma história que precisa ser ouvida. É um convite à celebração da arte local, da resistência cultural e da criatividade que pulsa nos territórios diversos do triângulo mineiro.

Ao destacar o hip hop em sua pluralidade — do rap ao break, do grafite à poesia falada — o Festival Timbre reforça sua missão de ser um espaço que valoriza as vozes que movem as ruas do país, acessível, inclusivo e sintonizado com os movimentos culturais que nascem e crescem nas margens, mas ecoam no centro.

Ingressos
Os ingressos para o Festival Timbre 2025, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia-MG, estão disponíveis pela plataforma Ingressolive, com pagamento via PIX ou cartão de crédito, e parcelamento em até 3x sem juros. Além da venda online, o público também pode adquirir os ingressos presencialmente na Loja da Cultura FM, localizada no Terminal Central. No ponto físico, além do parcelamento facilitado, os compradores ainda podem adquirir o ingresso sem a taxa de conveniência.

Patrocínio, apoio e realização
O Festival Timbre 2025 é apresentado pela Vivo e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Budweiser é a cerveja oficial do evento. Patrocínio Uniube Uberlândia, Colégio Gabarito e Citrino. O projeto conta com o apoio da Livraria Leitura, Sicoob Aracoop, Açaí Tribomix, Café Cajubá e TopWay. Gin Origin e Xeque Mate são as bebidas oficiais do evento. Band Triângulo, Band FM e Rádio Mix FM são parceiros de mídia. Tem ainda apoio cultural do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, do Programa Sesc Mesa Brasil e do Sindicomércio de Uberlândia. Uma realização da Eventaria, Timbre Cultural e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Profissionais e estudantes da saúde podem inscrever trabalhos para o I Simpósio Multiprofissional na Atenção Primária

0

Submissões vão até 15 de agosto; trabalhos selecionados serão apresentados em sessão de pôsteres e publicados em anais

Estão abertas, até o dia 15 de agosto de 2025, as submissões de trabalhos para o I Simpósio Multiprofissional na Atenção Primária (SIMAP), que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Auditório 8C da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia (MG). Os interessados devem enviar os resumos exclusivamente para o e-mail do Centro de Educação Permanente: cep@missaosaldaterra.org.br.

A iniciativa é voltada a profissionais e estudantes da área da saúde vinculados a instituições de ensino, pesquisa ou serviços assistenciais. Os trabalhos podem ser inscritos nas modalidades “relato de experiência” ou “relato de pesquisa” e devem abordar práticas, estudos e projetos voltados à Atenção Primária à Saúde (APS). Os 30 melhores trabalhos serão apresentados no dia 16 de outubro, em formato de pôster, com premiação para os três mais bem avaliados.

Eixos temáticos abrangem desafios da APS

Os trabalhos devem estar alinhados a um dos 13 eixos temáticos definidos pela comissão organizadora, que refletem as principais demandas e inovações no campo da Atenção Primária à Saúde. São eles:

Atenção domiciliar e cuidados paliativos

Práticas Integrativas e Complementares (PICS)

Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

Atenção à dor crônica

Educação e Promoção em Saúde

Atenção à saúde do idoso

Atenção à saúde do homem

Atenção à saúde da mulher

Atenção à saúde da criança e do adolescente

Atenção à saúde mental

Populações vulnerabilizadas

Gestão e organização da APS

Tecnologia e inovação na APS

Esses eixos abrangem desde ações práticas de cuidado e prevenção até reflexões sobre gestão, equidade e uso de tecnologias no âmbito da saúde coletiva.

Publicação, certificação e critérios de avaliação

Os resumos devem seguir o modelo oficial disponível no site do evento, respeitar o limite de 500 palavras e, quando aplicável, apresentar aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A avaliação será realizada por uma comissão técnica em sistema duplo-cego, com base em critérios como coerência temática, rigor metodológico, clareza e relevância prática.

Os resumos aprovados serão publicados nos Anais da Revista Multidisciplinar em Saúde (ISSN: 2675-8008). Os autores receberão certificados de apresentação e participação, sendo obrigatória a presença nos dois dias do evento para sua emissão.

Cada participante pode submeter até dois trabalhos como autor principal e incluir até oito coautores por trabalho. O pôster deve seguir as especificações de formato (90 cm x 120 cm) e será exposto em sessão específica no dia 16 de outubro, das 16h às 17h, com a presença obrigatória do autor para esclarecimentos ao público e aos avaliadores.

Mais informações, modelo de resumo e o edital completo estão disponíveis por meio de contato com a organização pelo e-mail cep@missaosaldaterra.org.br.

Corrida do Cerrado marca os 12 anos do Granja Marileusa

13ª edição do evento será no dia 24 de agosto, e deverá reunir cerca de mil atletas; as inscrições estão abertas

Adeptos de corridas de rua se preparam para um dos eventos esportivos mais tradicionais de Uberlândia e região, a 13ª Corrida do Cerrado, que será no dia 24 de agosto, no bairro Granja Marileusa, na zona leste da cidade. A organização espera aproximadamente mil inscritos para o desafio, que vai contemplar percurso de 5 km e de 10 km. A concentração, largada e demais atividades ligadas à corrida será no Espaço Ciranda, na entrada principal do bairro.

Poderão participar atletas amadores e profissionais de todas as idades e pessoas com deficiência (PcD). Os inscritos poderão optar também por caminhada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Quanta Esportes e Eventos. Todos os participantes receberão medalha, e os três primeiros colocados nos 5 km e 10 km feminino e masculino vão receber troféu e brindes.

A novidade desta edição será a parte do trajeto feita dentro do Parque do Granja Marileusa, em uma área verde preservada, que será inaugurado no dia 17 de agosto. “Convidamos as pessoas para desfrutar de uma paisagem única e encantadora”, disse o diretor-presidente da Granja Marileusa desenvolvedora, Frederico Dias Marques. Ele destacou também que a corrida será uma comemoração dos 12 anos de lançamento do primeiro bairro planejado de Uberlândia, que assumiu a realização do evento em 2017.

A Corrida do Cerrado existe desde 2011, atraindo atletas de vários perfis e de diversas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Além de incentivar o esporte mais praticado no mundo, de acordo com dados de 2024 do aplicativo Strava, o evento ganhou características especiais.

A competição divide espaço com reencontros de atletas, descontração entre amigos e famílias e histórias de superação, principalmente de pessoas que sequer tinham autonomia para caminhar com agilidade. Desta forma, há um ambiente festivo no local de concentração, inclusive com show musical após a corrida.

Ainda segundo o aplicativo Strava, o Brasil é o país com o segundo maior número de atletas, com mais de 19 milhões. O levantamento anual apontou ainda um aumento de mais de 100% no número de clubes de corrida no país.

Edição Paineiras
A 13ª Corrida do Cerrado homenageia as paineiras, árvores rústicas e exuberantes que dão nome a uma praça no Granja Marileusa. A árvore estampa os materiais de divulgação da corrida e marca o formato do troféu e da medalha do evento.

A Praça das Paineiras, no centro do bairro, foi inaugurada em abril deste ano, e um de seus atrativos são três árvores centenárias que foram transplantadas no local. Elas foram retiradas da sede da fazenda do comendador Alexandrino Garcia, localizada no próprio bairro.

As paineiras-rosa, cujo nome cientifico é Ceiba speciosa, são originárias da América do Sul e representam a espécie mais comum em Uberlândia. Elas florescem entre os meses de março e maio, antecedendo a floração dos ipês-rosa. Por isso, chegam a ser confundidas com esta última espécie. A delicadeza e beleza de suas flores contrastam com o porte das árvores e são uma conexão entre a natureza e os elementos urbanos.

SERVIÇO
O QUE: 13ª Corrida do Cerrado
QUANDO: 24 de agosto de 2025
HORÁRIO: Das 7h às 12h
ONDE: Espaço Ciranda – Av. Floriano Peixoto, 5505 (largadas, premiações e atividades afins)
PERCURSO: Avenidas Lapa do Lobo e Floriano Peixoto e trilha dentro do parque (floresta)
INSCRIÇÕES: quantaesportes.com.br

PROGRAMAÇÃO
7h – Abertura da arena
7h30 – Largada 10 km
8h15 – Largada 5 km
9h15 – Largada kids
10h – Início das premiações
10h30 – Show com a cantora Paula Ferracci

VALORES DAS INSCRIÇÕES
Público em geral – R$ 90 e R$ 100 (conforme o lote)
60 anos ou mais – R$ 45 e R$ 50 (conforme o lote)
Pessoa com Deficiência (PcD) – R$ 81
Kids (nascidos entre 2008 e 2017) – R$ 72
(Para todos, há taxa de 10% sobre o valor)

Encontro de Carros Clássicos retorna ao Uberlândia Shopping

Evento gratuito reúne veículos antigos

 O Uberlândia Shopping, administrado pela Alqia, receberá nesta quinta-feira, 31 de julho, mais uma edição do Encontro de Carros, realizado em parceria com o STT Club. O evento acontece das 19h às 22h, no estacionamento do shopping, próximo ao Zenaide Bar, com entrada gratuita. A mostra rotativa reúne clássicos que marcaram época e seguem encantando gerações, como Fuscas, Kombis, Opalas, Mavericks, Galaxies, Brasílias, C10 e muitos outros modelos que fizeram história no automobilismo brasileiro.

 Segundo a gerente de Marketing do Uberlândia Shopping, Laíza Carvalho, a mostra é aberta ao público e recebe colecionadores, famílias e entusiastas do automobilismo. “Receber iniciativas como essa fortalece nosso compromisso com a cidade. É uma oportunidade de lazer e cultura em um só lugar”, disse Laíza.

 Serviço:
Encontro de Carros
Data: 31 de julho – quinta-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: estacionamento do Uberlândia Shopping (próximo ao Zenaide).

A IA como salvação do setor de locação de veículos

0

Quando se fala em negócio de risco, o setor de locação de veículos é expert no assunto. No dia a dia, repassar as chaves a terceiros envolve uma incerteza inevitável. Afinal, é possível – para não dizer provável – que, dentre tantos clientes, haja fraudadores e pessoas mal-intencionadas na fila de interessados no aluguel de algum carro. Os maiores perigos são o furto do veículo e o uso para a prática de outros crimes, como assaltos e tráfico de drogas.

 

Há bem pouco tempo, não havia nenhuma ferramenta suficientemente eficaz para coibir essas práticas – ou, pelo menos, seus autores. Pelo contrário. A conferência dos documentos do motorista que queria alugar um veículo era feita manualmente, o que potencializava as chances de permitir o acesso de bandidos a um automóvel. Mas hoje as locadoras já têm à disposição soluções de alta tecnologia que reduzem consideravelmente esses riscos.

 

O onboarding, como é chamado o processo de cadastramento do cliente, é a etapa “mais frágil” no serviço de locação. Por isso mesmo, é o que recebe o reforço de ferramentas que têm como base a inteligência artificial. Tão importante quanto isso: não se trata de um único sistema, mas de um leque de soluções que, em conjunto, praticamente eliminam as chances de um criminoso receber as chaves. Já os clientes com boa índole também saem ganhando, uma vez que a conferência automatizada garante uma alta celeridade no processo de aprovação da ficha.

 

Mas como os fraudadores são identificados? A partir dos documentos que ele fornece, é feita uma varredura cruzando seus dados com diversas fontes de informações, inclusive da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), onde estão concentrados os dados de todos os motoristas do país. Além disso, o Most VIO, um API desenvolvido pela Most, é capaz de realizar a “extração” das informações que constam no QR Code da CNH que ele apresenta. Essas informações são automaticamente comparadas com aquelas da própria carteira de motorista.

 

Através de outro recurso, o Face Match, uma selfie do cliente é imediatamente comparada à foto do seu rosto presente na CNH. Esse pack de serviços é feito por diferentes recursos que, juntos, operam em consonância, de forma rápida e segura no combate ao risco de fraude. Trata-se de algo antes inimaginável num setor tão exposto a esquemas de roubo de veículos.

 

A tecnologia apresenta-se, portanto, como uma importante solução para setores econômicos antes repletos de perigos. Ainda que a criatividade dos criminosos seja avançada, o desempenho das ferramentas disponíveis mostra que o futuro é promissor e menos oneroso para as locadoras.

Gusttavo Lima e Anderson Franco se encontraram nos EUA e fortalecem a conexão em valores e propósitos

0

O empresário Anderson Franco, fundador da Allp Fit e referência nacional em modelos de negócio com impacto social, esteve em Miami com o cantor Gusttavo Lima. O encontro reforçou as origens e amizade com admiração mútua com base nos valores e propósitos humanos.

Gusttavo Lima e Anderson Franco construíram suas histórias a partir de origens humildes e seguem firmes  com empreendedorismo, generosidade, compromisso social e propósito. Recentemente, Anderson já havia sido convidado para acompanhar o lançamento do Wav Banco.

Durante o encontro, o músico e o empresário trocaram impressões sobre temas que os conectam profundamente: legado, responsabilidade social e o papel de servir à sociedade. “Gustavo é humilde, um ser humano incrível e mantém os valores como  sobre servir e retribuir isso gera sinergia  verdadeira entre quem construiu com as próprias mãos e não se esquece de onde veio”, destacou Anderson Franco.

O empresário reforçou que o que mais admira em Gusttavo Lima é a origem humilde, empatia, carinho e gratidão que o cantor mantém pelas pessoas mais humildes, mesmo após conquistar uma carreira de projeção internacional. “É inspirador ver alguém que, mesmo com todo o sucesso, continua com os mesmos valores de quando começou.  Sempre é uma troca de ideias sobre o que realmente importa na vida,” reforça Anderson Franco que retornou ao Brasil com Gusttavo Lima no avião particular do músico.

 

Agenda nacional e internacional

Antes de seguir para Miami, Anderson Franco esteve reunido com líderes globais dialogando sobre as grandes transformações no mundo corporativo, como inteligência artificial, computação quântica e a crescente centralidade da experiência humana nas empresas. Os assuntos foram pautados por professores da Fundação Dom Cabral e a Kellogg School of Management, uma das mais renomadas escolas de governança do mundo.

Com mais de 260 CNPJs ativos e operações ligadas ao ecossistema do Cartão de TODOS, Anderson Franco é hoje um dos principais nomes do empreendedorismo inclusivo no Brasil. Enquanto Gusttavo Lima cumpre agenda de shows, Anderson segue com o projeto de expansão da Allp Fit pelo país.

Após inaugurar três unidades simultâneas na capital mineira, ele se prepara para a inauguração da Allp Fit no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, no Vale do Aço, marcada para o dia 02 de agosto. Em Minas Gerais, o grupo já anunciou investimentos que somam R$ 150 milhões.

Fundações e OSCs assumem novo protagonismo no combate à desinformação e ao discurso de ódio

0

Em meio à polarização digital, especialistas apontam que o Terceiro Setor tem papel legítimo e crucial na promoção da educação midiática e na defesa da democracia

Em um cenário global de intensos debates sobre os limites da liberdade de expressão e os efeitos nocivos da desinformação para a democracia, as fundações e organizações da sociedade civil (OSCs) brasileiras estão se consolidando como agentes centrais na construção de um ambiente digital mais saudável. Com sua capilaridade social e credibilidade, essas entidades promovem ativamente a cidadania digital, a educação midiática e a defesa dos direitos humanos, oferecendo uma resposta estruturada ao avanço das fake news e do discurso de ódio.

Longe de atuar como censores, o papel dessas organizações é educativo e propositivo. Elas desenvolvem projetos de checagem de fatos, criam materiais pedagógicos para escolas e comunidades e promovem o debate público qualificado, fortalecendo a capacidade da sociedade de identificar e rechaçar conteúdos falsos ou odiosos. Essa atuação é vista por especialistas como fundamental para a manutenção de um ecossistema informativo plural e para a proteção de grupos vulnerabilizados, alvos frequentes de ataques online.

Para o advogado Tomáz de Aquino Resende, a legitimidade do Terceiro Setor nessa frente é inquestionável. “O papel das OSCs não é silenciar vozes, mas fortalecer a cidadania para que as pessoas possam fazer escolhas informadas e participar do debate público de forma construtiva. Elas atuam na raiz do problema: a falta de letramento midiático. Ao fazer isso, não apenas combatem a desinformação, mas fortalecem os próprios alicerces da democracia, sem ferir a liberdade de expressão”, afirma o especialista.

A atuação se dá em várias frentes, desde o monitoramento de narrativas que violam direitos humanos até a proposição de políticas públicas que incentivem a transparência das plataformas digitais. Essa responsabilidade, no entanto, também traz desafios, como a necessidade de financiamento sustentável para esses projetos e a própria segurança de seus ativistas.

“A desinformação e o discurso de ódio não são fenômenos abstratos; eles têm impacto direto na vida das pessoas, incitando a violência e minando a coesão social”, explica Tomáz. “Nossa missão é defender a dignidade humana e hoje essa defesa passa, necessariamente, pelo ambiente digital. Estamos ocupando um espaço que é nosso por direito e por dever, o de promover uma sociedade mais justa e bem-informada”, conclui.

Fractal Consultoria é reconhecida como a 6ª melhor no Brasil e a 2ª em Minas Gerais

0

A Fractal Consultoria conquistou destaque nacional, nesta quinta-feira (24/7), ao ser reconhecida como a 6ª melhor consultoria de investimentos do Brasil na premiação anual da Expert XP 2025, evento que reúne os principais nomes do mercado para debater inovação, economia, cenário global e o futuro dos investimentos.

Com o resultado, a empresa se consolida como a segunda colocada em Minas Gerais no ranking da XP, uma conquista que reforça a excelência do escritório na entrega de soluções personalizadas de planejamento financeiro e gestão patrimonial.

“Esse reconhecimento é fruto do trabalho diário de um time comprometido com a alta performance e com o sucesso dos nossos clientes. Ser destaque em um evento do porte da Expert XP e figurar entre as seis melhores consultorias do Brasil é motivo de orgulho para todos nós”, destaca Bernardo Martins, diretor comercial do Grupo Fractal.

A premiação leva em conta critérios como governança, crescimento, qualidade no atendimento e aderência às melhores práticas do mercado financeiro, refletindo o posicionamento estratégico da consultoria no cenário nacional.

O Grupo Fractal tem 15 anos de operação, atende cerca de 4 mil clientes e administra um patrimônio de R$ 3,5 bilhões.