AmorSaúde conquista selo GPTW pelo quarto ano consecutivo

Reconhecimento reflete ações contínuas da empresa, que investe em escuta ativa, programas de bem-estar, apoio emocional e trilhas estruturadas de desenvolvimento profissional para colaboradores

0

O AmorSaúde, maior rede de clínicas médico-odontológicas do Brasil, foi certificado como Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano seguido em 2025, com nota que coloca a companhia entre as melhores empresas para trabalhar no interior de São Paulo. Além da premiação de destaque internacional, outros indicativos também atestam a preocupação da empresa com o bem-estar do colaborador. O turnover de apenas 1% durante 2025 e nota de 90% na pesquisa de clima GPTW, por exemplo, são sinais da dedicação que a gestão tem com os funcionários.

“Nos últimos quatro anos, aprendemos que o segredo de uma cultura viva é a convivência diária e a aproximação real com os valores da empresa. Quando há alinhamento entre valores pessoais e valores percebidos, o ambiente muda de forma consistente”, relata Daniel Vieira, diretor de Pessoas e Cultura do AmorSaúde. Para o gestor, a “Cultura do Amor” aplicada na empresa, que se baseia no amor, na leveza das relações e na confiança nos resultados, foi decisiva para obter a premiação GPTW.

Conexão real como chave para um bom ambiente de trabalho
Em um cenário em que 86% dos trabalhadores ao redor do mundo afirmam não ser ouvidos de forma justa, de acordo com pesquisa do The Workforce Institute, o AmorSaúde decidiu investir em escuta e participação ativa para fomentar o bem-estar. O maior destaque desta iniciativa é o Comitê de Cultura, grupo composto por pessoas de todas as áreas e com diferentes tempos de casa. “Essa pluralidade trouxe uma aproximação genuína das equipes com os valores da empresa e reforçou a vivência diária da Cultura do Amor”, explica Vieira.

A aproximação entre os colaboradores e a criação de laços reais foi uma das características que tornou o AmorSaúde um bom local para se trabalhar. Para incentivar a conexão, a gestão recorreu a diferentes estratégias: “estruturamos um programa de entrevistas chamado Conexão Comitê, no qual responsáveis de cada área compartilham não apenas o funcionamento de seus setores, mas também suas histórias pessoais. Essas transmissões ao vivo criaram um senso real de comunidade e ampliaram o entendimento do grupo sobre quem somos e como trabalhamos”, detalha o diretor.

Gamificação como meio de promover bem-estar
Para incentivar a participação ativa dos colaboradores em ações que focam na saúde física e mental, o AmorSaúde recorreu à gamificação, criando desafios de bem-estar. “O Projeto Cultura Saúde, modelo gamificado que incentiva a saúde dos funcionários, envolveu atividades físicas e acompanhamento nutricional. Apesar de opcional, o engajamento foi expressivo, reforçando que quando o cuidado é genuíno, as pessoas se aproximam naturalmente”, conta Vieira.

O AmorSaúde também ampliou a oferta de terapia, nas modalidades presencial e online, com o objetivo de contemplar mais colaboradores e ajudar a detectar problemas psíquicos desde o início. “Nosso foco não é apenas o atendimento em situações de crise, mas sim um acompanhamento contínuo, preventivo, que apoie o colaborador em sua integralidade antes que qualquer conflito se instale”, resume o diretor.

Apoio no desenvolvimento de carreira
O acompanhamento constante e suporte no desenvolvimento pessoal são outros fatores que garantem o selo GPTW para o AmorSaúde e cativam os colaboradores que trabalham na empresa. Segundo Vieira,  desde o início da jornada na companhia, os funcionários têm mentores: “contamos com um programa de apadrinhamento, no qual colaboradores mais experientes acompanham os novos integrantes durante sua adaptação”, explica.

Em seguida, quando o funcionário já está integrado, o AmorSaúde analisa como contribuir com a evolução pessoal. “Cada área possui uma verba anual destinada ao treinamento e desenvolvimento de sua equipe. A área de Pessoas e Cultura acompanha todo esse processo: auxilia na construção dos PDIs, valida os cursos e instituições contratadas e monitora a eficácia e satisfação dos participantes. Dessa forma, garantimos que cada colaborador tenha oportunidades reais de crescimento alinhadas ao propósito do grupo”, detalha Vieira.

O diretor ressalta que o acompanhamento continua até mesmo com os diretores e gerentes, que se encontram mensalmente para debater pautas operacionais e trocar vivências. “Abrimos espaço para conversas sobre trajetórias pessoais, compartilhamento de experiências e escuta ativa. São rituais que fortalecem vínculos e orientam ajustes contínuos na gestão de pessoas”, afirma. Para Vieira, a proximidade e a transparência entre diretores e suas lideranças diretas reduz incertezas, fortalece a confiança e cria um ambiente com autonomia e responsabilidade no AmorSaúde.

Sobre o AmorSaúde
O AmorSaúde é a maior rede de clínicas médico-odontológicas do Brasil, com mais de 500 unidades ativas em todo o território nacional. Fundada com a missão de oferecer saúde de qualidade a preços acessíveis, a rede realiza mais de 18 milhões de consultas por ano, mais de um milhão de procedimentos odontológicos e mais de 35 milhões de exames, em parceria com os maiores laboratórios do país. Com estrutura moderna, multicanalidade e foco em atendimento humanizado, a rede oferece consultas presenciais, telemedicina, exames laboratoriais e de imagem, odontologia e encaminhamento para cirurgias eletivas.