Com alegria, emoção e protagonismo, o Sarau Idoso Bem Cuidado da Unimed Uberlândia, realizado no último sábado, 13 de dezembro, mostrou que envelhecer é viver com autonomia, independência e qualidade de vida. O evento marcou o encerramento das atividades de 2025 do Programa Idoso Bem Cuidado, iniciativa da Linha de Cuidado do Idoso, e reuniu aproximadamente 150 participantes, com mais de 60 anos em um evento de cultura e promoção à saúde.
Prestigiado por familiares, profissionais de saúde e convidados, o Sarau foi marcado por apresentações artísticas desenvolvidas ao longo do ano, como teatro, música, poesia e performances coletivas. No palco, os participantes deram um verdadeiro espetáculo de vitalidade e talento, reforçando que o cuidado com a saúde da pessoa idosa vai além do aspecto clínico e envolve também o bem-estar emocional, social e cultural.
“É com muita alegria e empolgação que a gente ensaia. Quando chega o dia da apresentação, o coração bate mais forte. Trabalhar com textos, decorar, faz muito bem para a nossa saúde mental e física, porque provoca alegria. Na minha opinião particular, é a melhor fase da minha vida”, contou Sirlei Rodrigues Rosa, participante da terceira edição do Sarau Idoso Bem Cuidado. Sirlei é beneficiária da Unimed Uberlândia e assistida pelo programa Idoso Bem Cuidado. Além das apresentações no palco, o evento contou com uma exposição de artes manuais, com trabalhos em pintura, crochê, tricô e bordado, revelando a criatividade e a capacidade dos participantes. “É um momento de mostrar que nós ainda temos todo esse talento e capacidade”, complementou Sirlei.
Participante do programa desde 2018, Vânia Maria Guarda destacou o acolhimento como um dos pilares do projeto. “Esse é o terceiro teatro que a gente participa, e não é só o teatro que é importante. Tudo é importante para o físico, a mente e o emocional do idoso, que é acolhido aqui com muito amor. Se a gente deixa o emocional cair, o físico cai junto”, afirmou.
Representando a Unimed Uberlândia no evento, o diretor de Serviços Próprios, Dr. Fábio Gazelato, ressaltou a relevância do programa para a comunidade e o impacto direto na autonomia e na independência dos beneficiários. “É muito bom ver os idosos aqui exercendo sua autonomia e independência, cada vez mais participativos e ativos na comunidade, desenvolvendo projetos e realizações. Assim, conseguimos mantê-los como elementos ativos na sociedade, o que é muito importante”, destacou.
Segundo o diretor, o Sarau reflete a filosofia da cooperativa no cuidado com a população idosa. “A Unimed sempre preserva e fortalece esse olhar. Isso faz parte da nossa filosofia de prevenção, de estar presente, apoiando e dando respaldo à população idosa. Aproveito para agradecer toda a comissão organizadora e já deixar a expectativa para a realização do quarto Sarau”, finalizou Dr. Fábio Gazelato.
Linha de Cuidado do Idoso: assistência integrada e centrada na pessoa
A realização do Sarau reforça o olhar atento da Unimed Uberlândia para o envelhecimento saudável, pilar da Linha de Cuidado do Idoso, que identifica a população idosa atendida pela cooperativa, estratifica riscos e define planos de cuidado personalizados. Esse processo garante que cada pessoa receba atenção de acordo com suas necessidades clínicas, sociais e emocionais, sempre priorizando o cuidado centrado no paciente – isto é, respeitando sua realidade, autonomia e trajetória de saúde. A iniciativa de promover este Sarau integra ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e educação em saúde, garantindo que as demandas dessa população sejam atendidas de maneira coordenada e humanizada.
Entre os principais serviços oferecidos pela LCI estão:
- Navegação do Cuidado: cada idoso conta com um enfermeiro navegador que desempenha um papel fundamental de orientação, facilitação e direcionamento. Ele ajuda o beneficiário a entender seu plano de cuidado e a chegar ao lugar certo, no momento certo e com o profissional mais adequado, evitando deslocamentos desnecessários e dúvidas sobre onde buscar atendimento.
- Ambulatório do Idoso: espaço especializado, com geriatras, médico de família, enfermeiras e equipe multidisciplinar preparados para acompanhar o idoso de forma integral.
- Médico de Referência: profissional responsável por coordenar toda a trajetória de cuidado do beneficiário – conhecendo seu histórico, suas necessidades e garantindo a continuidade do atendimento ao longo do tempo. É ele quem integra as informações clínicas e direciona o paciente para os demais serviços quando necessário.
- O cuidado ainda é fortalecido por um hospital de referência para suporte assistencial.
O Sarau Idoso Bem Cuidado reforça, na prática, o modelo assistencial da Linha de Cuidado do Idoso da Unimed Uberlândia, que identifica a população atendida, estratifica riscos, define planos de cuidado personalizados e organiza o acesso aos serviços de forma humanizada. O objetivo é garantir que cada beneficiário receba atendimento no lugar certo, na hora certa e com o profissional mais adequado, promovendo envelhecimento saudável, autonomia e melhor qualidade de vida.



