Concurso Jovens Autores premia talentos do 5º ano do Gabarito Educação

Projeto valoriza a criatividade e estimula a formação de leitores e escritores

0

O compromisso do Gabarito Educação com o desenvolvimento do letramento infantil vem sendo fortalecido por uma série de projetos que aproximam as crianças da leitura e da escrita de maneira concreta e encantadora. A instituição aposta em práticas que despertam curiosidade e autonomia, como contação de histórias, aulas de literatura desde os primeiros anos, circulação semanal de livros do acervo de sala, rodas de conversa e o já tradicional Festival Literário.

Foi desse ambiente de estímulo constante que surgiu o 1º Concurso Interno de Redação dos 5º anos, iniciativa criada para convidar os estudantes a transformarem ideias em narrativas e experimentar o papel de jovens autores. O concurso marcou um momento especial para as turmas, que puderam expressar sensibilidade, criatividade e o repertório construído ao longo do ano.

Escrita como expressão de autoconfiança
Para Eliane Marques, coordenadora pedagógica da unidade de Uberaba, o impacto do projeto ficou evidente na participação das crianças. “Elas se dedicaram, pensaram, revisaram e sentiram orgulho do que produziram. Mais do que premiar os melhores textos, o maior resultado desse processo foi ver cada criança acreditar mais em si mesma. Ver o esforço, a evolução e a alegria em participar, mostrou que a escrita pode ser um caminho leve e significativo de aprendizagem”, comemora.

A proposta, além de incentivar a produção textual, dialoga com competências socioemocionais valorizadas pelo Gabarito Educação, como empatia, responsabilidade e convivência respeitosa — fatores presentes nas duas etapas do concurso.

Como o concurso foi estruturado
* Etapa 1 – Seleção por unidade
As unidades de Uberlândia, Uberaba e Araxá foram palco da primeira fase, na qual os estudantes foram convidados a criar uma narrativa — conto ou história original — a partir do tema “Meio ambiente, sustentabilidade e o futuro do planeta”. A escolha buscou estimular a consciência ambiental e reforçar o papel das novas gerações na construção de um futuro mais equilibrado.

Etapa 2 – Final da Rede
Os autores dos três textos mais bem avaliados de cada unidade avançaram para a etapa final, que trouxe como provocação o tema “Bullying: juntos podemos acabar com isso!”. A proposta incentivou os jovens escritores a refletirem sobre atitudes que promovem respeito, inclusão e amizade, aspectos essenciais para uma convivência saudável no século XXI.

Reconhecimento aos talentos literários
As cerimônias de premiação, em cada unidade participante, ocorreram no dia 28 de novembro e celebraram não apenas os finalistas, mas a produção coletiva, que refletiu a maturidade e o envolvimento das turmas.

Prêmios entregues aos finalistas:
* Certificado
* Livro literário
* Carta de homenagem às famílias
* Medalhas para 1°, 2° e 3° lugar
* Garrafa térmica Gabaritei

Estudantes premiados
* 1º lugar: Heloísa Takatsuka Sodero – Uberaba
* 2º lugar: Artur Balduino dos Santos – Nicomedes
* 3º lugar: Julia Salustino Moraes – Nicomedes