Ryane Leão, voz que não se cala e escreve sobre a realidade, a luta e a resistência da mulher e o peso e representatividade de uma das maiores bandas do rock nacional na atualidade, Black Pantera.
No próximo sábado (20), o Dboche vai abrir as portas para uma noite onde a poesia e a música se multiplicam de diferentes formas e se unem no mesmo grito de liberdade. A partir das 19h, a Noite Literária começa já sacudindo e balançando as estruturas da casa, em um evento totalmente gratuito.
Vamos encerrar o ano em grande estilo com a força da palavra falada, mas também com o peso de um bom e velho riff. Também participarão do evento os poetas Lucas Pires, Mariana Anselmo e Pedro Desprimor. Com um momento onde cada um recita a sua poesia. Ryane Leão participará de um bate-papo mediado pela escritora local Carol Santos, onde muito da sua trajetória será desvendada, além de declamar os seus poemas.
A Noite Literária é um evento idealizado e promovido pela Editora Subsolo que promove a cultura e a arte em sua diversidade na cidade de Uberlândia e será inclusiva com audiodescrição e tradução em libras. Essa edição tem incentivo cultural do PMIC.
Conheça Ryane
A poeta é autora, comunicadora, educadora e influenciadora digital. Sua trajetória literária tem mais de 17 anos, no estado do Mato Grosso.
Ela escreve sobre cura, coragem, fortalecimento, amor próprio, ancestralidade, recomeço, autocuidado, autoestima real, movimento, afetividades, sonhos, relacionamentos, contradições, resgates e a bagunça bonita da vida.
Seu primeiro livro, “Tudo nela brilha e queima” (2018) e o segundo “Jamais peço desculpas por me derramar” (2019) venderam mais de 250.000 exemplares. Já “Ninguém pode parar uma mulher ventania” é o mais recente, lançado em 2025, todos pela Editora Planeta.
A escritora participou da Antologia nacional “QUEREM NOS CALAR – poemas para serem lidos em voz alta”, organizada por Mel Duarte e apresentada por Conceição Evaristo.
Conheça um pouco mais sobre sua história
Ryane iniciou sua trajetória literária em 2008 publicando em blogs. Com o surgimento das redes sociais, a autora uniu arte de rua e cultura digital. Lambe lambes pelos postes da cidade e publicações poéticas pelas redes.
Participou ativamente do circuito de Slams e Saraus de todo Brasil. No Slam das minas SP, expandiu caminhos e possibilidades e se aproximou de suas referências. A poesia falada foi seu resgate de raízes.
Atualmente, a artista ministra oficinas e mentorias individuais, fortalecendo novas escritoras e pessoas que desejam seguir carreira literária. E também atua na avaliação e revisão de livros, além de dar orientações sobre publicação, criatividade, rotina de escrita e leitura e elaboração de redes sociais.
Black Pantera
Direto de Uberaba para o mundo, o power trio que ganhou os palcos do mundo com a força das batidas de sua música é aclamado por crítica e público tendo um trabalho consolidado de mais de uma década, chega para fechar essa edição com toda energia e talento, prometendo uma noite pra fã nenhum esquecer.
Produção: Editora Subsolo
Assistente de produção: Nicolas Stutzel
Assessoria de Imprensa: Igor Castanheira
Mídia Social: Vorjano Junior
Acessibilidade e Libras: Adem todos os cantos & Simetria Acessibilidade
Registro, som e edição de imagem: Danilo Vieira
Serviço
Noite Literária: uma década nas ruas
Data: 20 de Dezembro (sábado) – 19h
Local: Dboche – Av. Araguari 9, Martins – Uberlândia (MG)
Entrada: gratuita!



