Reconhecimento de Peso: CNIC e a Ministra Margareth Menezes Destacam Trabalho “Transformador” do Instituto
O Instituto Nelson Merola, uma das instituições culturais mais importantes de Uberlândia e referência em todo o Triângulo Mineiro, foi destaque na última sexta-feira (14) ao receber uma visita técnica da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). A atividade integrou a programação da 364ª Reunião da CNIC, realizada de forma itinerante em Uberlândia
A presença da comitiva ministerial sublinha a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto. A delegação contou com nomes de peso como Henilton Menezes, Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Odecir Costa, Diretor de Fomento Indireto, que expressou sua admiração: “Fiquei muito orgulhoso de conhecer o trabalho, resultado de todo o esforço das pessoas que se dedicam ao mecanismo. Entender que vocês estão fazendo um trabalho transformador nos enche de orgulho e nos motiva na caminhada. Muito obrigado por ter conhecido esse projeto bacana”.
A comitiva contou ainda com Luisa Hardman, Coordenadora do Programa Nacional de Apoio a Cultura (Pronac) na Fundacao Nacional de Artes – Funarte, além da Secretária Municipal de Cultura de Uberlândia, Mônica Debs.
Sementes do Amanhã Emociona Comitiva
O ponto alto da visita foi a apresentação das turmas do projeto social Sementes do Amanhã. Em execução desde 2022, a iniciativa oferece oficinas gratuitas e diárias para crianças e adolescentes, com formação em teatro afrocentrado, musicalização, canto, dança, hip-hop e outras linguagens artísticas.
A força e a sensibilidade dos jovens emocionaram os presentes. Impressionado, o Secretário Henilton Menezes transmitiu vídeos ao vivo para a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que telefonou para parabenizar a gestora do Instituto, Raquel Tibery, pelo trabalho transformador.
A escolha do Instituto, fundado em 2010, para receber a CNIC reafirma seu papel na promoção da arte, da cultura e da inclusão social, demonstrando seu compromisso com a excelência, transparência e a formação artística de crianças e adolescentes no Triângulo Mineiro.
Referência Regional e Impacto Social
Com 15 anos de atuação, o Instituto Nelson Merola se consolidou na região pela excelência na gestão de projetos incentivados pela Lei Rouanet. Entre suas iniciativas mais reconhecidas está o projeto Olhar da Alma, premiado pelo SEBRAE em 2023.
Nos últimos dois anos, o Instituto Nelson Merola teve mais de R$ 10 milhões aprovados em projetos, com R$ 2 milhões efetivamente captados graças ao apoio fundamental de patrocinadores Master, como Grupo Maqnelson e John Deere, e de doadores pessoa física. A instituição reforça a importância da destinação fiscal via Lei Rouanet para ampliar sua rede de apoiadores.



