Iniciativa nascida em Niterói amplia atuação e leva capoeira, arte e acessibilidade para mais regiões do Rio
Depois da expansão do projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família, do Instituto Gingas, para a cidade de Duque de Caxias, a instituição lança o segundo ciclo das atividades no próximo dia 19/11. A solenidade está marcada para às 14h no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, e conta com presença confirmada da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
O evento celebra o avanço do projeto, que promove capoeira e acessibilidade, trabalha com educação e arte para pessoas com deficiência. Nascido em Niterói, o método já é aplicado em escolas de outras cidades como Saquarema e Cachoeiras de Macacu; totalizando 16 escolas públicas e atingindo mais de 500 crianças.
Além de explicar como funciona o método e seus resultados, o encontro conta também com a participação da Cia Palavradante de Circo-teatro e contação de histórias e apresentações artísticas. A magia do evento será abrilhantada pelos mestres de cerimônia: educador artístico Élisson Rodrigues e com a contadora de histórias Cris Martins; integrantes e parceiros do projeto.
A iniciativa conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e o acesso à cultura, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC/RJ). É realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da APAE/Niterói e das Prefeituras Municipais e suas Secretarias de Educação.
O projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família é desenvolvido pelo Instituto Gingas, que é uma organização da sociedade civil que promove ações em prol da capoeira, cultura e educação, fundado pelo niteroiense David Bassous, conhecido como Mestre Bujão.
A Enel Rio é a maior patrocinadora de projetos culturais e esportivos no estado, por meio das leis de incentivo. No último ano, a distribuidora investiu mais de R$ 94 milhões em 87 iniciativas que beneficiaram cerca de 650 mil pessoas.



