Mostra de dança para crianças acontece neste fim de semana

Edição especial PARALELINHA traz espetáculos gratuitos de artistas de diferentes estados

0
A PARALELA – Plataforma de Arte promove neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de setembro, uma edição especial dedicada ao público infantil: a PARALELINHA. O evento é gratuito e aberto ao público. As apresentações ocorrem no Palco de Arte (R. Cel. Manoel Alves, 22 – Fundinho) e no CEU Pai Nêgo (R. Juvenília Mota Leite, 700 – Shopping Park), e contam com acessibilidade em Libras e/ou audiodescrição. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla (https://linktr.ee/paralelaplataformadearte).
A programação reúne três espetáculos pensados para crianças e suas famílias. No sábado (13), às 11h, no Palco de Arte, será apresentado “Conversas de Corpo”, da dupla Baileia (Portugal/Brasil), um espetáculo-instalação pensado para bebês de 0 a 3 anos e seus acompanhantes, com recursos de audiodescrição e Libras.
No domingo (14), no CEU Pai Nêgo, às 17h, será apresentado “Palito”, de Soraya Portela e Layane Holanda (Teresina/PI), que reúne artistas e crianças convidadas de Uberlândia em uma residência artística; em seguida, às 18h, sobe ao palco “Eu não dançarei sem você”, da Cia. Pé na Tábua (Ribeirão Preto/SP). Ambos os espetáculos contam com recursos de acessibilidade (audiodescrição e Libras, respectivamente).
Marcelo Camargo, curador da mostra, conta que a ideia de envolver as crianças surgiu na 9ª edição da PARALELA, em 2023, durante o processo de criação e curadoria. Uma das propostas selecionadas foi um trabalho que dialogava diretamente com as crianças. “Com essa experiência, ficamos com a questão: por que não fazer e estimular mais trabalhos para a infância? Essa edição especial concretiza o nosso desejo e apresenta outra visão da PARALELA para Uberlândia, abraçando esse público”, reflete Marcelo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SÁBADO, 13 de setembro
Conversas de Corpo
Baileia (Portugal/Brasil)
Local: Palco de Arte da escola UAI Q Dança – R. Cel. Manoel Alves, 22, bairro Fundinho
Horário: 11h
Acessibilidade em Libras e audiodescrição.
Sinopse: Espetáculo-instalação com pessoas dos 0 aos 3 anos, suas famílias e amigos. Criado numa relação direta com o público, é um acontecimento aberto permeável ao encontro no qual os gestos da dança contagiam os corpos das crianças e de quem as acompanha, gerando um momento único de conexão entre todos. Ao longo de 45 minutos acompanhamos o encontro entre dois seres e as suas ressonâncias no tempo, no espaço e em nós próprios. Neste lugar não há hierarquias entre quem dança e quem acompanha, há um fazer-acontecer em conjunto. O chão é coberto por diferentes texturas: papéis, cortiça e tecidos. Instrumentos musicais fazem parte desta viagem. Aqui é possível uma multitude de interações: correr, gritar, agarrar, largar, cantar, bater palmas, desenhar, enrolar, desenrolar, saltar, cair, levantar, arquitetar, mergulhar, dobrar. É uma conversa entre corpos que se completa no momento do encontro entre todos nós.
DOMINGO, 14 de setembro
PALITO
Soraya Portela e Layane Holanda (Teresina/PI), com artistas e crianças convidadas de Uberlândia
Local: CEU Pai Nêgo – R. Juvenília Mota Leite, 700 – bairro Shopping Park
Horário: 17h
Acessibilidade em audiodescrição.
Sinopse: Palito é um território poético de práticas e invenções, onde o brincar é a própria pesquisa e experiência. Varetas como materialidade disparadoras de um “lugar situação” onde volumes, geometrias e ações emergem do encontro entre adultos/artistas/crianças participantes. Uma experiência conduzida pelas provocações de Soraya Portela e Layane Holanda, artistas curiosas pelas poéticas e práticas da infância desenvolvidas no âmbito do CANTEIRO espaço que cultiva contextos entre infâncias e velhices no Piauí. O trabalho conta com artistas e crianças convidadas para uma residência de 11 a 14 de setembro, que culmina na apresentação ao público.
Eu não dançarei sem você
Cia. Pé na Tábua (Ribeirão Preto/SP)
Local: CEU Pai Nêgo – R. Juvenília Mota Leite, 700 – bairro Shopping Park
Horário: 18h
Acessibilidade em Libras.

Sinopse:
 O convite é feito pela própria dança. Uma interação multietária que atende a diversidade de corpos e que, por meio da ludicidade, convida os presentes a se presentificar na dança de um modo ritmicamente intuitivo. É um jogo interativo. Uma forma de brincar. E se o público brincar, vira artista.
SERVIÇO

PARALELINHA – Mostra de Dança Contemporânea para Crianças
Datas: 13 e 14 de setembro
Locais: Sábado, às 11h: Palco de Arte da escola UAI Q Dança (R. Cel. Manoel Alves, 22 – Fundinho)
Domingo, a partir das 17h: CEU Pai Nêgo Shopping Park (R. Juvenília Mota Leite, 700 – Shopping Park)
Instagram: www.instagram.com/paralela_oficial
Site: www.paralelaplataformadearte.com.brCONTATO PARA ENTREVISTAS
Alexandre Molina – (34) 9 8426 1832 | mostra.paralela@gmail.com