Evento celebra 100 anos do Coreto Municipal com programação gratuita e acessível
Nos dias 5 e 6 de setembro, a Praça Clarimundo Carneiro será novamente o ponto de encontro dos apaixonados por música. O Fundinho Festival chega à sua nona edição celebrando o centenário do Coreto Municipal Ladário Teixeira, um dos maiores símbolos culturais de Uberlândia. Reconhecido pela ótima estrutura e qualidade de sua programação que atrai um público diversificado, o festival vai transformar o coração do bairro Fundinho em um grande palco a céu aberto para o jazz e o blues.
Ao todo, serão nove atrações explorando diferentes vertentes desses gêneros musicais, com artistas de Uberlândia, Uberaba, Carmo do Paranaíba, Rio de Janeiro e até da Bolívia. Na sexta-feira (5), a música começa às 18h e segue até às 23h e no sábado (6), a programação abre às 16h e se estende até às 23h, em uma verdadeira maratona cultural.
“Esta edição será uma das que teremos mais músicos no palco, são 60 artistas que vão apresentar ao público a diversidade de sonoridades que o jazz e o blues oferecem. Muitas vezes, as pessoas já convivem com esses gêneros sem perceber, já que influenciam fortemente diferentes estilos musicais. O festival é uma oportunidade de vivenciar isso de forma consciente e celebrar essa riqueza cultural”, destaca o diretor de Programação, Marco Túlio Morais.
A iniciativa também reforça seu compromisso com a inclusão e acessibilidade. O evento contará com espaço de atendimento prioritário para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pais com crianças de colo. A programação contará com intérprete de Libras, audiodescrição ao vivo e conteúdos adaptados nas redes sociais, ampliando a inclusão.
O Fundinho Festival é realizado pela Moinho Cultural, com patrocínio da Bem Brasil Alimentos e do Sistema Martins, e apoio do Instituto Unimed Uberlândia. O evento é executado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Prefeitura de Uberlândia e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/Governo de Minas Gerais.
Atrações confirmadas e programação
5 de setembro – sexta-feira
18h – Sax do Cerrado (Uberlândia/MG)
Um quarteto de saxofones acompanhado de bateria que mistura técnica refinada e versatilidade sonora. A formação combina sax soprano, alto, tenor e barítono, criando uma sonoridade comparada a um quarteto de cordas pela riqueza harmônica e equilíbrio. O resultado é um espetáculo cheio de nuances, transitando do clássico ao jazz com energia e sofisticação.
19h – Pedro Ferreira convida Udi Big Band (Uberlândia/MG)
Pedro Ferreira, músico de carreira internacional, maestro e produtor de grandes nomes como Alexandre Pires e Fábio Jr., retorna aos palcos de Uberlândia ao lado da vibrante Udi Big Band. Com arranjos cheios de improviso, metais potentes e um repertório que passeia pelo jazz, blues, MPB e música latina, o show promete ser uma celebração inesquecível.
20h – Caru de Souza & Black Bone Blues Band (Rio de Janeiro/RJ e Uberlândia/MG)
A cantora Caru de Souza, uma das vozes femininas mais marcantes do blues brasileiro, chega com interpretações poderosas de Nina Simone, Etta James e de seu álbum autoral. Ela se junta à energia contagiante da Black Bone Blues Band, que faz releituras intensas dos mestres do blues. Juntos, prometem um espetáculo explosivo e emocionante.
21h30 – Josiel Konrad (Rio de Janeiro/RJ)
Trombonista e cantor de carreira internacional, Josiel é pioneiro ao unir jazz contemporâneo e funk brasileiro em shows cheios de energia. Representante da consagrada marca KING de trombones, ele já se apresentou em festivais no Uruguai, Inglaterra e Portugal. No Fundinho, traz sua autenticidade e a força da música periférica que dialoga com o mundo.
6 de setembro – sábado
16h – Carolina Emília & Grupo (Uberaba/MG)
Dona de uma voz instrumental marcante, Carolina Emília apresenta um show que valoriza compositoras mulheres e o jazz brasileiro. O repertório transita por referências como Tânia Maria e Djavan, sempre com arranjos sofisticados. No palco, divide a cena com músicos de excelência, oferecendo uma apresentação delicada, potente e inspiradora.
17h30 – Pedro Borges Quarteto (Uberlândia/MG)
Com raízes na música caipira mineira e o frescor do jazz contemporâneo, Pedro Borges cria uma experiência sonora original e emocionante. Ao lado de Bruno Takashy, Ravi Kefi e Isac Commiato, o quarteto costura tradição e modernidade em releituras únicas, onde a música de raiz ganha alma instrumental e experimental.
18h30 – Ministério Groove (Uberlândia/MG)
Um mergulho na Black Music brasileira com alma e resistência. O Ministério Groove revive os anos 70 com influência do soul/funk americano, misturando ritmos afro-brasileiros em arranjos dançantes e envolventes. O público é convidado a celebrar a força da cultura negra com muito balanço e energia no palco.
20h – Gonzalo Gomes & Blenio Blues Band (La Paz/Bolívia e Carmo do Paranaíba/MG)
Unindo a tradição boliviana do blues rock à força mineira, Gonzalo Gomes e Blenio Blues Band apresentam um show potente e multicultural. Com carreiras marcadas por turnês internacionais e festivais importantes, trazem ao Fundinho a fusão do blues elétrico com sotaques regionais, criando uma experiência visceral e cheia de identidade.
21h30 – Blues Etílicos (Rio de Janeiro/RJ)
Considerada a maior banda de blues do Brasil, o Blues Etílicos é referência desde os anos 80 e já dividiu palco com lendas como B.B. King e Buddy Guy. Com 13 álbuns lançados, une a densidade do blues, a energia do rock e o suingue brasileiro. No Fundinho, prometem um show histórico, cheio de groove e emoção.
Sobre a Moinho Cultural
Fundada há 20 anos, a Moinho Cultural é uma produtora que atende empresas patrocinadoras, agências de Publicidade e de Relações Públicas com a disponibilização de projetos próprios para patrocínio e também criação de projetos sob medida, sempre alinhados às estratégias de comunicação do cliente, gerando entregas de qualidade que favoreçam a visibilidade, fortalecimento e reputação de marca. Além do Fundinho Festival – Jazz e Blues, possui em seu portfólio projetos de sucesso, como: Cine Família na Praça; Diversão e Arte: Música para Crianças de Todas as Idades; Festival de Inverno da Serra da Canastra; Araxá Festival – Jazz e Blues; e Expresso Literário, totalizando 60 eventos realizados em 26 diferentes municípios, para um público de cerca de 187 mil pessoas.
Sobre a Bem Brasil
A Bem Brasil é uma indústria 100% brasileira de batatas e outros alimentos congelados, fundada em 2006, e pioneira na atividade. São duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: em Araxá e Perdizes, que geram mais de 1.300 empregos diretos e 4 mil indiretos. A marca é líder isolada em presença de batata nos lares brasileiros e tem um mix com mais de 20 produtos, que contam com o reconhecimento do mercado por sua qualidade. Ao longo dos anos a empresa conquistou diversos prêmios por excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas e se destaca pela sua atuação sustentável e pela aplicação de padrões elevados de governança e responsabilidade socioambiental. Conheça mais em: https://bembrasil.ind.br/
Sobre o Sistema Martins
O Martins foi fundado em dezembro de 1953 e desde lá construímos uma história de sucesso incomparável, tornando-nos uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Ao longo da nossa trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do país, assumimos o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Conheça mais em: https://www.martinsatacado.com.br
Sobre o Instituto Unimed Uberlândia
O Instituto Unimed Uberlândia é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu para cuidar da comunidade, promover a sustentabilidade e impulsionar o desenvolvimento humano. Seus programas dialogam com as frentes de saúde, educação e voluntariado, além do investimento em cultura e esporte, por meio do patrocínio de projetos via leis de incentivos fiscais. Conheça mais em: www.institutounimeduberlandia.coop.br