Energia solar atinge 3 milhões de sistemas residenciais no Brasil

0
Crédito: Divulgação

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as instalações fotovoltaicas nesse mercado somam 20,8 GW e beneficiam mais de 4 milhões de consumidores

 

O Brasil alcançou a marca de 3 milhões de sistemas solares em residências, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As instalações fotovoltaicas nesse mercado somam 20,8 GW e beneficiam mais de 4 milhões de consumidores que aderiram ao segmento de geração distribuída (GD).

 

Segundo a projeção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o país se consolidou entre as quatro maiores potências de energia renovável, com uma matriz energética mais limpa e diversificada. O destaque é da produção de energia solar, eólica e de biocombustíveis, garantindo ganhos ambientais e impulsionando a economia.

 

No setor condominial, a energia fotovoltaica tem se destacado como uma das principais alternativas para reduzir custos e promover a preservação ambiental. No entanto, o investimento inicial para instalação dos sistemas ainda é considerado elevado para muitos empreendimentos.

 

Para contornar essa barreira, cada vez mais condomínios estão recorrendo a linhas de financiamento específicas para projetos de energia solar. De acordo com Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora e administrador de empresas, a energia solar tem ótimos benefícios para os condomínios. “Nossos clientes têm nos procurado para realizar empréstimos para financiar a instalação dos projetos de energia fotovoltaica, o que torna o retorno sobre o investimento bastante atrativo. Além disso, a valorização do imóvel e o apelo sustentável são fatores que têm motivado síndicos e condôminos a buscarem essa alternativa”.

 

Para o CEO, além de ajudar o meio ambiente, a energia solar também eleva a eficiência energética e pode tornar o condomínio autossuficiente em eletricidade. “Condomínios que investem em soluções limpas não apenas reduzem despesas, mas também contribuem para um futuro mais sustentável.”.

 

Energia elétrica

A Aneel elevou para 6,3% a projeção de aumento das tarifas de energia elétrica em 2025. O índice ficou acima da previsão de inflação para este ano, que é de 5,05%, segundo Boletim Focus do Banco Central. Com o aumento das tarifas de energia elétrica, condomínios residenciais e comerciais ampliaram o interesse por soluções que ofereçam mais economia e previsibilidade nos custos.

 

Sobre a LLZ

A LLZ é uma garantidora de condomínios do Brasil. São especialistas em oferecer proteção contra inadimplência, promovendo previsibilidade no fluxo de caixa e mais tranquilidade para a gestão condominial. Atuam com agilidade, transparência e parceria, lado a lado com administradoras e síndicos de todo o país. Além de ser a garantidora com maior capital social do país, a LLZ é a única que emite, todos os meses, uma apólice de seguros no valor mensal da receita do seu condomínio, via BTG Seguros. A sede está em Belo Horizonte, com escritório estratégico na Faria Lima, em São Paulo. No restante do país, o atendimento é feito por executivos comerciais em todas as regiões e por agentes digitais nos estados sem presença física. Assim, é garantido suporte eficiente e personalizado em todo o território nacional.