Iniciativa é um reconhecimento do Município por práticas que beneficiam o meio ambiente
A Associação de Moradores e Empresas (AME) do Granja Marileusa vai receber nesta sexta-feira, 29, o Selo Uberlândia Mais Sustentável, concedido pela Prefeitura, com base em critérios de avaliação, como forma de reconhecimento a organizações por práticas que promovam o desenvolvimento sustentável. A entrega da certificação será feita pelo prefeito Paulo Sérgio Ferreira, às 11h, no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo. O evento marca o Dia Municipal da Sustentabilidade.
O Selo foi criado pelo Decreto Nº 21.904, de 5 de junho de 2025, como forma de estimular a promoção e a proteção ambiental no Município. O secretário de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz Dias, destacou que a diplomação referente ao Selo é uma ação da Prefeitura que marca também o mês de aniversário de Uberlândia. “O meio ambiente é o nosso meio. O Selo tem um simbolismo, mas também é um fato concreto, pois os participantes tiveram de cumprir uma série de quesitos”, afirmou.
A AME, responsável por cuidar da administração, segurança e manutenção do bairro Granja Marileusa, receberá o Selo na categoria “Engajamento”, com pontuação nos eixos temáticos “Participação em projetos ambientais municipais” e “Regularidade ambiental”. De acordo com a diretora-executiva, Juliana Bernardeli Hofmann, a avaliação nesses dois quesitos deve-se à adoção das praças do bairro pela associação e ao cumprimento estrito das normas ambientais do Município.
O Granja Marileusa tem hoje todos os espaços verdes e equipamentos urbanos (praças, canteiros e rotatórias) monitorados e cuidados pela AME, sendo a principal delas a Praça das Paineiras, que possui mais de 3 mil m², inaugurada em abril deste ano. Estes espaços públicos foram criados pela iniciativa privada, por meio da Granja Marileusa Desenvolvedora, e doados à associação. “Isto reflete nosso compromisso em participar ativamente dos projetos ambientais da cidade”, ressaltou Juliana Bernardeli.
A certificação será concedida anualmente a organizações públicas e privadas de Uberlândia, mediante análise feita por uma comissão avaliadora de práticas que refletem positivamente no meio ambiente. Assim, segundo a diretora-executiva da AME, a conquista do Selo “reforça o compromisso da AME em integrar inovação, bem-estar e responsabilidade socioambiental no desenvolvimento do bairro”.
A avaliação é feita com base em sete eixos temáticos: Infraestrutura verde (permeabilidade do solo), Infraestrutura verde (cobertura vegetal), Eficiência energética e uso de energias renováveis, Uso sustentável da água, Gestão de resíduos, Participação em projetos ambientais municipais e Regularidade Ambiental. As categorias são cinco, de cordo com a pontuação obtida por cada organização candidata ao Selo: Engajamento, Bronze, Prata, Ouro e Verde.
O Selo tem validade de 2 anos e pode ser utilizado em materiais de comunicação, marketing e publicidade da organização contemplada, como símbolo do seu compromisso com ações sustentáveis. “Para a esfera pública ter efetividade, é importante que se desenvolva parcerias com a iniciativa privada”, destacou o secretário Dilson Dalpiaz, sobre a importância de o Município promover políticas públicas que envolvam a sociedade, por meio de suas empresas e organizações em geral.
SERVIÇO:
O QUE: Entrega do certificado do Selo Uberlândia Mais Sustentável
QUANDO: Sexta-feira, 29 de agosto, às 11h
ONDE: Auditório Cícero Diniz da Prefeitura – Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, B. Santa Mônica