No mês dos pais, Marcelo e Marco Antônio Patrus ressaltam a importância da cultura familiar na liderança e continuidade do negócio
No mês em que se comemora o Dia dos Pais, a trajetória da Patrus Transportes ganha ainda mais significado. O CEO Marcelo Patrus relembra o papel fundamental do pai, Dr. Marum Patrus, na construção dos valores que até hoje norteiam a empresa. Mais do que fundador, Dr. Marum foi o grande exemplo de liderança para os filhos, que assumiram a missão de dar continuidade a esse legado.
Mais do que herdeiros de um negócio, os 3 irmãos assumiram o compromisso de manter viva a cultura organizacional que aprenderam com o pai. “A cultura não é um quadro na parede, é o que vivemos todos os dias, lidando com os ajudantes, conferentes, motoristas, gerentes até a diretoria. São os valores que meu pai nos ensinou e que eu fiz questão de vivenciar em cada etapa da minha jornada na empresa”, afirma Marcelo Patrus, que está na Patrus desde os 16 anos, passando por todas as áreas da empresa antes de assumir o comando.
A história da empresa é também a história da família. Marco Antônio Patrus, vice-presidente da Patrus Transportes, destaca a importância da sucessão responsável e do alinhamento de princípios. “Nosso pai nos ensinou que mais importante do que o negócio dar certo, é ele dar certo com base em valores. A confiança entre nós como irmãos e o respeito à cultura que ele construiu são o que mantêm a empresa firme”, afirma Marco Antônio.
Durante o período em que os 3 irmãos atuaram juntos na liderança da empresa, Marina Patrus (in memoriam) propôs uma analogia que inspira a condução do negócio: os “três Cs”. Cliente, representado por Marcelo; clima organizacional, por ela; e custo, por Marco Antônio. A visão complementar da gestão, somada à forte base familiar, sempre foi um diferencial da Patrus Transportes e segue presente na forma como os irmãos conduzem a empresa até hoje, com governança corporativa.
Este desafio de perenizar a Patrus com alma, tanto do CEO e do VP é também de todo o corpo diretivo composto por cinco diretores, conselho consultivo e pautada nos quatro pilares da governança corporativa, fundamental para a gestão profissional de toda a empresa. “Governança é a chave do equilíbrio de uma empresa que nasceu familiar e colhe os frutos de sua solidez por meio de todo este esforço profissional dado por meio da transparência, equidade, responsabilidade técnica e prestação de contas”, reforça Marcelo Patrus.
Para conhecer mais sobre a trajetória da empresa, assista:
https://www.youtube.com/watch?v=qfH1AxiXnRw&t=2939s
https://www.youtube.com/watch?v=rSaptV017ns