A inauguração acontece em 30 de julho, no bairro Santa Tereza
No próximo dia 30 de julho, o Ajê Bistrô, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, recebe a exposição Vendemmia, do artista Pedro Pansica. Segundo o artista, a chegada do outono na Itália é marcada pela vendemmia. Depois da plantação e da maturação da fruta, os camponeses colhem a uva que se transformará no saboroso vinho italiano, por meio de um processo tradicionalmente artesanal que passa por pisar a uva, amassá-la, filtrar o líquido, decantar as impurezas e armazenar o vinho em barris. “Em 2023 acompanhei parte desse processo in loco numa viagem que fiz para o país dos meus antepassados. Desde então tive vontade de pintar todo esse processo”, relembra o artista.
Em um encontro com David Faria, curador, empreendedor, colecionador e mecenas das artes, Pedro contou sobre o projeto e foi convidado para expor os trabalhos no Ajê. “O Ajê Bistrô é internacionalmente reconhecido pela alta gastronomia e pelo ambiente aconchegante, lugar que tem tudo a ver com o tema da exposição. Estou muito feliz com essa oportunidade e gostaria de convidar a todos para uma visita ao Ajê”, afirma Pedro.
Para David Faria, é uma honra dar continuidade no projeto de propagação da arte e cultura, principalmente dos artistas mineiros. “Receberei com grande alegria em meu espaço esse artista que tanto abrilhanta nossa terra. Fico muito feliz em poder receber mais uma exposição no meu espaço. O Ajê mistura a arte e a culinária”, salienta.
Natural de São Paulo, Pedro Pansica sempre se interessou pelas artes. Cursou música no Conservatório Guiomar Novaes na cidade de São Paulo onde, mais tarde, estudou matemática na Faculdade Oswaldo Cruz. Em Belo Horizonte, cursou gastronomia no SENAC, mas foi na pintura que ele se destacou. Estudou desenho e pintura na Casa de Quadrinhos e no Curso de Extensão em Ateliê da Escola de Belas Artes na UFMG. Com pouco mais de 6 meses de estudo e pesquisa já expunha semanalmente seu trabalho no Esquina da Arte Savassi Galeria.
Desde de 2018 vem participando, ao lado dos grandes nomes da pintura em Belo Horizonte, de exposições coletivas tais como “100 anos de Clarice Lispector”, “Caminhos de Minas”, “Colorindo BH”, “Guignard com afeto”, “Vivências da Modernidade”, entre outros. Em 2023, numa série de telas retratando a vida animal, Pedro Pansica realizou sua primeira exposição individual intitulada “Seu Bicho Preferido” Atualmente, como membro do Grupo ArteViva, e com obras em acervos particulares de grande importância além
De possuir obras no acervo permanente da justiça federal e de centro cultural do TRT. Seu estilo transita entre o realismo e o naturalismo, com influência de pintores como Caravaggio e Portinari. Segundo Pedro Pansica, “faço uma pintura de fácil compreensão, para um público amplo de perfil variado”.
Serviço:
Exposição Vendemmia: abertura para convidados no dia 30 de julho às 20:00.
Endereço: Rua Dores do Indaiá, 96, Santa Tereza, Belo Horizonte