Evento reúne grandes nomes do jazz em Uberlândia
No dia 1º de agosto, Uberlândia será palco de uma noite inesquecível, marcada por uma travessia sonora entre o jazz contemporâneo e as raízes da música africana. O saxofonista moçambicano Ivan Mazuze e o contrabaixista brasileiro Ney Conceição sobem ao palco, ao lado de Carlos Bala (bateria) e Tiago Martins (guitarra), no Pré-Fundinho Festival, que abre as celebrações da 9ª edição do Fundinho Festival — evento tradicional que movimenta a cena cultural da cidade com o melhor do jazz e do blues.
Sons do autêntico jazz contemporâneo
Com carreira internacional consolidada, Ivan Mazuze é reconhecido por fundir o jazz contemporâneo com influências de tradições africanas, árabes e indianas. Seu mais recente álbum, Penuka, vem sendo aclamado por críticos e fãs pela riqueza rítmica e sofisticação harmônica. Ao seu lado, Ney Conceição — considerado um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil — traz sua experiência em gêneros diversos, do jazz à música popular brasileira. Ney já tocou com artistas como João Donato, Elba Ramalho e João Bosco, e é conhecido por sua técnica refinada e musicalidade vibrante.
O repertório do show une composições autorais e releituras que cruzam fronteiras geográficas e estilísticas, com espaço para improvisações e diálogos musicais entre culturas distintas.
“Essa é uma oportunidade única de matar a saudade da boa música, com artistas que representam o que há de mais sofisticado e autêntico na cena do jazz contemporâneo. Além disso, quem estiver presente vai conhecer, em primeira mão, a data e o local do Fundinho Festival 2025, que este ano vem com novidades. Será uma noite especial, em que sons e culturas se entrelaçam, unindo continentes, pulsações e histórias. Uma oportunidade única de ver de perto estes grandes nomes do jazz em Uberlândia”, afirma Marcelo Mamede, coordenador do festival.
No Pré- Fundinho Festival, que acontece no Espaço de Eventos ÜBERBÄU, o público também poderá curtir o show do Sexteto Uberabinha. A casa abre às 18h com o groove do merece uma agulha, comandado pelo “tocador de discos” Marcus Tulius, que também se apresenta no intervalo e encerramento da noite.
Ingressos solidários (com doação de 1 kg de alimento não perecível): https://www.sympla.com.br/evento/prE–fundinho-festival-jazz-e-blues/3033440