Evento realizado em parceria com Sebrae Minas trouxe grandes nomes nacionais e internacionais do ecossistema de inovação
O Collab Inovação 2025 consolidou-se como uma das principais iniciativas voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação na nossa região. Realizado nesta quarta-feira (9), no Center Convention, o evento é uma iniciativa da Aciub, em parceria com o Sebrae Minas, e reuniu aproximadamente 2 mil pessoas, em um ambiente rico em troca de conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios, reafirmando o compromisso de impulsionar o desenvolvimento sustentável e tecnológico de Uberlândia e do Estado.
Para o presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe, o Collab Inovação cumpriu seu papel de apresentar tendências, promover networking e gerar novas ideias, além de fortalecer o ecossistema de inovação. “Em Uberlândia, a inovação é um tema cada vez mais presente. E eventos como este impulsionam o crescimento do ecossistema local de tecnologia e empreendedorismo. É importante continuar promovendo eventos e iniciativas que incentivem a cultura da inovação, conectando pessoas e ideias para gerar um impacto positivo na sociedade” declara.
Um encontro de mentes brilhantes e oportunidades
O Collab Inovação 2025 reuniu empresários, profissionais e líderes de diferentes setores, todos com o objetivo comum de explorar novas fronteiras da inovação. Durante o evento, foram realizadas palestras, painéis e workshops que abordaram temas atuais como inteligência artificial (IA), sustentabilidade, transformação digital e empreendedorismo. Essas atividades promoveram a disseminação de conhecimentos de ponta e estimularam a criatividade e o pensamento inovador entre os participantes.
Networking e fortalecimento do ecossistema local
Um dos principais destaques do evento foi a oportunidade de networking, que possibilitou a formação de parcerias estratégicas e o fortalecimento de redes de colaboração. Essa troca de experiências é fundamental para o crescimento de startups, empresas consolidadas e instituições de pesquisa, criando um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e projetos inovadores.
Foi o caso do Ricardo Paduan, CEO Founder RastreaMed Informações de Saúde Rastreadas, que faz parte das missões técnicas do Sebrae Minas, com representantes de 17 ecossistemas de inovação do estado, que participaram do Eli Summit, evento conectado ao Collab Inovação 2025. “Participar de um evento dessa grandiosidade, poder me conectar com potenciais investidores, parceiros e clientes, é uma oportunidade única para uma Startup. Por isso só tenho a agradecer ao Sebrae por poder participar e representar o Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí e ao Inatel Startups, onde estamos Pré incubados com a Startup RastreaMed. Também pudemos participar da ‘Rota da Inovação’, onde conhecemos o intenso trabalho de diversas marcas, entidades e instituições, que nos inspiraram, provocaram e nos transformaram. Nosso agradecimento pelo cuidado que as equipes tiveram conosco”, comenta.
Impacto e perspectivas futuras
O sucesso do Collab Inovação 2025 demonstra o potencial do nosso estado para se tornar um polo de inovação e tecnologia. Além de promover o conhecimento, o evento também reforça a importância de investimentos contínuos em educação, infraestrutura e políticas públicas que incentivem a inovação. Com essa base sólida, espera-se que futuras edições do evento possam ampliar ainda mais seu alcance e impacto, consolidando nossa região como um centro de inovação e desenvolvimento sustentável.
O Diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade, enaltece a iniciativa da Aciub e a importância do evento para o Estado. “O Collab Inovação inaugura um marco importante para Uberlândia, Minas Gerais e para o Brasil. A partir de agora a Aciub traz consigo uma agenda de fato Internacional não só para o ecossistema da inovação local, mas sobretudo para todo o mercado de tecnologia do Brasil. Parabéns à Aciub que vem gerando mais valor para os seus associados e para a população de Uberlândia. Para nós da Invest Minas é uma honra poder estar aqui e ver tantas empresas globais presente, nos ensinando e nos inspirando. Sem dúvidas o Collab Inovação vem para ficar e elevar ainda mais a qualidade do que Uberlândia entrega ao nosso Estado”.
Agradecimento e convite para o próximo encontro
O presidente agradece a todos os participantes, apoiadores e parceiros que fizeram deste evento um sucesso. “O Collab só foi possível porque tivemos a colaboração e o apoio de diversos parceiros como Sebrae Minas, a Invest Minas e tantos outros. Agradecemos também ao público, que contribuiu para um ambiente de troca de conhecimentos, networking e inspiração. A expectativa é de que a Aciub possa continuar a promover iniciativas que impulsionam o crescimento econômico, social e tecnológico da nossa cidade e do nosso estado”, finaliza Fábio Túlio.
O que tivemos
Palestrantes de renome nacional e internacional desembarcaram em Uberlândia com o que há de mais atual quando se fala de inovação. Pela manhã, o diretor da Divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, Márcio Aguiar, falou sobre como impulsionar a próxima geração de agentes de IA. Na sequência, o antropólogo combiano Santiago Uribe trouxe o Case de Medellín: Como criar cidades inovadoras. Encerrando a manhã, a Invest MInas, no painel ‘Atração de data centers’ mostrou como a atração de operações de data center impulsiona todo o ecossistema de inovação e tecnologia e consolida Minas Gerais como hub digital do país.
Já na parte da tarde, Piero Franceschi, sócio da StartSe e co-autor do bestseller “Organizações Infinitas” destacou como a IA afeta as lideranças e o trabalho. Gil Giardelli encantou o público com seu humanoide, mostrando o encontro da IA com a Inteligência Humana. De acordo com o empresário e potencializador de pessoas e negócios, Ricardina Rocha, o aprimoramento tecnológico e a IA são fundamentais para o desenvolvimento de empresas, mas devem ser uma ferramenta no meio do processo. Diretamente do Vale do Silício, Michelle Messina, Consultora de inovação e negócios, falou sobre o motivo de as inovações falharem. Segundo ela, mais de 75% dos pequenos negócios fracassam até o terceiro ano. Encerrando essa programação riquíssima, Walter Longo, Especialista em Inovação e Transformação Digital apresentou a “Empresa do Agora: como ampliar suas chances de sucesso”.