Fundação CDL lança nova aprendizagem em comércio e serviços

    0

    A Fundação CDL acaba de regulamentar, através do Ministério do Trabalho e Emprego, o Curso de Aprendizagem para Jovens em Comércio e Serviços.

    A partir da nova formação será possível ampliar a área de atuação do programa CDL JOVEM APRENDIZ e qualificar profissionais de 18 a 22 anos que buscam uma oportunidade nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo.

    Já as empresas, além de cumprirem a Lei da Aprendizagem, terão a oportunidade de desenvolver e formar jovens motivados, que trazem uma nova perspectiva para o ambiente de trabalho.

    A notícia também representa um grande avanço para a economia local por fortalecer ainda mais o setor terciário – principal responsável pela geração de empregos no país. Somente no primeiro trimestre de 2025, o segmento abriu 362,8 mil vagas de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

    Os números reforçam a importância da qualificação profissional para aquecer ainda mais essa vasta gama de atividades comerciais que representa 58,2% do PIB brasileiro.

    Com duração de 16 meses e carga horária de 1.332 horas, o curso de Comércio e Serviços combina aulas teóricas, realizadas na Fundação CDL, com atividades práticas nas empresas contratantes.

    A ementa do curso reúne 46 disciplinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, que vão desde etiqueta empresarial, comunicação assertiva, criatividade e inteligência emocional até competências essenciais para o atendimento ao cliente, como código de defesa do consumidor, técnicas de negociação, oralidade e muito mais.

    O presidente da Fundação CDL, Mauro Lúcio Rodrigues, comemora o novo ciclo. “O varejo faz parte do DNA da Fundação CDL. A inserção dessa formação em nosso portfólio é uma contribuição valiosa tanto para o desenvolvimento individual desses jovens quanto para o crescimento do setor de comércio e serviços, que depende cada vez mais de mão de obra qualificada e comprometida. Os jovens que participarem dessa formação estarão aptos para realizar diversas atividades relacionadas à promoção, organização, controle e venda de produtos e serviços”.

    Empresas interessadas em participar do programa podem entrar em contato com a Fundação CDL pelo telefone: 34 3239-3400 ou Whatsapp.

    Confira as principais vantagens do programa Jovem Aprendiz para sua empresa:

    1. Formação de novos talentos: A empresa pode capacitar e desenvolver jovens de acordo com a cultura organizacional e suas necessidades futuras, formando profissionais qualificados desde cedo.
    2. Incentivos fiscais e redução de custos: As empresas têm redução de encargos trabalhistas, como FGTS (apenas 2%) e isenção de multa rescisória.
    3. Cumprimento da legislação: Atender à Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que obriga médias e grandes empresas a contratarem jovens aprendizes, evita multas e sanções do Ministério do Trabalho.
    4. Melhoria da imagem institucional: Participar do programa reforça o compromisso social da empresa com a inclusão e responsabilidade social, melhorando sua reputação no mercado.
    5. Aumento do engajamento interno: Colaboradores se sentem mais motivados ao participar do processo de formação de jovens, fortalecendo a cultura de cooperação e mentoria.