Exposição “Destino Insólito” de Yara Tupynambá acontece no Centro Cultural do TRT-MG

0

A mostra que acontece entre os dias 21/05 a 19/09 , tem a curadoria de David Faria, vice-presidente do Instituto & Memorial Yara Tupynambá

 

A exposição da renomada e consagrada artista plástica Yara Tupynambá, “Destino Insólito”, homenageando Chica da Silva, acontece entre os dias 21 de maio a 19 de setembro, no Centro Cultural do TRT-MG, na rua da Bahia, 112, Centro – Belo Horizonte. A exposição tem como curador David Faria, vice-presidente do Instituto & Memorial Yara Tupynambá.

A exposição da renomada e consagrada artista plástica Yara Tupynambá, “Destino Insólito”, acontece entre os dias 21 de maio a 19 de setembro, no Centro Cultural do TRT-MG, na rua da Bahia, 112, Centro – Belo Horizonte. A exposição tem como curador David Faria, vice-presidente do Instituto & Memorial Yara Tupynambá.

De acordo com David Faria, o tema da mostra “Destino Insólito”, é uma simbologia da obra de Yara Tupynambá “Chica da Silva em seu navio” feita para a Praça da Unesco na cidade de Diamantina (MG). Em seus registros pessoais, Yara escreveu ‘Chica simboliza, para mim, uma mulher com enorme capacidade de enfrentamento da vida, de sobrepor-se às difíceis condições de seu começo de vida como escrava, uma mulher que soube, após a partida do marido de retorno à Europa, dirigir seus negócios, criar sua família, casar suas filhas’, conta David Faria.

Ainda segundo ele, “na história, Chica da Silva, a Imperatriz do Tijuco, dona de Diamantina , a escrava alforriada que era a mulher do contratador de diamantes de Portugal, desejava conhecer o oceano e ante a impossibilidade foi-lhe construído artificialmente ‘seu próprio mar’ com uma caravela em madeira aos moldes daquelas que atravessavam o atlântico”, descreve David, fazendo de sua história algo incomum e raro, portanto “Insólito” assim como a vida e obra da grande artista Yara Tupynambá, cujo legado é também extraordinário.

A exposição

De acordo com a assessoria de imprensa do TRT – MG, durante todo o período da exposição “Destino Insólito”, serão realizadas uma visita guiada; duas oficinas de arte com enfoque em pintura e colagem para até 30 crianças; duas oficinas de arte para até 20 adultos demonstrando técnicas e materiais; três palestras “A História de Minas pelas Obras de Yara Tupynambá” e também duas oficinas de pintura coletiva, com duração de quatro horas, divididas em dois dias, com realização de um painel, no Centro Cultural. Todas as atividades serão ministradas pelos membros do Instituto & Memorial Yara Tupynambá.

Sobre a Yara Tupynambá

O nome Yara Tupynambá se tornou, ao longo de seus mais de 90 anos de idade e oito décadas de carreira, sinônimo da excelência de Minas Gerais nas artes plásticas produzidas no Brasil. Natural de Montes Claros, a pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora já expôs em diversas cidades do país e no exterior.

Yara Tupynambá, é uma artista mineira, que valoriza a “mineiridade” presente no seu trabalho, seja em paisagens representando a flora local, seja por meio de signos típicos em composições em que traduz a cultura, o folclore e a religiosidade do estado.

Serviço:

Período expositivo: 21/05 a 19/09 de 2025
Local: Centro Cultural do TRT-MG (Rua da Bahia, 112, Centro – Belo Horizonte)