A hipertensão atinge cerca de 28% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença é o principal fator de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que pode causar dificuldades de mobilidade e problemas neurológicos. Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio), a AACD promove uma campanha de conscientização com site informativo. Essa é mais uma ação do calendário comemorativo de 2025 pelo aniversário de 75 anos da AACD.
“A AACD tem como foco a reabilitação de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida permanente ou temporária. Nós tratamos aqui muitos pacientes com sequelas de AVC, que precisam de terapias especializadas. Como o AVC pode ser causado pela hipertensão, vamos aproveitar os dados para alertar a população sobre a doença. É muito importante reforçar que, apesar de ser popularmente associado apenas aos idosos, 69% das vítimas de AVC têm menos de 60 anos”, explica o Dr. AACD.
O site oficial da campanha traz informações sobre sintomas, fatores de risco e prevenção da hipertensão, além de vídeos com profissionais de saúde e depoimentos de pacientes da AACD. A página ainda esclarece sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, a adoção de hábitos saudáveis e a necessidade de consultar um médico regularmente.
Em 2024, a AACD realizou mais de 8 mil atendimentos a pacientes com sequelas de AVC. Além do processo de reabilitação, a Instituição trabalha a prevenção para evitar novos episódios.
Sobre a AACD – Referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, a AACD completa 75 anos em 2025. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar e corpo clínico especializado, a Instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida.
Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Conta também com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, por meio de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Curitiba e Maringá (PR), e Maceió e Arapiraca (AL). Saiba mais no site .