Amipa dá início ao Circuito Técnico 2025

0

A Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), em parceria com o Grupo de Estudos do Algodão Mineiro (GEAM) e com o patrocínio de BASF, Bayer e Syngenta, iniciou, no dia 29 de abril, a edição 2025 do Circuito Técnico Amipa (CTA). Com uma proposta prática e personalizada, o evento que está em sua segunda edição, percorrerá as regiões produtoras de algodão em Minas Gerais, promovendo a troca direta de experiências entre especialistas, produtores e parceiros do setor.

“O Circuito Técnico Amipa é a oportunidade de discutir manejos e promover a troca de saberes técnicos no ambiente da lavoura. A Amipa, através do GEAM idealizou o evento para levar aos produtores as tecnologias mais recentes e adaptadas à realidade de cada região, fortalecendo a cotonicultura mineira como um todo”, afirma Lício Pena de Sairre, diretor executivo da Amipa.

Programação
Cada etapa do CTA, que acontecerá em encontros regionais, contará com uma programação que inclui visitas orientadas às áreas de cultivo, apresentações técnicas e debates práticos. Confira a agenda:

1ª etapa
Data: 29 de abril de 2025, às 08h
Locais: Fazenda São João (Varjão de Minas – MG) e Fazenda Pirulito (São Gonçalo do Abaeté – MG)
Especialista: Germison Tomquelski (Consultoria Desafios Agro)

2ª etapa
Data: 28 de maio de 2025, às 08h
Local: Fazenda Furado do Canafista (Catuti – MG)
Especialista: Cláudio Silveira (especialista em algodão Bayer)

3ª etapa
Data: 12 de junho de 2025, às 08h
Local: Fazenda Fortaleza e Fazenda Soberana (Ibiaí – MG)
Especialistas: Dr. Anderson Cavenaghi (pesquisador em proteção de plantas com foco em herbicidas e plantas daninhas) e Dr. Gustavo Pazzetti (especialista em produção vegetal com ênfase em Ecofisiologia)

4ª etapa
Data e horário definir
Local: Fazenda Valiosa (Brasilândia de Minas – MG)
Especialista: Ricardo Andrade (Solo e Planta Consultoria)

5ª etapa
Data: 26 de junho de 2025, às 08h
Local: Fazenda Amipa (Patos de Minas – MG)
Palestrantes: Membros do GEAM
Grupo de Estudos do Algodão Mineiro

É um grupo técnico consultivo criado e liderado pela Amipa, formado por agrônomos, consultores e pesquisadores especializados no manejo agronômico da cultura do algodão e atuantes nas regiões produtoras de Minas Gerais. Seu principal objetivo é estimular e promover o desenvolvimento de pesquisas com o algodão no Estado e, consequentemente, difundir conhecimento e boas práticas agrícolas na cotonicultura.