Lista de estilos musicais mais ouvidos no Spotify revelam pluralidade sonora do Brasil
Com proposta musical multifacetada, Banda Bistrô traduz mistura de influências
Uma pesquisa recente das preferências musicais dos brasileiros na plataforma de streaming Spotify revelou o quão diversa é a opção dos ouvintes no Brasil. Gêneros como sertanejo, funk, pop, rap e a MPB dominam as playlists e estão entre os mais acessados. Essa pluralidade de ritmos reafirma o caráter eclético do gosto nacional.
Esse comportamento multicultural do brasileiro abre novas oportunidades para grupos musicais se conectarem cada vez mais com o público. Isso porque a pluralidade não apenas reflete a identidade cultural do país, mas também abre espaço para artistas e grupos que dialogam com diferentes estilos.
É o caso da banda Bistrô, que aparece como um conjunto musical que vem ganhando destaque justamente por apostar em diferentes estilos musicais, com uma proposta artística que valoriza letras poéticas e influências de raízes nacionais. Com o quarteto formado por Wallace Laender, vocalista, Winil Soares, guitarrista e vocal, Peterson Soares, vocal, e Léo Brito, baterista e vocal, o grupo mineiro agita o público tanto com a MPB, quando com o rock, o samba e um diversificado mix de estilos tradicionais no Brasil.
O vocalista do grupo, Wallace Laender comenta sobre essa mistura. “A Bistrô representa uma geração que entende a música como um campo de experimentação e liberdade. Entendemos que a fusão de estilos é uma forma de se conectar com um público que é também diverso e aberto ao novo. Nossas composições exploram diferentes ritmos e referências, permitindo ao público uma experiência musical diferente e variada conforme o gosto do ouvinte brasileiro” classifica.
Assim como outros estilos, a permanência da MPB entre os gêneros mais ouvidos no país é um indicativo de que, mesmo com a ascensão de novas tendências como o trap e o funk, ainda há um espaço para a tradição musical brasileira desde que ela esteja em constante diálogo com o presente.
Wallace ainda discute o papel de grupos musicais na grande mistura de gêneros musicais “A variedade de estilos consumidos no Brasil é reflexo direto da riqueza cultural do país e da capacidade do público de transitar entre diferentes ritmos com naturalidade. Assim, grupos musicais que exploram vários estilos musicais vêm ganhando espaço e se consolidando como representantes dessa pluralidade”, finaliza o vocalista