Evento começa em 11 de abril com pratos criativos e clima de festa. No Circuito Triângulo Mineiro, 20 butecos participam do concurso gastronômico que terá público e júri especializado para escolher o melhor buteco da região
A partir de 11 de abril, começa a tão esperada edição do Concurso Comida di Buteco. Comemorando seus 25 anos de história, o concurso traz para a região do Triângulo Mineiro uma verdadeira festa de sabores, com a participação de 20 butecos, sendo 14 em Uberlândia e seis em Araguari. O evento, que vai até 4 de maio, promete animar os apreciadores da boa comida de bar com petiscos deliciosos, que poderão ser saboreados por um valor fixo de R$ 35.
Com o slogan “Paixão pelo Buteco”, a edição celebra as raízes da gastronomia acolhedora dos bares que, além de oferecer pratos que aguçam o paladar, são ponto de encontro de muitas histórias e amizades. “O evento nasceu para valorizar a comida simples e hoje se tornou uma grande festa da cultura e da cozinha raiz do Brasil. Queremos que o público se divirta e ajude a eleger o melhor buteco do Brasil”, afirma Maria Eulália Araújo, fundadora e diretora institucional do concurso.
A empresária Débora Freitas, do Sal e Brasa Bar e Petiscaria de Araguari, que participa pela quarta vez do concurso e ganhou duas, conta que vai concorrer com o Fraldelícia de Cabotiá, prato que ela e sua cozinheira criaram. “Já estamos com o bar decorado e muito ansiosos. A equipe já está a pleno vapor. Vai ser um ano diferente porque muita gente abraçou a causa aqui em Araguari, e acredito que teremos muito apoio da população. Vem vitória pra Araguari porque os pratos estão muito bons”, diz Débora.
Antônio Roberto Alencar, proprietário do Bar do Betão, de Uberlândia, conta que participa do Comida di Buteco desde a primeira edição na cidade. Seu prato, o Bolinho de Mexidão com Tilápia, promete conquistar os paladares dos jurados e do público. “O petisco é uma combinação de bolinho de arroz com tilápia, molho tártaro da Maria Célia e picles de cenourinha. Já garantimos os insumos e a cerveja está estupidamente gelada para dar início à mais uma edição dessa competição deliciosa”, diz.
Caloura no concurso, Cássia Aparecida da Silva, do Buteco da Kaká, também de Uberlândia, está cheia de entusiasmo para sua estreia no Comida di Buteco. “Estou muito empolgada. No cardápio, teremos a Salvação da Madrugada, um petisco feito com fraldinha ao molho, acompanhado de batata rústica”, explica.
Mecânica
Público e júri dão nota de 1 a 10 para quatro quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada. Os votos físicos são recolhidos e apurados por um instituto de pesquisas independente. Com democracia e muito sabor, é eleito o melhor buteco de cada circuito e, depois, do país. O evento se espalha por 27 circuitos em mais de 50 municípios, com cerca de 1.200 butecos participando em todo o Brasil. Após essa primeira seleção, os vencedores de cada circuito serão avaliados por um novo grupo de jurados para decidir o melhor buteco do Brasil.
No Circuito Triângulo Mineiro, a revelação dos campeões e a cerimônia de premiação ocorrerão em maio.
Confira todos os participantes: www.comidadibuteco.com.br