FEMEC proporciona imersão e aprendizagem a universitários

0

Com a união entre Tecnologia e Agricultura, estudantes em graduação têm a oportunidade de vivenciar experiências práticas e fazer contatos profissionais na maior feira de Minas 

A Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais, a FEMEC, que acontece de 31 de março a 4 de abril no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia, se destaca como uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, trazendo inovações tecnológicas que estão transformando o campo. Em mais uma edição, a Una Uberlândia participa ativamente do evento, proporcionando aos seus alunos experiências valiosas no setor agropecuário.

Na edição 2025, a FEMEC une tecnologia e mundo agro de maneira indissociável. Os alunos da Una Uberlândia têm a chance de estagiar no Julgamento e em toda a parte animal, além de atuar em stands voltados para a agricultura. “O evento não só gera oportunidades de negócios, mas também permite que nossos alunos façam networking e consigam um estágio ou até uma vaga de emprego no futuro”, afirma Hélida Leão, médica veterinária, agrônoma e coordenadora de Ciências Agrárias, Engenharias e cursos de Tecnologia da Una Uberlândia (ecossistema Ânima).

Durante a feira, cerca de 60 alunos da Una estão envolvidos nas atividades práticas e tours explicativos pela área animal e agrícola, tais como: contato com o torneio leiteiro, aprendem as características zootécnicas do gado leiteiro e gado de corte; podem ver de perto equipamentos agrícolas, para pecuária e para nutrição animal etc. Os estudantes do diretório acadêmico das agrárias também participam desse aprendizado enriquecedor, interagindo com colegas que estão nos primeiros períodos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

IA no campo
Com o tema “Conectando você à produtividade”, a FEMEC deste ano tem a proposta de destacar tudo o que já está relacionado à Inteligência Artificial. Dentre máquinas e equipamentos, animais e softwares de gestão, a IA prevalece. E ainda são 7 mil m² com campos de sementes, insumos e lavouras altamente produtivas e a presença das principais marcas do setor. “Com as novas tecnologias se tornando parte essencial da produção agrícola e pecuária, estamos preparando nossos alunos para um mercado que exige cada vez mais inovação”, completa Hélida Leão.