Fomentar a prática do voluntariado é um caminho que promove qualidade de vida para populações vulneráveis e contribui com a construção de uma sociedade mais justa. Pensando nisso, o Instituto Algar realiza uma mobilização para estimular a realização do trabalho voluntário e reforçar o impacto causado na comunidade: o Dia do Servir. No dia 3 de abril, aniversário do Comendador Alexandrino Garcia, fundador do grupo Algar, os comitês de voluntariado da instituição farão diversas ações sociais voluntárias simultaneamente, em diferentes partes do país.
No Dia do Servir, os comitês de voluntariado, que são formados por associados (como são chamados os colaboradores do grupo Algar) vão promover ações voluntárias que deixem legados em suas comunidades. Com a atuação do Grupo em diferentes estados, as iniciativas acontecerão em diversas partes do Brasil: Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), Franca (SP) e Ribeirão Preto (SP). A data escolhida é uma homenagem ao fundador do grupo Algar, Alexandrino Garcia, que destacava que servir a comunidade sempre foi o seu propósito e do Grupo.
A gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, detalha sobre a intenção da iniciativa. “Sempre é momento de fazer o bem, por isso idealizamos o Dia do Servir, uma ferramenta para fomentar a prática do voluntariado nos locais em que já atuamos. Aproveitamos uma data que homenageia o fundador do grupo Algar e convocamos nossos comitês de voluntariado a promover ações que buscam impactos duradouros em instituições sociais e na comunidade. A intenção é possibilitar mais uma oportunidade para as pessoas exercerem o voluntariado e consequentemente, promover melhoria na qualidade de vida de comunidades vulneráveis”, destaca Carolina.
Comunidade pode apoiar nas ações voluntárias do Instituto
Interessados em fortalecer a mobilização do Instituto Algar e se aliar aos mais de 2.500 voluntários do Grupo, podem participar das ações do Dia do Servir. Além dos associados da Algar, a comunidade também pode fazer parte do Programa de Voluntariado e contribuir com as iniciativas realizadas para promover o bem. Para participar basta preencher o formulário disponível no site do Instituto Algar ou entrar em contato pelo telefone (34) 99741-1272.
Ações no Dia do Servir
Confira as ações promovidas pelos comitês de voluntariado do Instituto Algar no Dia do Servir.
Uberlândia (MG)
Ação 1: Biblioteca Viva – Leitura e Arte Transformando Futuros
Criação de acervo de livros, atividades de incentivo à leitura, oficinas artísticas e de aprendizagem e atividades de lazer para crianças apoiadas pela organização social ABC do Glória.
Local: ABC do Glória – bairro Élisson Prieto
Ação 2: Casinha das Palavras
Criação de uma biblioteca comunitária baseada na troca livre de livros, incentivando a cultura e o acesso à leitura.
Local: Praça das Melaleucas – bairro Granja Marileusa
Ação 3: Dia do Servir – ABC do Glória
Reforma e melhoria nos espaços da ONG, proporcionando um ambiente mais seguro e adequado para crianças e adolescentes beneficiados e ampliando as oportunidades para atividades culturais e esportivas.
Local: ABC do Glória – bairro Élisson Prieto
Ação 4: Jardim Conecta
Criação de espaço inclusivo e sustentável para proporcionar uma experiência sensorial para pessoas com deficiência e promover conscientização ambiental.
Local: Centro de Tecelagem Fios do Cerrado – bairro Morada da Colina
Curitiba (PR)
Ação: Cobertura espaço de terapias
Instalação de cobertura e prateleiras para apoio no local de realização de terapias com plantas e flores com crianças autistas assistidas na instituição.
Local: Escola Fênix de Educação Básica na modalidade de Educação Especial
Rio de Janeiro (RJ)
Ação: Construindo Sonhos – A nova casinha das crianças
Reconstrução da casinha de brinquedos com tijolos para garantir mais segurança e durabilidade para as crianças apoiadas pela organização social.
Local: Instituto Casa Amarela
Recife (PE)
Ação 1: Contribuindo com alojamentos mais aconchegantes
Pintura de paredes e melhorias em colchões para proporcionar quartos mais aconchegantes para jovens e adultos apoiados pela instituição.
Local: Sara Vida – Internação na luta contra o vício
Ação 2: Reforma da fonte da esperança – Reforma do Bazar do GCA
Reforma da estrutura do espaço utilizado para o bazar da instituição social beneficiada, que é uma importante estratégia para a arrecadação de recursos para a organização.
Local: Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – GAC-PE
João Pessoa (PB)
Ação: Corpo em movimento
Estruturar sala de fisioterapia para facilitar o atendimento dos idosos do abrigo, proporcionando mais qualidade de vida.
Local: Abrigo de idosos Nosso Lar
Franca (SP)
Ação 1: Motivando a Leitura e o Movimento
Criação de cantinho da leitura, com disponibilização de bancos e mesas e personalização do ambiente visando estimular os alunos da escola a intensificar o hábito de ler.
Local: EMEB Profª Dorotea Paulino Ferro
Ação 2: Raízes do Bem – Sementinha, Algar e Olhos do Bem
Implementação de uma horta comunitária na instituição beneficiada, visando o incentivo de hábitos saudáveis e valorização da natureza
Local: Creche Sementinha de Vida
Ribeirão Preto (SP)
Ação: Reforma de quartos para jovens apoiados no SAICA
Proporcionar um ambiente mais acolhedor para crianças beneficiadas pela instituição, realizando pintura, entrega de camas novas e troca de ventiladores em quartos da organização.
Local: SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social