Apresentação gratuita acontece, na sexta-feira (28), na unidade em Brasília e conta com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube
A Orquestra Popular Salve Glória sobe ao palco do CTJ Hall da unidade da Casa Thomas Jefferson em Brasília, nesta sexta-feira (28), às 20h. O espetáculo é comandado pela maestrina e flautista Diana Mota e conta com um repertório recheado de ritmos da música brasileira, como frevo, carimbó, baião, maracatu e ijexá. A apresentação acontece dentro do projeto Sextas Musicais que, semanalmente, oferece ao público shows e concertos com o que há de melhor na música de Câmara, nos ritmos brasileiros e também da música internacional, em uma sala de acústica perfeita. A apresentação também será transmitida pelo canal da Thomas no Youtube.
A orquestra é comandada pela flautista, arranjadora, professora e maestrina Diana Mota que, para o projeto, se inspirou nas conquistas, na maior autonomia e liberdade de expressão, emancipação do corpo e das ideias das mulheres ao longo do tempo. A mulher, ela lembra, deixou de ser coadjuvante e passou a exercer a liberdade, desfrutar das possibilidades e responsabilidades, ao tornar-se protagonista da própria história. Na música, segundo Diana Mota, essa presença tem se fortalecido e o concerto desta sexta é uma demonstração do conjunto de conquistas que aponta para um futuro mais alegre e promissor.
O nome do grupo é uma homenagem à mãe da maestrina, Glória Maria, cantora pioneira de Brasília, que desbravou caminhos em uma época em que a profissão de música ainda era marginalizada. Ela lembra que Gloria Maria enfrentou o preconceito e escreveu um importante capítulo da história da música popular na capital, desde a construção.
Diana Mota segue os passos da mãe e se destaca como a primeira mulher a liderar uma orquestra popular em Brasília e destaca o desafio e os prazeres da arte que exerce. “A alegria é imensurável ao poder realizar um projeto musical de tamanha representatividade para a nossa música, junto com músicos amigos que integram a orquestra”, diz.. “É a concretização de um grande objetivo. Para além das apresentações, espero inspirar outras mulheres a ocupar este espaço na música popular como realizadoras, num cenário onde ainda somos minoria”, destaca Diana Mota.
A orquestra é composta por Fabianne Gotelipe (violino), Leandro Barcelos (sax tenor e flauta), Jackson Delano (sax alto e clarineta), Marina Vanéli (sax barítono), Nilson Carvalho, Robson Pereira, Rayan Carvalho (trompetes), Paulinho do Trombone, Filipe Silva, Valmir Nunes (trombones), Flávio Rodrigues (piano/sanfona), Ancleves Nascimento (contrabaixo), Pedro Mota, Artur Mota, Bella Mota (percussões), Luciana de Oliveira (bateria). O técnico de áudio é o músico e compositor Di Stéffano.
Diana Mota é flautista transversal, formada pela Universidade de Brasília e pela Escola de Música de Brasília, onde, também, concluiu o curso técnico em arranjo. A maestrina tem mais de 30 anos de carreira e a trajetória dela reflete a diversidade das expressões afro-luso brasileiras. Essa riqueza musical também a inspirou a criar a Orquestra Popular Salve Glória.
Prestigie!
O quê: Concerto Brasilidades, da Orquestra Popular Salve Glória
Quando: Sexta, dia 28 de março, às 20 Horas
Onde: CTJ Hall, da Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul e transmissão ao vivo pelo canal da Thomas, no Youtube. – https://youtube.com/live/