O NEEPE (Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e Pequenas Empresas) por meio da FAGEN (Faculdade de Gestão e Negócios) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Escola da Cidade, acaba de lançar o Programa Empreendedorismo para Jovens Autistas, uma iniciativa inovadora e inclusiva que visa capacitar jovens autistas com conhecimentos e habilidades empreendedoras. O objetivo é incentivar a autonomia, a criatividade e a inserção no mercado por meio do desenvolvimento de novos negócios e projetos.
O curso é totalmente gratuito e destinado a jovens autistas de 16 a 21 anos, com nível 1 de suporte, que estejam cursando pelo menos o Ensino Fundamental II. As aulas serão presenciais e ocorrerão às sextas-feiras, das 13h30 às 15h, no campus Santa Mônica da UFU.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 9 de março de 2025, sendo limitadas a 20 vagas. O processo seletivo inclui a análise de documentação e entrevistas virtuais, e ao final 10 candidatos serão selecionados para participar do programa. Os interessados devem enviar a documentação necessária para o e-mail neepe@fagen.ufu.br.
Para Esther Guimarães, que é fundadora e diretora da Escola da Cidade, além de psicopedagoga especializada em neurodesenvolvimento e seus transtornos, a parceria entre o NEEPE – FAGEN/UFU e Escola da Cidade reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de oportunidades reais para jovens autistas.
“Abrir caminhos para um futuro mais independente e promissor é um dos nossos maiores propósitos. Desde 1988, a Escola da Cidade é referência em educação infantil e fundamental, unindo tradição e inovação para oferecer um ensino de excelência. Participar da criação desse Programa de Empreendedorismo para jovens autistas é uma oportunidade muito especial que materializa esse propósito que nos acompanha há 36 anos”, diz Guimarães.
Já a professora Márcia Freire de Oliveira, coordenadora geral da iniciativa, destaca que o Programa Empreendedorismo para Jovens Autistas é um projeto de extensão, que busca levar os conhecimentos produzidos na academia para além dos muros da Universidade, beneficiando a sociedade e proporcionando transformação social. “O projeto também terá a participação de alunos da UFU, que terão a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades interpessoais e cultivando uma consciência cidadã e responsável socialmente”, completa Oliveira.